O que significa passar debaixo de uma escada?

Perguntado por: srebelo . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.8 / 5 15 votos

Não pode ver uma escada que já quer desviar? Pois é! Reza a lenda que, se você passa por baixo de uma escada, você adquire muitos anos de azar. A superstição vem do Egito Antigo e acreditava-se que essa atitude era uma afronta aos deuses e o castigo era certo!

Exemplo das superstições mais populares no Brasil: - Cruzar na rua com um gato preto dá azar. - Quebrar um espelho provoca sete anos de azar na vida de quem quebrou. - Passar por debaixo de uma escada dá azar.

As crendices e superstições, na verdade, são vestígios de um passado (nem tão) remoto, em que o ser humano tinha uma visão mágica do mundo, acreditando que diversos fatores sobrenaturais podiam interferir diretamente no seu dia-a-dia.

Reflexo do azar
Espelhos quebrados estão a séculos associados à má sorte. Dá muito azar quebrar espelhos ou ter espelho quebrado dentro de casa. Espelhos quebrados atraem sete anos de azar, diz a crença popular.

Passar por baixo de escadas. Acredita-se que isso traga azar, pois uma escada encostada contra uma parede forma um triângulo – símbolo da Santíssima Trindade.

2 - PASSAR DEBAIXO DE ESCADA DÁ AZAR
Reza a lenda que, se você passa por baixo de uma escada, você adquire muitos anos de azar. A superstição vem do Egito Antigo e acreditava-se que essa atitude era uma afronta aos deuses e o castigo era certo!

13

Provavelmente, por reunir em sua simbologia tendências tão opostas, o 13 pode ser considerado um número ambíguo: uns o consideram sinal de mau agouro, outros de boas vibrações.

Sal era sinónimo de dinheiro e, por isso, derramá-lo não era algo bom (para a carteira). Era como deitar dinheiro fora, basicamente. Com o tempo, é possível que a crença tenha evoluído para a superstição que hoje conhecemos.

4) Cortar a unha e assobiar à noite
Segundo a superstição japonesa, não se deve cortar as unhas de noite, pois isso pode significar que você não estará no leito de morte dos seus pais. Também não é aconselhável assobiar durante a noite, porque isso atrai cobras, ladrões e até fantasmas.

Sal e sono
O prato e a companhia podem ser gostosos mas a noite não será. Com muito sal na corrente sanguínea, você pode não dormir bem a noite e se sentir cansada ou grogue no dia seguinte.

Contudo, deixar o chinelo virado para baixo sujava o calçado que, consequentemente, acarretava a mesma situação para os pés. Para evitar esse problema, criaram a história de que deixar o chinelo virado pode causar a morte da mãe para ensinar as crianças a maneira certa de guardar os calçados.

Uma maneira de superar a fraqueza pela superstição, diz Risen, é definir uma política para si mesmo de como você vai se comportar em determinadas situações e cumprir isso. Ao tomar um caso de cada vez, é mais provável que você sucumba à superstição.

"Superstições são úteis quando não temos controle sobre algo que desejamos muito que aconteça", explica o psicólogo comportamental Stuart Vyse, especialista em crença e superstições e autor do livro "Believing in Magic: The Psychology of Superstition" ("Acreditando em Mágica: A Psicologia da Superstição, ainda sem ...

É a crença baseada na idéia de que determinadas atitudes, números ou palavras trazem azar ou sorte. Pode ser pessoal, religiosa ou cultural. Acredita-se que essa crendice tenha se originado de duas lendas nórdicas.

Gato preto é um gato doméstico com pelagem de cor escura, muito associado às crenças e superstições como um animal que invoca o azar ou o mau agouro.

Plantas, ervas e flores são ótimas pedidas para elevar a energia dos espaços e, de quebra, ainda dão a sensação de conexão com a natureza e o bem-estar. "O girassol, por exemplo, traz felicidade, entusiasmo e reflete a energia positiva do sol.