O que significa over training?

Perguntado por: ofogaca . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

O overtraining se caracteriza pelo treinamento esportivo excessivo de forma sustentada, a um ponto que exceda a capacidade do corpo de se recuperar. O atleta inicia o treino ainda sem ter se recuperado do treino anterior, de forma que o estresse gerado pela atividade física passa a se acumular treino após treino.

Sabe o que é a síndrome de overtraining? Trata-se de um problema que ocorre quando o atleta faz mais exercícios do que seu corpo é capaz de se recuperar.

O Overreaching dura poucos dias a 2 semanas. Já, o Overtraining pode durar de semanas a meses. O Overtraining também pode ser classificado como simpático e parassimpático. O tipo simpático, caracterizado por um estado hiperadrenérgico ou de hiperfunção da tireoide.

Para tratarmos o overtraining da maneira mais eficiente, é necessária uma redução da carga de treinos (volume e intensidade) ou em casos mais graves, será mesmo necessária a interrupção da atividade física, sejam treinos ou competições.

O excesso de exercício físico pode ser percebido através de alguns sintomas, como:

  1. Tremores e movimentos involuntários nos músculos;
  2. Cansaço extremo;
  3. Perda de fôlego durante o treino;
  4. Dores musculares fortes, que só melhoram com o uso de medicamentos.

Repouso é a chave
O descanso também é essencial para evitar o overtraining. “Para que os exercícios tenham resultados, o repouso é indispensável, por isso, é recomendado dormir em média sete horas por noite. Além disso, é bom que exista pelo menos um dia de folga entre os dias de atividades”, completa.

Saiba identificar os sintomas de overtraining
Perda de desempenho, fraqueza, alterações no humor, insônia, dor nas articulações, dor de cabeça, fadiga, cansaço extremo, em casos mais graves, fraturas por estresse, alteração na pressão arterial, dor no peito, estes são alguns dos sinais que podemos observar.

O overtraining acontece quando há um desequilíbrio entre a demanda de atividade física e o tempo de recuperação. Isso significa que uma pessoa realiza mais exercício físico do que o seu corpo pode aguentar, pois o atleta não descansa o tempo necessário para que seus músculos se recuperem.

Quanto maior o esforço muscular, mais sangue é desviado do estômago para os músculos, o que causa o enjoo.

Geralmente, os primeiros sinais de overtraining são fadiga generalizada, dores de cabeça frequentes, diarreia e perda de peso, desinteresse sexual, perda do apetite e queda do desempenho intelectual (e isso pode até afetar o seu trabalho).

De modo geral, deve haver pelo menos um dia de descanso por semana e o máximo recomendado pelo American College of Sport Medicine é que você faça exercícios 6 vezes por semana, o que vale tanto para treinos de força quanto para treinos cardio.

O fato de treinar todos os dias numa academia ou por conta própria, sem acompanhamento médico e fisiológico, traz um elevado risco ortopédico e cardiológico. Temos recebido esportistas com muitas arritmias e a única constatação clínica é o excesso de treinamento a que se submete há pelo menos quatro semanas.

Em alguns casos a prática é totalmente contraindicada, como quando há problemas graves de hipertensão, doença cardíaca, pré-eclâmpsia e histórico de abortos espontâneos.

Subir e descer escadas, além de outras movimentações das pernas – como correr, pular e, em casos mais graves, andar; Manusear objetos entre os dedos, como segurar um lápis; Fazer movimentos com a face, como sugar, chupar e assobiar.

Uma maneira bastante eficiente de minimizar ou até evitar esses sintomas nada agradáveis é não interromper o exercício de forma abrupta.

A seguir listamos 5 opções de alimentos que podem ser combinados e são ótimos para o seu pré-treino.

  1. Banana. Rica em carboidrato e potássio, a banana contribui para a energia do corpo e promove o relaxamento muscular, evitando cãibras e dores depois do treino. ...
  2. Batata-doce. ...
  3. Grãos integrais. ...
  4. Pão integral. ...
  5. Suco de frutas.

O overtraining tem como consequências:
- Elevação significativa da frequência cardíaca em repouso (este é um sinal típico); - Mudança de humor com quadro de depressão e irritabilidade; - Queda da resistência imunológica; - Perda da qualidade do sono.