O que significa Passarinho fazer ninho?

Perguntado por: ofrutuoso . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

Se ouvir o seu canto logo de manhã indica boas notícias, e se fizerem ninho no beiral da casa ou no jardim, está associado a chegada de prosperidade para seu lar.

Muitas pessoas associam determinadas aves a entes queridos já falecidos. Para elas, a visita de um passarinho em especial significa que alguém que está no céu veio te mandar uma mensagem ou aviso, ou, simplesmente, matar a saudade.

As aves constroem ninhos de todos os tipos, colados, costurados,tecidos, esculpidos e escavados. Usam os mais diversos materiais, como folhas, saliva, pelo de outros animais e até lixo produzido pelo homem.

Ninhos vazios podem ser mantidos onde estão, a menos que tenham caído da árvore. Em casos assim você pode colocar em um galho próximo que outra ave irá utilizá-lo ou desfazê-lo. Quando há ovos, é quase impossível recuperá-los.

Os ninhos são pequenas tigelas de ramos e gravetos, feitos entre cipós ou galhos, bem fechados pelas ramadas do entorno. Postura de 2 ovos, chocados pelo casal entre 11 e 13 dias. Os filhotes saem do ninho com no máximo 2 semanas de vida.

No Brasil, os pequenos e indefesos filhotes das aves denominadas canoras – aquelas que utilizam o canto para se comunicar, reproduzir e defender seu território -, como os Sabiás, os Sanhaços e os Bem-te-vis, levam, em média, duas semanas para eclodirem dos ovos e outras duas semanas para deixarem seus ninhos.

Tipos de ninhos. A grande maioria das aves constrói o ninho nas árvores. Muitos escavam ou aproveitam cavidades existentes nos troncos das árvores, como, por exemplo, o pica-pau-verde-barrado e o caburé, respectivamente.

Ao encontrar o ninho, caso ele seja acessível, é preciso colocar a ave de volta no lar. Use luvas e devolva-a com cuidado ao ninho. A propósito, os pais cuidarão do bichinho, mesmo que tenha sido manipulado por um ser humano.

Por que os pássaros batem no vidro
O principal problema do vidro para os pássaros é a transparência, que faz parecer que não existe nenhuma barreira entre o exterior e o interior, ou então os reflexos de céu ou de árvores, que confundem o pássaro, fazendo com que ele pense que o vidro não existe.

Como já adiantamos, há pássaros que cantam à noite, mas por que fazem isso? É muito simples: pelas mesmas razões que as aves que cantam durante o dia, ou seja, para acasalar e/ou proteger seu território.

No entanto, na maioria das vezes, o canto de pássaro é um galanteio ou uma provocação. De uma forma ou de outra, um passarinho cantando realmente quer ser o centro das atenções!

Tendo o ninho perturbado, é provável que os adultos tentem mudá-lo para um local mais seguro, mas, nesse caso, certamente levarão os pequenos. “Caso a perturbação continue, aí sim existe a possibilidade dos pais abandonarem os filhotes por uma questão de sobrevivência”, continua Flávio.

Muitas espécies de aves escolhem cavidades nas rochas para se protegerem durante a noite. Outras dormem em pé ou a boiar na água, como garças ou flamingos e patos. As vibrações de um predador através da água funcionam como um sistema de alerta. Pequenos pássaros dormem no cimo das árvores, geralmente perto do tronco.

primavera

O período de reprodução dos pássaros geralmente acontece na primavera. Essa estação do ano promove fartura de alimentos para as aves, que aproveitam essa oportunidade para se fortificarem e procriar. Mais uma vez, a época reprodutiva pode variar de acordo com os hábitos alimentares da espécie.

Remova ninhos
Isso é um método de proteção para não expor os ovos a quedas, mudanças climáticas e predadores. Por isso, um dos jeitos mais eficazes para aprender como espantar pássaros é a remoção desses ninhos. Ao ficarem sem essa camada de proteção, as aves entendem que aquele não é um local seguro para os filhotes.

Psarocolius decumanus

O que são estes ninhos pendurados? São do japu (Psarocolius decumanus)! Essas aves fazem ninhos grandes e compridos, em forma de bolsa. Essa ave tem cor predominantemente preta, com o bico e a parte de baixo da cauda amarelos.