O que significa Pixar ou pichar?

Perguntado por: iparaiso . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 2 votos

O verbo pichar se refere ao ato de aplicar piche. Contudo é maioritariamente utilizado com o sentido de escrever ou desenhar em paredes e muros, sendo sinônimo de grafitar, desenhar e escrever. É também muito utilizado com o sentido de falar mal de algo ou alguém, ou seja, criticar, maldizer, censurar e caluniar.

A pixação ou pixo com "x" nomeia a prática feita em São Paulo e reconhecida por ter uma "dinâmica social estabelecida há 30 anos e um estilo de letra específico, o tag reto, de formas pontiagudas", explica Gustavo Lassala, mestre em Educação, Arte e História da Cultura e autor do livro Pichação Não É Pixação.

Conforme o texto, quando não houver autorização prévia do proprietário ou do poder público a pichação será classificada como dano qualificado, passível de detenção de seis meses a três anos, e multa, além de pena correspondente à violência, se houver.

Além disso, a pichação é por vezes considerada como uma forma de protesto contra a desigualdade social vivida por jovens da periferia. É uma forma de dar voz a quem quase sempre não tem voz.

Diferente do grafite, a pichação não tem o intuito de ser aceita, muito menos de se tornar agradável aos olhos. Ela inclusive serve para incomodar e gerar desconforto com o que deseja transmitir. Por esse motivo é que o picho acaba sendo considerado como um ato de vandalismo e crime.

Essa arte surgiu da realidade da periferia urbana e evidencia críticas sociais. Grande parte dos grafiteiros exploram a diversidade de cores em suas obras. A arte do grafite é uma manifestação artística que acontece em espaços públicos.

Considerados os grafiteiros mais famosos do Brasil, Os Gêmeos, Otávio e Gustavo Pandolfo, contam com obras espalhadas ao redor do mundo. Trabalhando com materiais recicláveis, esses grafiteiros famosos abordam temas variados em sua arte, produzindo tanto conteúdo social como os relacionados a temas familiares.

Pichação é crime ambiental e passível de apuração por Delegacia Especializada. A pichação é resultado do ato de escrever ou rabiscar com spray ou tinta muros fachadas e edificações, uma prática comum em ambientes urbanos.

Considerado por muitos o maior pixador dos anos 1990 — e o número 1 da história do pixo —, o assim chamado rei dos prédios será homenageado com a exposição "#DI# Pichar é Humano", a partir do dia 28 na galeria A7MA, no bairro da Vila Madalena, em São Paulo.

Ao contrário do grafite, no Brasil, a pichação é considerada como crime ambiental, nos termos do artigo 65 da Lei 9.605/98 (Lei dos Crimes Ambientais), que estipula pena de detenção de 03 meses a 01 ano, e multa, para quem pichar ou por qualquer meio conspurcar edificação ou monumento urbano.

Madri está bem atrás de outras capitais europeias, como Berlim, no que diz respeito à tradição de arte de rua. Há poucos exemplos icônicos na cidade, onde grafite e pichação são punidos pela mesma lei com multas que chegam a 6.000 euros (R$ 20.400).

  • Linha evolutiva. Os cinco tipos de intervenção gráfica, em ordem de sofisticação.
  • Xarpi. Originárias do Rio de Janeiro, essas pichações também são conhecidas como “carioquinhas”. ...
  • Pichação Reta. A mostrada abaixo. ...
  • Grapixo. Uma pichação reta estilizada como grafite, com várias cores. ...
  • Tag. ...
  • Grafite.

Tamanho do texto: Desde 2011, o ato de grafitar está descriminalizado no ordenamento jurídico brasileiro. Entretanto, ainda existe o equívoco entre o que é grafite e o que é pichação, sendo que esta caracteriza-se como crime previsto no artigo 65 da Lei nº 9.605/98.

O trabalho revela que este comportamento reflete a necessidade de visibilidade e reconhecimento social que o pichador busca. "O envolvimento com a criminalidade é a busca de uma construção de identidade, assim como aqueles que se destacam pela cultura.

A origem da pichação remonta ao final dos anos 1960, período da contracultura e das revoluções estudantis que tomaram de assalto a cidade de Paris, na França. A maneira encontrada pelos jovens de protestar contra o governo se deu por meio da escrita nos muros dos prédios públicos.

escrever ou rabiscar em (muros, paredes, fachadas de edifícios, etc.)

Que foi muito criticado; que foi vítima de maledicência ou crítica severa.