O que significa Oseias 4 6?

Perguntado por: vevangelista . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

Através do profeta, Deus anunciou: “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento” (Oseias 4:6). Essa advertência foi direcionada aos integrantes da nação de Israel que tinham rejeitado a instrução do Senhor e falhado em ser seu representante para as nações.

Quem escreveu esse livro? Esse livro contém os ensinamentos do Profeta Oseias. Oseias profetizou no reino do norte (Israel) próximo do final do reinado de Jeroboão II. Oseias foi contemporâneo dos Profetas Isaías, Amós, Jonas e Miqueias.

O trecho do livro de Oseias que nos propomos a analisar (Os 4,1-3) surge num contexto de sofrimento, no qual o profeta denuncia as infidelidades de Israel na relação com seu Deus, especificamente, a violação dos princípios fundamentais para a vida em sociedade.

A frase: “O meu povo perece por falta de conhecimento” traz em seu significado o princípio de que a falta do conhecimento de Deus leva o homem à ruína. As pessoas que desprezam a revelação de Deus através de Sua Palavra não podem ter comunhão com Ele, pois nem mesmo sabem quem Ele é.

Sua pregação era centrada na quebra da aliança do povo de Israel com Deus. O povo estava misturando a adoração pura e Santa de Deus com a idolatria da vizinhança que não conhecia quem realmente era o Senhor Deus de Israel.

O nome "Oseias" tem raízes hebraicas e é derivado do nome "Hoshea", que significa "salvação" ou "o Senhor é salvação". Na Bíblia, Oséias é um dos profetas do Antigo Testamento, conhecido por seu papel na história da salvação e sua mensagem de redenção.

Após vencerem a guerra contra os amalequitas, Moisés parabeniza Oseias por sua fé e muda o nome do sobrinho para Josué, que significa: "Deus é a salvação".

Ouvi a palavra do SENHOR, vós, filhos de Israel, porque o SENHOR tem uma contenda com os habitantes da terra, porque nela não há verdade, nem amor, nem conhecimento de Deus. O que só prevalece é perjurar, mentir, matar, furtar e adulterar, e há arrombamentos e homicídios sobre homicídios.

A falta de conhecimento, o pecado da ignorância traz a destruição. Jesus já venceu o diabo e é isso que precisamos saber. O que temos que fazer é resisti-lo em nome de Jesus. O conhecimento dessas verdades nos leva à posse das promessas de Deus.

Oseias foi o 19.º e último rei de Israel. Filho de Elá (II Reis 17:1). Chegou ao trono após assassinar o rei Peca (ou Faceia). 759 a.C.

A mensagem do profeta Oseias
Deus usou a vida familiar de Oseias para ilustrar seu relacionamento com Israel. Nessa analogia Deus é um marido bom e justo, que tem ciúme de sua esposa, Israel. Apesar da bondade e compaixão de Deus, Israel se mostra ser uma esposa infiel que se rebela contra seu marido.

Conhecer Deus verdadeiramente envolve compromisso de obedecer a Deus e a sua Palavra. Nós fomos criados para fazermos as obras de Deus conforme descrito em Efésios 2.10: “Pois somos feitura dEle, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas”.

Desconhecimento, despreparo intelectual. Sua falta de conhecimento na área fez com que ele fosse demitido.

É comum o uso desse termo na bíblia descrevendo tanto a morte física quanto a destruição, mas nesse sentido ele também é usado para descrever quando a vida espiritual de uma pessoa está em declínio, ou seja, quando essa pessoa se perde no caminho, perdendo assim o seu direito a vida eterna.

No trecho “É isso aí, meu povo e minha pova.", o autor utiliza a palavra "pova" inventadapor ele, para, A) ser um sinônimo de pólvora. B) chamar a atenção dos amigos políticos.

O amor de Deus apresentado no livro de Oséias se resume nas seguintes palavras de Deus: “porque sou Deus e não homem” (Os 11;9). Essa é a razão para que Deus não desista de Seu povo, demonstrando imensa compaixão (Os 11:8).

Josué

Ele aproveita para anunciar o novo nome de Oseias: Josué.