O que significa os montes de Sião na Bíblia?

Perguntado por: dparis . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

O Monte Sião passou a designar a terra prometida ou a própria Jerusalém. O significado bíblico do nome Sião é usado em religiões como o Cristianismo, que acredita ser Sião uma terra sagrada destinada aos fiéis após o Armagedom.

Deus vai nos ajudar a superar as dificuldades e vai recompensar a fidelidade. Mas Deus também vê quem faz o mal. Ele castiga a injustiça, para que as pessoas aprendam a fazer o bem. Por algum tempo pode parecer que a injustiça vale a pena mas depois ela traz destruição.

Nas escrituras, um monte pode simbolizar o templo. O monte do Senhor representa um lugar espiritual mais elevado onde podemos estar mais próximos de Deus.

Os que confiam no Senhor são como o monte de Sião, que não se abala, firme para sempre. Como em redor de Jerusalém estão os montes, assim o Senhor, em derredor do seu povo, desde agora e para sempre. O cetro dos ímpios não permanecerá sobre a sorte dos justos, para que o justo não estenda a mão à iniquidade.

Nas revelações modernas, Sião é definida como “o puro de coração” (D&C 97:21). Nos primeiros dias desta dispensação, os líderes da Igreja aconselharam os membros a edificar Sião, emigrando para um local central. Hoje, nossos líderes nos aconselham a edificar Sião no lugar em que moramos.

Na Bíblia Sião representa Israel e o povo de Deus. Sião era um monte com uma fortaleza no sul da cidade de Jerusalém. Quando o rei Davi conquistou a fortaleza dos jebuseus, Sião ficou conhecida como a Cidade de Davi (2 Samuel 5:7; 2 Samuel 5:9).

O monte Sião na Bíblia
Segundo estudiosos, essa fortaleza de Sião tinha cerca de um quilômetro e meio de diâmetro e era guardada por um muro muito bem estruturado. Além disso, ela contava com vales íngremes ao seu redor e um abastecimento de água seguro da fonte de Giom.

No Velho Testamento, Sião é geralmente um sinônimo da cidade de Jerusalém com seu monte do templo. As profecias do Novo Testamento previam que o Senhor um dia criaria novos céus e nova terra. Como parte dessa nova criação, uma cidade de Deus chamada “Nova Jerusalém” iria “[descer] do céu do meu Deus”.

Salmos 125:1-3 NAA
Os que confiam no SENHOR são como o monte Sião, que não se abala, mas continua firme para sempre. Como em volta de Jerusalém estão os montes, assim o SENHOR está ao redor do seu povo, desde agora e para sempre.

Se esse Salmo for do tempo de Davi, uma referência imediata seria o livramento que Deus deu para esse servo diante das ameaças do rei Saul, quando Davi era jovem, e do próprio filho Absalão, quando já era mais velho.

Podemos imaginar os peregrinos cantarolando este cântico quando caminhavam pelos muros da cidade. Não afirmamos que Davi escreveu este salmo, mas temos tanta base para fazer isso como outros têm para declarar que foi escrito depois do cativeiro.

3) SINAI (LUGAR DE MORTE) X SIÃO (LUGAR DE VIDA)
Em terceiro lugar, o monte Sinai era um lugar de morte enquanto o monte Sião era um lugar de vida (ÊXODO 32:25-28). Em Êxodo 31 e 32, nós encontramos o momento em que Deus dá as leis para Moisés no monte Sinai.

Dessa forma, a seguir, valendo-se de fundamentações teóricas dentro dos estudos já realizados dentro da Toponímia, serão considerados, conforme a ordem que aparecem nos relatos bíblicos, os seguintes montes: Monte Ararate, Monte Mória, Monte Horebe, Monte Sinai e Monte Carmelo.

Atualizado: 29 de jan. O Monte Sinai é um lugar sagrado para judeus, cristãos e muçulmanos, pois foi ali, segundo uma antiga tradição, que Moisés recebeu do Eterno as tábuas contendo os 10 mandamentos.

Nesta montanha, Jacó teve seu sonho que lhe permitiu subir ao céu ( Gn 28, 11). E também o local onde Salomão construiu o magnífico templo do Senhor (2Cr 3). No Novo Testamento, o Monte Sião é um lugar onde aconteceu a última Ceia, a descida do Espírito Santo e onde Jesus apareceu ressuscitado.

Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente. Este receberá a bênção do Senhor e a justiça do Deus da sua salvação.

verbo pronominal
Agitar-se, alterar-se, perturbar-se.

31 mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão. 31 Mas os que esperam no SENHOR renovarão as suas forças e subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão.

Calvário

O Calvário, colina onde Jesus foi crucificado, é o principal ponto de peregrinação em Israel.