O que significa Piocitos no exame preventivo?

Perguntado por: ecaetano . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Piócitos são traços de glóbulos brancos que aparecem na urina e podem ser identificados no exame de urina (exame EAS). A liberação de leucócitos na urina é razoavelmente comum, desde que dentro dos valores de referência. Além disso, é importante analisar eventuais quadros de saúde que podem causar a alteração.

¨ piócitos: ³ a 5 por campo (400x);

Material hipocelular ou acelular em menos de 10% do esfregaço; piócitos, artefatos de dessecamento, sangue, contaminantes, intensa superposição celular em mais de 75% do esfregaço foram considerados espécimes insatisfatórios para ponderação da colpocitologia oncótica.

O que são piócitos?

  • incômodo ao urinar;
  • ardência ao urinar;
  • dor na parte de trás do abdômen;
  • sensação de desconforto e coceira na região genital;
  • quantidade de urina reduzida;
  • vontade frequente de urinar.

Dentre todos os achados demonstrados em um exame simples de urina, a piúria é o mais sugestivo de ITU, uma vez que valores acima de cinco piócitos por campo são indicativos de infecção.

Você pode nunca ter reparado, mas seus valores estão especificados no exame de hemograma completo. Um número de leucócitos alto no sangue pode ser um sinal de que algo não vai bem, e os diagnósticos possíveis vão desde uma infecção ou inflamação até uma leucemia ou linfoma.

A presença de leucócitos aumentados no exame de urina é um indicador de infecção urinária, porém não é um achado específico desta doença. O número de leucócitos no exame também não é um indicador de gravidade. Dessa forma, uma quantidade maior de leucócitos na urina não significa que a situação se agravou.

O que é leucócitos altos? O aumento da quantidade de leucócitos no organismo é um distúrbio conhecido como leucocitose, podendo se relacionar a quadros de infecção bacteriana, leucemia, traumatismos, exercícios exagerados ou mesmo estresse.

É normal ter algumas células epiteliais na urina, mas um número elevado de células epiteliais pode indicar infecção, inflamação e/ou câncer no trato urinário. – Bactérias, leveduras e parasitas: Às vezes, as bactérias podem entrar na uretra e no trato urinário, causando uma infecção.

Informações do produto. A microbiota intestinal, comumente chamada de Flora Intestinal é o grupo de bactérias que vivem no intestino, auxiliando em vários processos, como a digestão de alimentos e monitorando o desenvolvimento de microorganismos que causam doenças.

A presença de bactérias na urina transforma esses nitratos em nitritos. Portanto, nitrito positivo é um sinal indireto da presença de bactérias. Nem todas as bactérias têm a capacidade de metabolizar o nitrato, por isso, exame de urina com nitrito negativo de forma alguma descarta infecção urinária.

Papanicolau normal
Um bom laudo precisa: Dizer que a amostra enviada foi satisfatória para avaliação pelo patologista. Se o resultado vier apontando uma amostra insatisfatória, a coleta de material deve ser refeita pelo ginecologista.

Se você já tem um resultado negativo no ano anterior, deverá fazer o próximo exame preventivo daqui a três anos; infecção pelo HPV ou lesão de baixo grau: você deverá repetir o exame daqui a seis meses; lesão de alto grau : o médico decidirá a melhor conduta.

A flora bacteriana aumentada no exame de urina é normalmente consequência de situações que alteram a imunidade, como estresse ou ansiedade, ou ser devido à erros durante a coleta, o que não é motivo de preocupação, sendo apenas recomendado pelo médico a repetição do exame.

Mas as causas por trás desse problema de saúde são diversas, entre elas higiene inadequada, histórico familiar, gestação, infecção hospitalar, atividade sexual e doenças crônicas, como diabetes. A infecção urinária pode afetar bexiga (quando ganha o nome de cistite), uretra (uretrite) ou rins (pielonefrite).

O pH da urina, em suas condições normais, mostra numerações levemente ácidas que vão de 5,5 a 7,5, usadas como parâmetro para verificar possíveis anormalidades no sistema urinário e, porventura, problemas nas regiões musculares.

O número de leucócitos presentes na amostra, obtidos por meio da sedimentoscopia urinária, contribui para triagem de ITU, sendo que uma contagem superior a 10.000 leucócitos/mL é considerada possível indicador de infecção urinária bacteriana.

Os sintomas da infecção urinária na bexiga mais comuns são:

  • necessidade frequente de urinar;
  • queimação ao urinar;
  • perda de urina, em alguns casos;
  • febre;
  • dor na parte inferior das costas;
  • aumento da vontade de urinar a noite e.
  • urina com aparência turva.