O que significa PET PEAD e PVC?

Perguntado por: lvieira4 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

PET ou PETE (Tereftalato de polietileno) PEAD (Polietileno de alta densidade) PVC (Policloreto de Vinila ou cloreto de vinila) PEBD (Polietileno de baixa densidade)

O polímero PET (quimicamente conhecido como tereftalato de polietileno) é um poliéster com densidade relativamente alta fabricado pela Ensinger em semiacabados padrão para usinagem. O PET está disponível como um termoplástico amorfo ou semi-cristalino.

O tamanho e estrutura da molécula do polímero determinam as propriedades do material. Entre os tipos estão o PEAD (Polietileno de alta densidade), PEBD (Polietileno de baixa densidade), PP (Polipropileno), PS (Poliestireno), PVC (Policloreto de Vinila ou cloreto de vinila), PET (Tereftalato de polietileno) e outros.

Pet. Palavra da língua inglesa cada vez mais popular no vocabulário brasileiro para se referir aos animais de estimação.

Primeiramente, a sigla PET significa Permissão de Entrada e Trabalho. É um documento sobre medidas administrativas que devem ser adotadas nos trabalhos em espaços confinados. Assim a PET garante ambientes com condições adequadas de trabalho, assim como a segurança e saúde dos trabalhadores e dos terceiros.

Por outro lado, o PVC tem grandes quantidades de cloro em sua composição, que, em contrapartida, torna o plástico mais flexível. O PVC pode alterar suas características para se adaptar a aplicações que exigem rigidez, como em canos e tubulações. Por isso, este polímero é mais demandado no setor da construção civil.

Abaixo, conheça os 7 tipos de plástico que existem:

  • PET (Politereftalato de Etileno) ...
  • PEAD (Polietileno de Alta Densidade) ...
  • PVC (Policloreto de Vinil) ...
  • PEBD (Polietileno de Baixa Densidade) ...
  • PP (Polipropileno) ...
  • PS (Poliestireno) ...
  • Outros.

As aplicações do PET são as mais variadas, bem como suas propriedades, por se tratar de um material de engenharia, porém, utilizado em simples aplicações como frascos e potes de cosméticos, alimentos, farmacêuticos e limpeza e outras, como, cerdas para vassouras, chapas para termoformagem na fabricação de bandejas de ...

1 – PET (Tereftalato de Polietileno)
O PET é um dos plásticos recicláveis mais comuns, formado pela reação entre o ácido tereftálico e o etileno glicol.

Ao queimar o material pode-se observar a cor e o tipo da chama, o odor e algumas características sutis. Como exemplo, o PEAD quando queimado, pinga e cheiro como vela, emite chama de cor azul, tendo fusão 105. Já no PET, a chama é amarela com fumaça mais acinzentada.

O número 1 é o tão conhecido PET (Polietileno tereftalato), o mesmo das garrafas de refrigerante. Esses materiais são recicláveis e têm uma alta taxa de reciclagem, movimentando esse mercado no Brasil.

O Policarbonato (PC) mais utilizado é o Bisfenol A (BPA), é empregado em embalagens de alimentos em geral, óculos de sol, cd's, etc. Já está comprovado que a presença de BPA no organismo está associada a doenças cardiovasculares e diabetes, portanto este plástico pode trazer danos à nossa saúde.

O PEAD é utilizado na fabricação de garrafas de bebidas não carbonatadas, tambores, reservatórios de combustível para carros, brinquedos, utilidades domésticas, embalagens de produtos químicos, recipientes de detergentes, cloro e ácidos, caixas, tubos de água e gás, dutos de irrigação, drenagem e esgoto, tubos ...

No mercado de animais de estimação, “Pet Vet” é o segmento que compreende indústrias e integrantes da cadeia de distribuição de medicamentos veterinários.

Policloreto de vinilo conhecido pelo nome de PVC é um plástico com propriedades únicas que surge a partir da polimerização do monómero de cloroetileno.

O policloreto de vinilo, cuja sigla é PVC, consiste num plástico que se obtém por polimerização do c... O cloreto de polivinilo ou poli- (cloreto de vinilo) como também pode ser designado, cuja a abreviat...

O PVC é o mais versátil dentre os plásticos pelo fato da resina ser formulada com a incorporação de aditivos, se transformando no “composto de PVC”. O Composto de PVC pode ter suas características alteradas conforme a necessidade de sua aplicação final, variando desde o rígido ao extremamente flexível.

policloreto de polivinila

O plástico PVC, ou melhor dizendo, policloreto de polivinila, é um tipo de plástico muito encontrado em embalagens para água mineral, óleos comestíveis, maioneses, sucos, perfis para janelas, tubulações de água e esgoto, mangueiras, embalagens para remédios, brinquedos, bolsas de sangue, material hospitalar, entre ...