O que significa PCR Altíssimo?

Perguntado por: esanches . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.4 / 5 19 votos

A sigla PCR, que significa proteína C reativa, é uma proteína produzida no fígado. Quando a concentração sanguínea se eleva radicalmente é um alerta de que há um processo inflamatório em curso, como infecções, neoplasias, doenças reumáticas ou traumatismos.

Níveis extremamente elevados (PCR > 50 mg/dL) estão ligados à infecções bacterianas em aproximadamente 90% das vezes. A diferenciação entre inflamação e infecção aguda é melhor evidenciada quando os valores estão muito altos.

Consuma alimentos ricos em vitamina C como laranja, tangerina, acerola, camu camu, tomate, pimentão, brócolis, abacaxi. Um consumo mais alto de vitamina C ajuda a baixar a inflamação. Outros antioxidantes podem ser necessários e a suplementação adequada, principalmente se você tiver polimorfismos genéticos.

Além disso, outras doenças causadas por microrganismos (vírus ou bactérias) podem ser diagnosticadas pelo exame de PCR, como a Dengue, Clamídia e HPV. Na oncologia, a PCR auxilia na identificação de células que apresentam sequências gênicas características de um determinado tipo de câncer.

Reagente (Positivo): O resultado indica a presença de antígenos do vírus SARS-CoV-2 na amostra analisada. Sugere infecção pelo coronavírus. É necessário adotar medidas para evitar a transmissão da COVID-19 para outras pessoas.

Para identificar o câncer podem ser solicitados pelo médico a realização da dosagem de marcadores tumorais, que são substâncias produzidas pelas células ou pelo próprio tumor, como o AFP e o PSA, que se encontram elevados no sangue na presença de determinados tipos de câncer.

Considera-se normal a PCR ligeiramente abaixo de 0,3 mg/dL (ou 3 mg/L). No entanto, em idosos esse valor pode ser um pouco mais alto. Por outro lado, valores de PCR discretamente elevados, entre 0,3 mg/dL (ou 3 mg/L) e 1,0 mg/dL (10 mg/L), são comuns em quadros de pequenas inflamações.

O consumo de uma dose diária de 1000 mg reduz a PCR em 25%. 300 mg de óleo de krill diariamente por suas semanas diminuem a PCR em até 30%. Da mesma forma, tomar doses de 1000 mg de óleo de peixe em cápsulas duas vezes por dia por até seis meses pode diminuir os níveis da proteína semelhantemente.

Verifique também se a vítima está respirando. Confirmando que a vítima realmente está desacordada e sem respirar, antes de iniciar a manobra de reanimação é preciso entrar em contato com a emergência, ligando para o SAMU no telefone 192, especialmente se não houver outras pessoas com você.

> Ausência de pulso; > Ausência de movimentos respiratórios; > Inconsciência do paciente; > Cianose, que é a coloração azul-arroxeada de pele e mucosas.

Isso faz com que a realização do PCR-RT seja indicada, preferencialmente,entre o 3º e 4º da doença, podendo se estender até o 10º dia. Para descobrir se a pessoa teve contato com o vírus previamente, outros tipos de testes que detectam anticorpos são mais indicados.

A infecção no sangue corresponde à presença de microrganismos no sangue, principalmente fungos e bactérias, levando a sintomas como febre alta, diminuição da pressão arterial, aumento dos batimentos cardíacos e náuseas, por exemplo.

Esse teste molecular, também chamado de RT-PCR, identifica a presença da infecção causada pelo vírus SARS-CoV-2 (Covid-19). É importante informar que esse teste só serve para saber se a pessoa está com covid-19 no momento.

O período médio de tempo que o vírus da covid-19 fica no nosso corpo varia entre sete e dez dias, mas isso não tem consenso entre os especialistas, já que a resposta varia em cada indivíduo. Além disso, pacientes com imunidade comprometida respondem de forma diferente à doença.