O que significa os dois bodes da Expiação?

Perguntado por: dgaspar . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.8 / 5 8 votos

Para a cerimônia, eram levados dois bodes, onde um deles era sacrificado e o outro, o bode expiatório, era tocado na cabeça, pelo sacerdote, que confessava todos os pecados dos israelitas e, os enviava para o deserto, onde todos os pecados eram aniquilados.

A expressão bode expiatório tem a sua origem no ritual judeu do Livro dos Levíticos, em que Aarão ao pôr as mãos sobre a cabeça de um bode transmite para este animal todos os pecados do povo de Israel.

Bode expiatório refere-se ao ato de culpar uma pessoa ou grupo por algo ruim que aconteceu ou que outra pessoa fez. O bode expiatório pode acontecer para proteger a imagem da família ou das pessoas que são favorecidas na família, não apenas a si mesmo.

O outro bode era transformado em “bode expiatório” e, por isso, tinha a função ritual de carregar todos os pecados da comunidade. Nesse instante, um sacerdote levava as mãos até a cabeça do animal inocente para que ele carregasse simbolicamente os pecados da população.

A palavra expiar significa purificar, pagar pelos pecados. Por meio da Expiação de Jesus Cristo, podemos nos purificar para nos reconciliarmos com o nosso Pai Celestial. (Ver Romanos 5:10–11; 2 Néfi 25:23; Jacó 4:11.)

Em Israel, o bode era um dos animais preferencialmente escolhidos para expiar os pecados das tribos de Deus, concentrando-os simbolicamente na sua cabeça, e fazendo-os desaparecer pela sua morte em sacrifício, surgindo assim a figura e a expressão bode expiatório.

O Bode é símbolo de vigor, prosperidade e perseverança. Ele te convida a abandonar a segurança das suas inseguranças para seguir adiante na busca dos seus objetivos e mirar o topo da montanha, as maiores alturas de si mesmo.

– A principal diferença entre os machos adultos é que o bode tem barba e o carneiro não. – As ovelhas e os carneiros possuem a lã volumosa e ondulada, enquanto os bodes e as cabras apresentam um pelo mais liso e curto.

POR SE TRATAR DE UMA CABECA DE CARNEIRO, PROVAVELMENTE FOI UM ANIMAL OFERECIDO AO ORIXA XANGO OU MESMO AO ORIXA IEMANJA, PODENDO TAMBEM TER SIDO OFERECIDO AOS EGUNS, ANCESTRAIS DO TERREIRO, FUNCIONANDO COMO GUARDIOES E MANTENEDORES DOS PRECEITOS E DOS CULTOS.

Azazel

Esse bode, chamado Azazel, era o emissário do ritual de purificação, aquele que era enviado em missão suicida para purgar os pecados de todo um povo.

Sinónimos/SinônimosEditar
De 1 (macho da cabra): cabrão. cabrito. cabro.

- Estabeleça os fatos do que foi feito e por quem. - Assegure que o difamador assuma a responsabilidade por tudo que ele tenha creditado ao seu bode expiatório. - Assegure que o difamador concorde em cessar suas ações contra seu bode expiatório. - Faça um acordo maleável para ambas as partes.

O “bode expiatório” é aquele que alivia a mãe narcisista (e em última análise, toda a família), da culpa, da vergonha e dos sentimentos de inadequação. O “bode expiatório” é o amortecedor, aquele que suaviza o choque contra a dura realidade de que há algo de muito errado com a família.

A Expiação é o sacrifício que Jesus Cristo fez para ajudar-nos a vencer o pecado, a adversidade e a morte. O sacrifício expiatório de Jesus teve lugar no Jardim do Getsêmani e na cruz do Calvário. Ele pagou o preço por nossos pecados, tomou sobre Si a morte e ressuscitou.

Em primeiro lugar, mostraremos que na espécie caprina, o bode é o macho, a cabra é a fêmea e o filhote é o cabrito. Já nos ovinos, o macho é o carneiro, a fêmea é a ovelha e o cordeiro é o filhote. Talvez você reconheça os ovinos através de ilustrações, já que muitas vezes são representadas com sua lã característica.

VALOR: A partir de 1500 cada.