O que significa Pad Man?

Perguntado por: umoreira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

Nome original: Pad man ( Homem Absorvente).

Carl Hahn

Introduzido na Alemanha em 1950, o.b. são as iniciais de ohne binden - sem amarras, em alemão. A criação é creditada a Carl Hahn, médico que se inspirou num anúncio de jornal. No primeiro ano foram vendidos cerca de 10 milhões de unidades. O o.b. chega às prateleiras brasileiras nos tamanhos médio e super.

A pobreza menstrual corresponde à falta de condições de realização da higiene menstrual de forma adequada, o que se deve à ausência de itens básicos, como absorventes, a falta de acesso à infraestrutura e serviços de saneamento básico e também à falta de informações e conhecimento a respeito do tema.

O absorvente indígena tikuna é feito do “tururi”, uma fibra de madeira encontrada no Amazonas, região do Alto Solimões, onde há maior concentração dos povos tikuna. Dessa fibra são feitos brincos, pulseiras, cobertores e outros artefatos indígenas.

Até o início do século 20, o absorvente mais usado eram as “toalhinhas”, nome popular das faixas de tecido dobradas em três partes, depois lavadas e reutilizadas.

Por volta de 1894, surgiram nos Estados Unidos registros dos primeiros absorventes desenhados para consumo. Durante esse mesmo período, por volta de 1890, os primeiros absorventes descartáveis já eram comercializados na Alemanha, feitos de bandagens e vendidos em embalagens com seis unidades.

[Equivalente no português de Portugal: tampão.]

Kotex

A equipe da linha de higiene feminina Kotex levou mais de seis meses para fabricar o absorvente, que mede cinco metros de comprimento por 3,5 de largura e tem uma espessura de 12 centímetros.

De 1948 a 1970 a marca utilizou o slogan “Modess... Because”, que capitalizava a relutância das mulheres quando o assunto era menstruação para a marca, cujo nome sugeria “modéstia”.

Durante esses dias, as mulheres tem permissão vetada de sentarem à mesa, entrarem em templos, cozinharem e fazerem visitas às casas alheias.

Segundo Ana Carolina, “as consequências da amenorreia também dependem da doença que causou o problema”. Como exemplo, a professora diz que se a mulher deixa de menstruar por falta da produção de hormônios femininos; ela pode apresentar disfunção sexual, osteoporose no futuro, pela falta de estrogênio, e ondas de calor.

Confira as alternativas aos absorventes tradicionais e veja qual se encaixa melhor no seu perfil!

  1. 1 - Calcinha absorvente. ...
  2. 2 - Coletor menstrual reutilizável. ...
  3. 3 - Esponja menstrual. ...
  4. 4 - Absorvente de pano.

A mulher tem liberdade de posições: de joelhos, com as mãos apoiadas na rede; parcialmente deitada ou sentada no chão, com alguém segurando pelas costas com os braços ao redor da parturiente; ou “sentada” em um banquinho (um banco de altura pequena, talvez, uns 10 cm do chão), usado especialmente para o parto, com ...

Na Índia, onde a menstruação é vista como algo sujo e amaldiçoado, 1 em cada 5 meninas deixa a escola por esse motivo durante o período menstrual.

Mulheres de cada época tiveram seus próprios meios para lidar com o sangue menstrual. No Egito Antigo, elas usavam papiros como absorventes. Na Roma Antiga, chumaços de algodão serviam como tampões internos.

Durante esse período, ela precisa ser bem higienizada para retirar completamente os resquícios da menstruação. A melhor forma de fazer isso, durante o dia, é usando lenços umedecidos ou lavando a região com água.

História de Modess
Primeira marca de absorvente higiênico descartável no Brasil, Modess, originária da palavra modéstia, foi criada em 1933 e, ao longo de sua história, simbolizou a expansão de possibilidades para as mulheres, contribuindo para a quebra de tabus e preconceitos relacionados à menstruação.

Intimus

Entre as fabricantes de absorventes externos, a nível nacional, a pesquisa sagrou como líder de vendas a marca Intimus, da multinacional americana Kimberly-Clark.

O primeiro absorvente descartável chegou ao Brasil em 1930, mas foi na década de 50 que começou a se popularizar. Representando maior conforto e praticidade, a novidade foi estampada em várias propagandas relacionando as mulheres que usavam os absorventes à ideia de modernidade.

Curiosidade J&J: o.b.® é a abreviação de "ohne Binde", que significa "sem absorvente".