O que significa os três lados do triângulo?

Perguntado por: hcarvalho7 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

Todo triângulo possui três lados, três vértices e três ângulos internos. Os lados são indicados por segmentos de reta, os vértices são os pontos em que os lados se encontram e os ângulos internos são as aberturas formadas no encontro de dois lados.

Com relação aos lados, os triângulos podem ser:

  • Equilátero. Triângulos equiláteros são aqueles que possuem os três lados iguais (mesmo comprimento) e, consequentemente, três ângulos internos iguais de 60°. ...
  • Escaleno. ...
  • Isósceles. ...
  • Retângulo. ...
  • Acutângulo. ...
  • Obtusângulo.

1. [ Geometria ] Polígono de três ângulos e três lados. 2. Objecto que tem a forma triangular.

Um triângulo é classificado como escaleno quando todos os seus lados possuem medidas diferentes. Ao comparar os lados do triângulo, ele pode ser isósceles, quando possui dois lados congruentes, equilátero, quando possui todos os lados congruentes, e escaleno, quando possui todos os lados com medidas diferentes.

Nesse caso, um triângulo pode ser escaleno, quando todos os lados possuem medidas diferentes; isósceles, quando existem dois lados que possuem mesma medida; ou equilátero, quando todos os lados são congruentes.

São triângulos onde um de seus ângulos mede 90°, conhecido como ângulo reto. Os demais ângulos são chamados complementares, cuja soma é igual a 90º. No triângulo retângulo, o lado oposto ao ângulo reto é chamado hipotenusa e os lados adjacente e oposto ao ângulo são chamados catetos.

Lados: Um triângulo retângulo é formado por três lados, uma hipotenusa (lado maior) e outros dois lados que são os catetos.

Há indícios de que o instrumento tenha surgido no século X, principalmente nas celebrações da igreja, o que contribuiu para que fossem feitas associações do triângulo com a arte religiosa. Nesses primórdios de sua história, o triângulo não tinha a parte aberta em um dos vértices.

triângulo isósceles

Um triângulo que possui dois lados com medidas iguais recebe o nome de triângulo isósceles.

Aplicações no cotidiano
Pode-se encontrar triângulos em construção de estruturas arquitetônicas (telhados, estruturas metálicas etc.), em objetos de uso diário e até nas artes plásticas.

Como o nome do símbolo e seu uso inicial sugerem, ele foi inventado como um sinal da vigilância compassiva de Deus sobre a humanidade. Ninguém sabe ao certo quem o inventou originalmente, mas considera-se que seu criador começou a partir de um conjunto de motivos religiosos previamente existentes.

As formas triangulares são normalmente associadas à movimento e dinamismo, uma vez que suas extremidades guiam nossos olhares para a direção que eles apontam. Triângulos voltados pra cima podem remeter a ideia de crescimento, evolução, enquanto aqueles voltados para baixo, podem passar a sensação de risco, perda.

O triângulo escaleno é um polígono que não possui lados iguais, ou seja, todos os seus três lados têm medidas diferentes.

A soma dos ângulos internos de qualquer triângulo é 180°. Um triângulo é chamado de equilátero se todos os lados possuem a mesma medida. Um triângulo é chamado de isósceles se dois lados possuem a mesma medida. Um triângulo é chamado de escaleno se todos os lados possuem medidas diferentes.

1 – Triângulo escaleno: triângulo que possui todos os lados com medidas diferentes. 2 – Triângulos isósceles: triângulo que possui dois lados com medidas iguais. 3 – Triângulo equilátero: triângulo que possui todos os lados com medidas iguais. 4 – Triângulo acutângulo: possui todos os ângulos internos menores que 90°.

Passo a passo:
1º) Utilizando uma régua, desenhe uma reta suporte. 2º) Defina um ponto nessa reta suporte, ele será um dos vértices do seu triângulo. 3º) Utilizando o compasso, escolha um dos lados dados e transporte esse lado a partir do ponto marcado sobre a reta suporte. Marque esse ponto.

Ele pode ser agudo, reto, obtuso ou raso. O ângulo é uma região delimitada por duas semirretas. Para medi-lo, há duas possíveis unidades: grau ou radiano. De acordo com a sua medida, ele pode ser classificado em agudo, reto, obtuso ou raso.

O fogo é formado pela união de 3 (três) elementos: calor; comburente e combustível. Esta união é conhecida como "Triângulo do Fogo".