O que significa patrimônio tangível?

Perguntado por: lgomes . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 17 votos

O patrimônio cultural tangível, definido pelo rol de bens culturais físicos, é testemunha de épocas, técnicas e modos de vida passados e legitima a construção identitária das comunidades que o detém.

Como falamos acima, os bens intangíveis são aqueles que não possuem uma forma física e que são essenciais para a manutenção da empresa, além de agregar valor ao negócio. Por outro lado, os bens tangíveis são aqueles que são necessários para realizar as operações da empresa.

Os bens tangíveis, também chamados de corpóreos ou materiais, são aqueles que existem fisicamente, como móveis, imóveis, veículos, dinheiro, estoque, entre outros, que também integram o patrimônio.

Significado de Tangível
Que se pode perceber através do tato; corpóreo. [Figurado] Que é compreensível; que se entende com facilidade. [Figurado] Diz-se das propriedades (bens) que existem concretamente.

Definições: Ativos tangíveis da empresa são os bens de propriedade da empresa que são concretos, que podem ser tocados. São os imóveis, as máquinas, os estoques, etc. (capital físico e financeiro).

O produto tangível se refere a um item materializado com características que o consumidor consegue visualizar, como design, embalagem, qualidade, cor, tamanho, entre outros atributos. Ou seja, é algo que ele consegue pegar, experimentar ou sentir e que pode ser colocado em uma vitrine.

Produto tangível é um conceito que diz respeito as características que o consumidor vê no produto, tais como design, marca, características, qualidade e embalagem. Já o produto intangível, é o que não é físico. São aqueles que não podemos fazer tudo isso. Normalmente são os serviços.

Os tangíveis são os bens materiais. São aqueles produtos dotados de uma existência física e que se constituem na forma de um objeto. Exemplos de produtos tangíveis: automóveis, peças de vestuário, cerveja, xampu, alimentos etc. Os intangíveis são os bens imateriais (ou não materiais).

O QUE SÃO BENS INTANGÍVEIS? Os bens intangíveis constituem-se na propriedade imaterial das empresas, possuem valor econômico mas são desprovidos de substância física, como por exemplo: Licenças, Recursos Humanos, Software, Clientes, Patentes, Marcas, Direitos Autorais, Tecnologia, Know-How.

1 concreto, material, real, corpóreo, palpável, sensível, tateável, tátil, tocável.

As Evidências Tangíveis são formas de se trazer o serviço de consultoria para algo mais “palpável”, concreto, compreensível. Deve utilizar elementos que irão depor a seu favor em comunicações, interações e entregas para os clientes.

adjetivo Que não se consegue tanger; que não pode ser tocado; intocável.

Os custos mais comuns são: hardware, software, telecomunicações, serviços e pessoal. Os benefícios podem ser de dois tipos: tangíveis e intangíveis. Os tangíveis podem ser quantificados e possuem um valor monetário; incluem custos de baixa operacionalidade e aumentam as flutuações monetárias.

Como você leu neste artigo, os bens intangíveis são todos aqueles de característica incorpórea e que possuem certo valor econômico. Os bens tangíveis, por outro lado, são aqueles que possuem natureza permanente e uma característica mais concreta, sendo utilizados para a manutenção das atividades de uma empresa.

Um ativo é intangível quando for separável, ou seja, puder ser separado da entidade e vendido/transferido, independente da intenção de uso pela entidade; ou se resultar de direitos contratuais ou outros direitos legais. No caso de uma patente por exemplo, ela pode ser vendida e se encaixa nesse conceito de intangível.

Bens tangíveis: bens que podem ser tocados, isto é, possuem forma física. Os bens móveis, por exemplo, também são bens tangíveis. É o exemplo de máquinas, estoques e veículos. Bens intangíveis: aqueles que não possuem forma física, ou seja, são incorpóreos ou imateriais.

1. Tangibilidade. A tangibilidade é a facilidade para mensurar claramente por qual coisa o cliente está pagando e, para o empresário, quanto custou para produzi-la. O produto tem uma tangibilidade maior, enquanto no serviço é mais difícil de mensurar o esforço despendido para a sua prestação.

Sugiro 4 táticas para tangibilizar serviço:

  1. 1 – Hibridização. Combinação do tangível com o intangível. ...
  2. 2 – Marketing Sensorial. É o conjunto de sensações proporcionadas pelo espaço físico de atendimento. ...
  3. 4 – Atender bem.