O que significa pasta de figos na Bíblia?

Perguntado por: agil . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 19 votos

A pasta de figos simboliza o resultado de Jesus macerado, açoitado, crucificado e morto. A pasta de figos é o seu Sangue precioso – é o seu Espírito Santo – é ele quem cura o homem. A chaga que leva o homem à morte é o pecado, porque o pagamento pelo pecado é a morte.

Nesse mesmo tempo, Ezequias ficou enfermo. Uma úlcera devastava seu estômago e nenhum expediente da medicina podia reverter seu quadro clínico.

1 Naqueles dias aEzequias adoeceu de uma enfermidade mortal; e veio a ele Isaías, o profeta, filho de Amós, e lhe disse: Assim diz o Senhor: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás. 2 Então virou Ezequias o seu rosto para a parede, e orou ao Senhor.

Pelas suas proporções, a figueira é uma espécie indicada para plantio em áreas de preservação permanente e em paisagismo de grandes espaços. Esta espécie tem grande importância na preservação por fornecer alimentos a aves, morcegos e outros animais dispersores de sementes.

A receita caseira passada por uma amiga parecia absolutamente inofensiva: apanhe algumas folhas de figueira, ferva como se fosse para um chá, espere esfriar e passe o líquido pelo corpo. Depois fique exposta ao sol por algumas horas.

Uma das frutas preferidas dos apaixonados por compotas e doces caseiros, o figo é conhecido por sua crocância e sabor. Proveniente do mediterrêneo, a figueira foi uma das primeiras árvores cultivadas pelo homem, sendo seus frutos consumidos desde a Antiguidade pelos povos gregos, romanos, egípcios e judeos.

Nesta quarta-feira, ele perdeu a luta contra a leucemia. Morreu, aos 22 anos, pondo fim também a muitos sonhos que ainda tinha para realizar no futebol.

Por meio de sua mensagem ao rei Ezequias, Deus nos alerta sobre a brevidade da vida, aplicável a todos os homens. Todos nós estamos avisados de que, mais cedo ou mais tarde, morreremos.

O fato é que Ezequias estava enfermo e um dos sintomas era uma úlcera – vs 7 – no entanto, ninguém sabe que doença mortal era aquele do rei. A sua morte estava decretada e não haveria cura, mas Ezequias orou ao Senhor que o ouviu e ele foi curado.

Ezequias mostrou toda a riqueza para um povo inimigo. O seu erro derribou tudo o que havia conquistado ao abrir as portas de Jerusalém aos babilônicos. Ele não soube proteger seus tesouros mais valiosos.

25Todavia Ezequias deixou-se dominar pelo orgulho, e não correspondeu à misericórdia com que foi agraciado; por esse motivo a ira do SENHOR se acendeu e veio como juízo sobre ele, e igualmente sobre todo Judá e Jerusalém.

Na época em que a Assíria conquistava Israel, Ezequias tornou-se rei em Judá. Ele foi capaz de liderar o povo para uma maior retidão, talvez porque viu o que estava acontecendo com Israel e temeu a ameaça dos assírios à sua própria nação.

Quando vira o rosto para a parede, ele dá as costas para o mundo, para os seus exércitos, para tudo aquilo em que confiava. Este é o momento para virarmos também as costas para todas as coisas desta vida que não são tão importantes.

Para tirar esta dúvida temos um trecho em 2 Reis 20:1-5 que Paulo conhecia muito bem onde diz que o rei Ezequias estando com uma grave enfermidade orou deitado e o Senhor o atendeu falando com ele através do profeta Isaías.

A figueira descrita nesse relato tinha a aparência de ser uma árvore fértil, mas não tinha produzido nenhum fruto. Uma das razões pelas quais o Salvador pode ter amaldiçoado a figueira foi para ensinar Seus discípulos a respeito dos corruptos líderes religiosos judeus.