O que significa os que confiam no Senhor são como os montes de Sião que não se abala mas permanece para sempre?

Perguntado por: rcarvalho . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 19 votos

A Bíblia diz que os que confiam no Senhor são como o monte de Sião que não se abala, mas permanece para sempre. Isso significa que todos aqueles que colocam absoluta fé em Deus são inabaláveis, tal como é o monte Sião.

Salmos 125:1-3 NAA
Os que confiam no SENHOR são como o monte Sião, que não se abala, mas continua firme para sempre. Como em volta de Jerusalém estão os montes, assim o SENHOR está ao redor do seu povo, desde agora e para sempre.

O Monte Sião passou a designar a terra prometida ou a própria Jerusalém. O significado bíblico do nome Sião é usado em religiões como o Cristianismo, que acredita ser Sião uma terra sagrada destinada aos fiéis após o Armagedom.

Se esse Salmo for do tempo de Davi, uma referência imediata seria o livramento que Deus deu para esse servo diante das ameaças do rei Saul, quando Davi era jovem, e do próprio filho Absalão, quando já era mais velho.

Os que confiam no Senhor são aqueles que têm uma fé genuína em Deus e em tudo o que Ele fez, faz e disse na Sua Palavra. A fé cristã tem alicerces firmados na verdade e na fidelidade de Jesus Cristo e atua mediante a ação do Espírito Santo que guia o crente até o conhecimento da Verdade (João 16:13).

Nas revelações modernas, Sião é definida como “o puro de coração” (D&C 97:21). Nos primeiros dias desta dispensação, os líderes da Igreja aconselharam os membros a edificar Sião, emigrando para um local central. Hoje, nossos líderes nos aconselham a edificar Sião no lugar em que moramos.

Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face, e o meu Deus.

O salmo 125: 01-03 nos diz: Os que confiam no Senhor são como o monte de Sião, que não se abala, firme para sempre. Como em redor de Jerusalém estão os montes, assim o Senhor, em derredor do seu povo, desde agora e para sempre.

Feliz é quem confia no SENHOR, cuja esperança é o SENHOR. É como árvore plantada junto ao rio, com raízes que se estendem até as correntes de água. Não se incomoda com o calor, e suas folhas continuam verdes. Não teme os longos meses de seca, e nunca deixa de produzir frutos.

Confiar em Deus em meio as lutas é um exercício de fé.
Se queremos a presença do Senhor, devemos confiar nele sem olhar para os problemas e dificuldades. Ele nos ajudará a superar as tribulações. O Senhor é digno de toda a nossa confiança. Os que confiam em Deus não são abandonados, então, por que você seria esquecido?

Nas escrituras, um monte pode simbolizar o templo. O monte do Senhor representa um lugar espiritual mais elevado onde podemos estar mais próximos de Deus. “Subimos ao monte do Senhor” quando nos preparamos para entrar no templo e depois entramos nele.

Nascia assim Monte Sião, que receberia esse nome por sugestão de missionários franciscanos, que repararam na semelhança do Morro Pelado com o Mont Sion em Jerusalém.

Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente. Este receberá a bênção do Senhor e a justiça do Deus da sua salvação.

Quando o SENHOR trouxe do cativeiro os que voltaram a Sião, estávamos como os que sonham. Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de cântico; então se dizia entre os gentios: Grandes coisas fez o Senhor a estes. Grandes coisas fez o Senhor por nós, pelas quais estamos alegres.

O salmo 125 das Sagradas Escrituras é um cântico do povo de Israel que fez ao retorno à própria pátria depois do exílio em terra babilonense. Isto ocorreu em 538 a. C.

Quando o Senhor trouxe os cativos de volta a Sião, foi como um sonho. Então a nossa boca encheu-se de riso e a nossa língua de cantos de alegria. Até nas outras nações se dizia: "O Senhor fez coisas grandiosas por este povo". Sim, coisas grandiosas fez o Senhor por nós, por isso estamos alegres.

Quando uma pessoa confia em Deus plenamente, ela se sente em paz. A paz não é isenção de problemas e dificuldades, paz é o fruto do Espírito que habita em quem confia completamente em Deus, mesmo em meio a tempestades (Isaías 12:2-3).

A falta de relacionamento com Deus mata a nossa confiança nEle. Afinal, como confiar em alguém que a gente nem conhece? O grande erro é que o “conhecemos” de ouvir e não de ter intimidade, quando há intimidade, existe o entendimento que o caráter dEle é reto.

Talvez o maior traço de singularidade da Bíblia seja o fato de que sua fonte última é encontrada no próprio Deus.

O monte Sião na Bíblia
Segundo estudiosos, essa fortaleza de Sião tinha cerca de um quilômetro e meio de diâmetro e era guardada por um muro muito bem estruturado. Além disso, ela contava com vales íngremes ao seu redor e um abastecimento de água seguro da fonte de Giom.

Nesta montanha, Jacó teve seu sonho que lhe permitiu subir ao céu ( Gn 28, 11). E também o local onde Salomão construiu o magnífico templo do Senhor (2Cr 3). No Novo Testamento, o Monte Sião é um lugar onde aconteceu a última Ceia, a descida do Espírito Santo e onde Jesus apareceu ressuscitado.