O que significa placenta com inserção tópica posterior?

Perguntado por: sfrutuoso . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

Placenta posterior: significa que ela está fixada na parte de trás do útero, ou seja, mais próxima da coluna. Placenta anterior: significa que ela está fixada na parte da frente do útero, ou seja, mais próxima do umbigo. Placenta baixa: significa que ela está próxima do colo uterino, ou seja, do canal de parto.

A placenta prévia, também conhecida como placenta de inserção baixa, é uma complicação da gravidez causada pelo posicionamento da placenta, que se implanta na parte inferior do útero, cobrindo parcial ou totalmente o colo do útero. A cada mil grávidas, de três a seis mulheres tem o problema.

Grau 3 é o grau máximo de maturidade da placenta.
Mas isso não quer dizer que ela não está suprindo as necessidades do bebê, apenas que está “cansada”. Pode também significar que o parto está próximo. Lembrando que o grau 0 é o melhor de todos.

O grau 0 designa uma placenta homogênea, sem calcificação; o grau I, presença de pequenas calcificações intraplacentárias; o grau II, de calcificações na placa basal; e no grau III observa- se compartimentação da placenta pela presença de calcificação da placa basal à coriônica.

Na verdade, a placenta não fica fixa em uma localização única durante toda a gravidez. Conforme o útero e a própria placenta crescem, a sua posição costuma mudar.

A placenta posterior, assim como a anterior é denominada pela localização da posição de fixação da placenta no útero. Ao contrário da placenta anterior, a posterior é fixada na parede próxima às costas da gestante. Também é possível que a placenta esteja fixada à direita ou esquerda do útero.

gravidez tópica — dentro do útero; gravidez ectópica — o primeiro USG já mostra uma gravidez fora do local; abortamento em curso — sinais de perda, como frequência batimentos cardíaco-fetais incompatível com a idade gestacional; gravidez incipiente — ainda não há indícios de gestação dentro da cavidade uterina.

Tipos de Placentas

  • As placentas podem variar de acordo com a implantação de sua parte fetal na mucosa uterina. Elas podem ser de dois tipos, indecídua e decídua. ...
  • Placenta Indecídua Difusa. ...
  • Placenta Indecídua Cotiledonária. ...
  • Placentas Decíduas. ...
  • Placenta Decídua Zonária. ...
  • Placenta Decídua Discoide.

É normal a placenta estar no baixo útero no início da gestação, onde completa seu crescimento por volta da 12ª semana e pode continuar crescendo. Porém no terceiro trimestre a placenta deve estar no topo do útero, de forma que o colo do útero esteja livre para o parto.

Segundo o texto, a cesariana só será permitida após a 39ª semana de gestação, e desde que a parturiente esteja ciente dos benefícios do parto normal e dos riscos do procedimento cirúrgico. Cesarianas antes de 39 semanas poderão ocorrer quando a gestação envolver risco à mulher ou ao feto.

Ao final da gestação, a placenta tem em média 20 cm de diâmetro e cerca de 500 gramas. Sua coloração é vermelha bem escura, devido aos inúmeros vasos sanguíneos que a formam. O cordão umbilical é normalmente formado por três vasos (duas artérias e uma veia) envolvidos por fina membrana, o âmnio.

Placenta prévia completa: Este é o tipo mais grave, com a placenta cobrindo totalmente o colo do útero. Nesse caso, a cesárea é o único parto indicado e ainda assim há risco do bebê nascer de forma prematura.

Já aquela placenta que chega ao grau III com 37-38 semanas, não há com que se preocupar, já que está envelhecendo conforme a gestação chega ao final, ou seja, É NORMAL.

Ele pode começar por volta das 28 semanas e ir até 36, 37 semanas, ou até mesmo o final da gravidez sem problemas. Grau 3 é o grau máximo de maturidade da placenta, Mas isso não quer dizer que ela não está suprindo as necessidades do bebê, apenas que está “cansada”. Pode também significar que o parto está próximo.

O grande sinal de que você está em trabalho de parto é o início das contrações uterinas regulares. No início, as contrações parecem cólicas menstruais ou uma dor nas costas que vai e vem em intervalos de 20 a 30 minutos. Aos poucos, a dor se torna mais forte e dura mais tempo.