O que significa placa Metafasica reagente no exame FAN?

Perguntado por: aferrari . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 10 votos

O que é placa metafásica cromossômica? A placa metafásica cromossômica é apenas mais um dos parâmetros avaliados no FAN. Ela costuma estar presente (reativa) em determinados padrões, como nuclear homogêneo, nuclear centromérico e nuclear pontilhado fino denso (além de outros).

O FAN positivo não indica exatamente uma doença reumatológica específica, mas sim pode ajudar na investigação de inúmeros tipos de doenças autoimunes, como lúpus, artrite reumatoide, esclerose múltipla, psoríase, vitiligo e esclerodermia, entre outras.

Se o FAN vem positivo indicando que a fluorescência se concentrou no núcleo das células, formando um padrão “pontilhado grosso”, há maior chance deste resultado estar associado ao lúpus. Já se o padrão da fluorescência estiver no núcleo com aspecto “pontilhado fino denso”, temos mais provavelmente uma pessoa saudável.

†Drogas que podem induzir lúpus ou FAN positivos incluem procainamida, hidralazina, minociclina anti-fator de necrose tumoral, interferon-, isoniazida, quinidina, metildopa, clorpromazina, penicilamina, e anticonvulsivantes.

Alguns microtúbulos das fibras polares se ligam a estruturas protéicas presentes na região do centrômero, denominadas cinetócoros. Assim, há um deslocamento progressivo das cromátides para a região equatorial da célula, formando a placa metafásica, ou placa equatorial, onde estas ficam alinhadas.

Ele também pode ser positivo na doença reumática, na fibromialgia, nas doenças da tireoide, na hepatite autoimune, em portadores de implantes siliconados e, algumas vezes na presença de infecções virais ou bacterianas, quando são transitórios.

O fator antinuclear (FAN), também chamado de anticorpos antinúcleo (ANA), é um ensaio comumente utilizado para detectar autoanticorpos humanos, principalmente nos casos em que há suspeita de doenças autoimunes.

Alguns dos exames comumente solicitados são: Exame de urina; FAN (fator ou anticorpo antinuclear); Teste de anticorpos (como o anti-Sm e anti-DNA).

Quais são as doenças autoimunes mais comuns?

  1. Artrite reumatoide. A artrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica que ataca, preferencialmente, as articulações. ...
  2. Diabetes do tipo 1. ...
  3. Doença celíaca. ...
  4. Esclerose múltipla. ...
  5. Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES)

13 – E se a pessoa tiver os sintomas de LES e o exame de FAN for negativo, a pessoa pode ainda assim ter LES? Sim. Mas espera-se que todas as pessoas portadoras de LES apresentem, ao longo de sua evolução, o exame do FAN positivo.

Ele só tem valor diagnóstico conforme o quadro clínico que o paciente apresente, o valor do seu título (80 é considerado um título muito baixo) e o padrão em que se apresenta (o pontilhado fino denso é o que menos está associado à doenças).

Os exames comumente mais utilizados são VHS (velocidade de hemossedimentação), PCR (proteína C reativa), ASLO (antiestreptolisina O), FR (fator reumatóide), FAN (veja aqui - fator antinuclear), ANCA (anticorpos anticitoplasma de neutrófilo).

No hemograma de pacientes com doença lúpica podem ser observados: anemia leve ou moderada, valores de hematócrito 30% abaixo do normal, leucopenia com 4.000 células por milímetro cúbico, neutropenia, linfopenia e plaquetopenia1.

Mas vale ressaltar que o exame do FAN também pode ser positivo no contexto de outras doenças não reumatológicas tais como: hipotireoidismo, cirrose biliar, hepatite autoimune, doença inflamatória intestinal entre outras. Padrões e títulos Outro: Outro aspecto a considerar é de ordem mais técnica.

Na metáfase, observamos que os centrossomos estão posicionados em polos opostos da célula, e os cromossomos estão reunidos na chamada placa metafásica (plano equatorial). Nessa fase, já não se observa nem o envoltório nuclear, nem o nucléolo.

Metáfase. Os cromossomos se alinham na placa metafásica, sob a tensão do fuso mitótico. As duas cromátides irmãs de cada cromossomo são capturadas por microtúbulos de pólos oposto do fuso. Na metáfase, o fuso já capturou todos os cromossomos e os alinhou no meio da célula, que está pronta para a divisão.

E nos Afirma que 20 porcento das células estão em DIvisão Celular Própriamente dita (9 em prófase, 5 em metafase, 1 anafase, 5 telófase).

A miosite autoimune causa inflamação e fraqueza nos músculos (polimiosite) ou na pele e nos músculos (dermatomiosite). A lesão muscular pode causar dor muscular, e a fraqueza muscular pode causar dificuldade para levantar os braços acima da linha dos ombros, subir escadas ou se levantar de uma posição sentada.

O principal indício da doença é a dor crônica generalizada, que atinge as partes acima e abaixo da cintura, os lados direito e esquerdo do corpo e pelo menos uma parte da coluna. Na maioria dos casos, a doença se instala de forma progressiva e o paciente vai percebendo os sintomas aos poucos.

O que é a fibromialgia? A fibromialgia (FM) é uma condição que se caracteriza por dor muscular generalizada, crônica (dura mais que três meses), mas que não apresenta evidência de inflamação nos locais de dor. Ela é acompanhada de sintomas típicos, como sono não reparador (sono que não restaura a pessoa) e cansaço.