O que significa os dois pontos na Bíblia?

Perguntado por: ufreitas . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 8 votos

: (dois pontos) - servem para separar o capítulo dos versículos; .

A vírgula separa os versículos do capítulo. Ex.: Mt 16,18 significa: Evangelho segundo Mateus, capítulo 16, versículo 18. – O hífen representa uma sequência de capítulos ou versículos.

1 Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.

Uma maneira mais tradicional de ler a Bíblia é começar pelo Antigo Testamento, mas em ordem cronológica. Isso dá uma ideia de como os acontecimentos se deram, e prepara o leitor para a chegada de Jesus Cristo. A porta de entrada ao Antigo Testamento deve ser o livro de Salmos.

Quando a referência vem depois do texto bíblico, é necessário colocar a abreviatura do livro citado, o número do capítulo e o número do versículo. Lucas, capítulo 5, versículo 12, depois 21 ao 23, depois capítulo 6, versículos de 1 a 8. Entendendo a pontuação: Vírgula (,): separa capítulo de versículo.

A vírgula é um sinal poderoso e fundamental para dar sentido ao que queremos comunicar, para conectar as nossas ideias. Só que ela é mal compreendida e, por isso, é mal-usada. Mas, depois que você entender como a vírgula funciona, os seus textos ganharão clareza e fluência.

O sinal de ponto e vírgula deve ser utilizado quando houver a necessidade de uma pausa maior que uma vírgula e menor que um ponto final. A função do ponto e vírgula, basicamente, é a de atribuir clareza a uma frase, de modo a organizar os itens apresentados.

O ponto e vírgula é um sinal ortográfico que indica uma pausa maior do que a da vírgula em textos. Assim como o sinal dois-pontos, o ponto e vírgula pode ser usado em enumerações. É empregado também para realizar a separação de orações coordenadas e de considerandos de leis, de decretos etc.

Cada capítulo está dividido em versículos, ou trechos de algumas linhas ou frases curtas. Pasuk (pesukim no plural), é o termo hebraico para versículo.

Moisés

Pela tradição religiosa, estes cinco livros teriam sido escritos por um único homem, Moisés. "Lendo e interagindo com o [poeta e tradutor] Haroldo de Campos (1929-2003), eu aprendi que há duas abordagens possíveis. A da sinagoga diz que quem escreveu a Torá foi Moisés e ponto final.

396) diz que “verso é uma sucessão ordenada de sons verbais fortes e fracos. (…) Também a música é uma sucessão de sons, mas não verbais”. Versículo apresenta valor semântico distinto, a depender do contexto em questão, seja religioso/teológico, seja secular/literário.

23 Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. 24 Desvia de ti a falsidade da boca, e afasta de ti a perversidade dos lábios.

Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.” Essas palavras consoladoras podem se aplicar a todos nós ao buscarmos viver uma vida boa e vencer nossos próprios desafios distintos.

22 O mais pequenino se tornará mil, o menor será uma nação poderosa. Eu sou o Senhor; na hora certa farei que isso aconteça depressa.

A leitura da Bíblia não é a mesma coisa de ler outros materiais. Por isso, tenha o hábito de orar antes do estudo, peça que o Espírito Santo o ajude a entender o que está sendo lido e tirar lições importantes para a sua vida.

O Livro de Obadias, também chamado de Livro de Abdias na Bíblia católica, faz parte da Bíblia hebraica, da qual é o menor livro, com apenas um capítulo, vem depois do Livro de Amós e antes do Livro de Jonas.

o livro de Gênesis

Porém, é mais amplamente aceito nas tradições judaica e cristã, que o livro de Gênesis foi o primeiro livro bíblico a ser escrito. Contudo, não é difícil encontrar pessoas que acreditam que outros livros bíblicos foram escritos antes de Gênesis.