O que significa ouvir alguém chamar seu nome e não ter ninguém?

Perguntado por: agouveia . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

Com isso é comum que algumas pessoas escutem alguém chamar seu nome e acreditam que tenham alguma experiência com o mundo espiritual ou que estejam em contato com bons espíritos ou com o anjo da guarda, mas o fato que isso é uma impressão e um dispositivo do cérebro para preencher as lacunas do conteúdo.

Na maioria das vezes, ouvir das vozes representa algum tipo de alucinação auditiva, e essa alucinação pode ou não ter uma ligação direta com um problema com a sua saúde mental. No que se refere a saúde mental, o transtorno mais frequente nesses casos de alucinações é a esquizofrenia, enquanto um distúrbios psicóticos.

Apesar de ser um gesto simples, chamar alguém pelo nome é algo muito poderoso, pois faz com que as pessoas se sintam bem e valorizadas pelo outro. Essa, nada mais é do que uma maneira de demonstrar ao interlocutor que ele é único e que você se importa.

Ouvir é um processo mecânico referente ao sentido da audição, é além de sua vontade, a não ser que tape os ouvidos. Já escutar é uma ação que depende da sua vontade em prestar atenção, tentar entender o que está sendo dito, refletir, e, depois de assimilado o conteúdo, concordar ou não.

Primeira coisa que o nosso coração precisa saber é escutar, acima de tudo, saber escutar a Deus, por isso que a ordem é sempre essa: “ouvir minha voz, a voz do Senhor”.

O Senhor ensinou: “O Espírito ilumina todo homem [e toda mulher] (…) que dá ouvidos a sua voz”. Afirmou ainda que “todo aquele que dá ouvidos à voz do Espírito vem a Deus, sim, o Pai”.

Se você olhar pessoas muito ansiosas, depressivas ou agressivas, o falatório interno ajuda a explicar esses estados, porque ela entra num looping. Se está deprimida, a voz repete coisas como “a vida é horrível, não vou ficar bem”. Se sofre com ansiedade, a repetição pode ser algo parecido com “o que vai acontecer?

O temido fenômeno de ouvir vozes nada mais é que alucinações auditivas. Essas alucinações podem vir em formas de barulhos e ruídos assim como vozes, sendo essas vozes familiares ou não. Geralmente, alguma condição externa ou transtorno psíquico pode fazer com que esse fenômeno se manifeste.

Ouvir vozes na cabeça, interrompendo seus pensamentos, é tão comum que é considerado normal, segundo psicólogos. Uma pesquisa realizada na Holanda sugere que uma em 25 pessoas ouve vozes regularmente.

Significado de minha vida: É uma gíria expressada quando se fala com o(a) namorado(a)

E o Senhor nos chama pelo nome, evidenciando a importância que possuímos junto a ELE. Denota também o cuidado por nossa vida, onde somos alvos do zelo divino em cada momento aqui vivido. Fale com o Senhor, como se conversa com um amigo, pois Ele sonda o teu coração e te acalma, solucionando o que mais te aflige.

Por que trocamos os nomes das pessoas
De acordo com um estudo comportamental liderado pela cientista Samantha Deffler, chamar o atual namorado ou esposo pelo nome do ex nada mais é do que uma falha cognitiva natural e normal, que não está relacionada a uma memória fraca ou envelhecimento.

O significado de ouvir remete ao sentido da audição, é aquilo que o ouvido capta. Ou seja, escutar é entender o que está sendo captado pela audição, mas além disso, compreender e processar a informação internamente. Portanto, a diferença entre ouvir e escutar é o que acontece após o indivíduo receber o som.

Prestar o ouvido a; ouvir com atenção.

Ouvir é, sobretudo, assimilar, trazer para dentro de si, deixar se provocar e reagir ao que foi falado. Não existe nada mais sublime para uma vida espiritual, uma vida mística, de relacionamento com Deus, do que ter a capacidade de escutá-Lo e deixar que Ele fale ao nosso coração.

Packer, Presidente do Quórum dos Doze Apóstolos, disse: “A voz do Espírito é mansa e delicada, uma voz que mais se sente do que se ouve. É uma voz espiritual que vem à mente na forma de pensamentos instilados no coração”.