O que significa pagamento fracionado?

Perguntado por: rperalta . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

Em que consiste a funcionalidade de pagamentos fracionados? Esta funcionalidade permite transferir o valor de uma compra ou cash-advance, realizado com o cartão de crédito, para uma linha de crédito com condições financeiras diferenciadas das aplicadas na linha de crédito do cartão.

Assim, se você quer um meio de pagamento que possua maneiras de identificar a fraude antes que seu dinheiro tenha saído da sua conta e com regras de reembolso já estabelecidas, use o cartão de crédito. Para lojas de confiança, o boleto ou o pagamento eletrônico – com o cartão do banco – também funcionam bem.

Veja as possibilidades disponíveis no mercado:

  • Comprar parcelado no crediário, carnê ou boleto parcelado.
  • Comprar parcelado no débito automático.
  • Comprar parcelado no Pix.

Os meios de pagamento mais usados no Brasil são o cartão de crédito (80%), o pix (77%), o dinheiro (73%) e o cartão de débito (66%). No entanto, esse cenário vem se modificando. As carteiras digitais estão ganhando destaque: 48% dos entrevistados – ou seja, quase metade -, utilizam essa forma de pagamento.

Transferência bancária
Efetivamente, o cliente deposita o valor da compra para a conta do negócio. Para quem recebe o dinheiro, não há taxas e o tempo para o dinheiro cair na conta é bem rápido, no máximo 24 horas, se não houver qualquer problema.

No caso dos pagamentos instantâneos, como no Pix, a compensação bancária tende a ser mais rápida, porque é possível conferir automaticamente os dados e liberar o pagamento na hora.

As bandeiras de cartão de crédito são responsáveis por processar as compras realizadas e, em geral, aceitam as principais formas de pagamento. No caso de compras à vista, o valor da compra deverá ser pago integralmente na próxima fatura, enquanto as compras parceladas terão seu valor cobrado nas faturas de cada mês.

Clique na opção de “Pagar com PIX” e escolha a chave PIX que deseja usar; Logo depois, clique em “Parcelamento”; Verifique as opções e valores de parcelamento que melhor se adequam ao seu perfil. Com isso, você pode parcelar os pagamentos por meio do PIX.

Afinal, quem criou o Pix? O Pix foi pensado e desenvolvido pelo Banco Central (BC) entre 2016 e 2020. O grupo de trabalho que criou o Pix, entretanto, foi instituído somente em maio de 2018, no governo do ex-presidente Michel Temer, com cinco subgrupos destinados a debater temas específicos como segurança e agilidade.

Opções como RecargaPay, PicPay, IQ Contas e Ame Digital permitem pagar boleto online e realizar outras transações pelo smartphone. Outros apps também oferecem formas alternativas de pagamento de serviços, como é o caso do PayPal.

Ao pagar com PIX invés de usar cartão de débito ou crédito, há menos risco de um atendente mal-intencionado clonar ou trocar o cartão utilizado; além de gravar ou memorizar a senha que o usuário digitou na maquininha.

O boleto também é uma forma segura, mas é preciso ficar atento para não fazer o pagamento de um documento que foi adulterado. "O pagamento por boleto tem riscos porque a pessoa faz o pagamento antes de receber o produto e não existe a possibilidade do estorno", explica Canavarro.

A maioria das lojas online aceita pagamentos por via de boletos bancários ou depósitos em conta, mas você poderá ficar mais seguro se fazê-los por meio de um cartão de crédito ou plataformas intermediárias seguras.

Já no caso do crédito parcelado, o cliente consegue dividir o valor da compra em várias vezes, mas a empresa também recebe esse dinheiro de maneira fracionada, a menos que opte por um plano de antecipação, que também envolve um custo a mais.

O parcelamento no cartão de crédito é uma opção de pagamento que permite ao comprador pagar o valor da compra em parcelas mensais. Ao invés de pagar o valor total da compra de uma vez, o comprador pode optar por pagar em várias prestações, com juros e taxas cobradas pelo banco emissor do cartão de crédito.

Assim, você recebe o valor das vendas parceladas ou feitas no crédito à vista antes do prazo padrão de 30, 60, 90 dias ou mais. Um exemplo: um cliente fez uma compra de R$ 500 na sua loja, parcelada em cinco vezes. Dessa forma, você receberia os valores mês a mês, de acordo com as parcelas.

O Banco do Brasil (BBAS3), o Santander (SANB11), o Bradesco (BBDC4) e o Itaú (ITUB4) já cobram por Pix de Pessoas Jurídicas (PJs), como a Caixa Econômica Federal chegou a anunciar na segunda-feira (19).

Cartão de débito: o “dinheiro em plástico” é usado por 66% dos brasileiros para pagar as compras à vista; Cartão de crédito: por fim, o método de pagamento que gera fatura para o próximo mês é usado por 57% dos usuários.

Como vimos, os métodos mais comuns para lojas físicas e virtuais são dinheiro, PIX, cartões de débito/crédito, boletos e transferências bancárias, além dos meios de pagamento online.

Basta verificar no boleto as informações sobre as instituições de recebimento. Se o boleto puder ser pago em qualquer banco mesmo depois do vencimento, o documento foi registrado na Câmara Interbancária de Pagamentos.

3 dias

Após pagar o boleto, o prazo para a sua compensação é de até 3 dias úteis. Isso acontece porque os bancos precisam repassar o valor pago para a instituição que deve receber. Ou seja, se você pagar numa segunda-feira, o pagamento deve ser reconhecido apenas na quinta-feira. Lembrando que são 3 dias úteis.