O que significa oxi na Bahia?

Perguntado por: acalixto2 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 3 votos

Oxi ou oxe ; Tem origem em estados do nordeste brasileiro. É uma interjeição de susto, dúvida ou indignação, dependendo do contexto e da entonação usada.

Dicionário de gírias das quebradas da Bahia: barril dobrado, massa, oxe, se pique, arrudeia. “Crocodilagem”, “barril dobrado”, “caguete”, “discarado”, você sabe o que significam essas expressões?

Trata-se de uma junção de “Ó, GENTE!”. Pelas terras nordestinas, é comum também ouvirmos “OXE”, que é uma forma abreviada. A evolução da expressão ocorreu da seguinte maneira: “Ó, GENTE!”, “OXENTE” e “OXE”!

Já opaió é uma abreviação de olhe para aí, olhe, a palavra olhe é comumente abreviada para ó ou oi (pronunciada em ditongo aberto) e para é comumente abreviado para pá, juntando ó, pá, aí e ó, a palavra opaió surgiu.

Elemento de composição que significa agudo, cortante, penetrante e que, em química, designa a presença de oxigénio.

O 'pai' ou 'papá' é como se fosse 'cara', 'meo'. Por exemplo: 'Vem cá, pai!

Pode se dizer que a expressão deve ser originária de um “olha, gente!” e vem sendo contraído até hoje. A expressão dita como “oxênte” pelos mais velhos, foi reduzida pelos mais jovens e passada a, simplesmente, um “ôxi” e, provavelmente, muito em breve, será apenas um “xi”.

A expressão significa, segundo o Dicionário Informal, “outra pessoa, não eu”, mas baianos afirmam nas redes sociais que ela é usada para se defender de frases de duplo sentido. Quando alguém termina uma frase e ela soa parecida com uma rima que possa "atacar" a masculinidade de alguém, o baiano diz: "Lá ele!".

Algo de extrema eficiência e/ou qualidade. Esse cara é boca de 09!

As mais citadas foram: “tega”, “tamo junto”, “tranquilo”, “de boa”, “é nós”, “qual foi”, “mina”, “vacilão”, “mano”, “tá ligado”, “pega a visão”, “tipo que” e “fala tu”.

Mãinha é um regionalismo usado maioritariamente na região nordeste, em linguagem popular. Embora apenas se encontre dicionarizada em poucos dicionários, mãinha indica uma forma diminutiva e carinhosa da palavra mãe.

Uma expressão de espanto é "oh gente!". Como o nordestino fala com pressa, aquilo que já tinha virado "ogente!" (tudo junto e rápido) um dia se tornou o famoso "oxente!". E a abreviação de oxente é "oxe!".

Significado de painho: Diminuitivo de 'pai', no estado da Bahia.

Pernambuco

  • Abestalhado: abobado, ignorante;
  • Arretado: alguém bravo ou algo bom;
  • Buliçoso: alguém que mexe nas coisas sem permissão;
  • Fuleiro: de baixa qualidade ou não confiável;
  • Gabiru: rato grande;
  • Mangar: rir de alguém;
  • Pantim: criar caso, dificuldade;
  • Tabacudo: bobo.

Conheça-as. a Bahia não se usa dizer papai ou mamãe, diz-se “meu pai”, “minha mãe” e, o que é mais especial, diz-se “mãinha” em vez de “mãezinha” e “painho” em vez de paizinho.

Na Bahia quando querem te chamar de um jeito carinhoso, o jeito é chamar de “binho” ou “binha”. Outras expressões que podem ser usadas para saudação são: Colé, meu bródi!

Aliás, binho é o apelido de todo mundo na Bahia. Quando não se sabe o nome, está com preguiça de falar ou simplesmente quando a gente quer te chamar de um jeito carinhoso, o jeito é chamar de binho ou binha.

É uma expressão de espanto, ou de susto, muito usada pelos nordestinos.

O que é Oxe:
Expressão utilizada no Nordeste. Uma abreviação de "oxente" e pode ser utilizada como algo relacionado a espanto, ou até mesmo com sentido de "aff".