O que significa os 7 dons?

Perguntado por: opacheco . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.9 / 5 14 votos

O Catecismo da Igreja Católica nos diz que os sete dons do Espírito Santo são: sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus. Eles são capacidades que o Espírito Santo dá às pessoas para edificação da Igreja, nos santificando e preparando para a presença de Deus.

Estes sete dons – sabedoria, entendimento, conselho, fortaleza, ciência, piedade e santo temor de Deus – são graças divinas, auxílios do Alto e, somente com nosso esforço, não podemos fazer com que eles cresçam e se desenvolvam e, por isso, necessitamos de uma ação direta e eficaz do Espírito Santo para podermos agir ...

Eles nos ajudam a conhecer e a ensinar as verdades do evangelho e a abençoar as pessoas. Eles nos guiam de volta à presença de nosso Pai Celestial. Para usarmos esses dons sabiamente, precisamos saber o que eles são, como desenvolvê-los e como reconhecer as imitações que Satanás faz deles.

É a prudência que avalia os meios em vista do respectivo fim. Em correspondência à virtude da prudência, existe o dom do conselho, que permite ao cristão tomar as decisões oportunas sem a fadiga e a insegurança que, muitas vezes, caracterizam as decisões da virtude da prudência.

O Dom de Sabedoria é um dom carismático do Espírito Santo, dom gratuito de Deus, que dá a graça ao homem, inspira o homem a saber como deve ser o seu comportamento em cada situação, em cada vez que tem que resolver um fato ou um problema.

1 Coríntios 14. As pessoas devem desejar dons espirituais — Compara-se o dom de línguas com o de profecia — O dom da profecia é maior — Paulo diz: Todos podereis profetizar; procurai, com zelo, profetizar.

Dom é aquilo que já nasce com a gente, aquela habilidade nata, a facilidade para fazer algo mesmo sem ter aprendido. Por exemplo, você pode nascer com o dom de tocar piano. Já o talento, é algo feito com facilidade, porém é uma habilidade que se desenvolve, com dedicação e treinamento.

O dom de Fortaleza é o dom do Espírito que nos torna capazes de assumir com coragem as lutas necessárias para uma vida santa. Ele vem acompanhado de coragem, para enfrentar sem medo os ideais grandes que Deus nos apresenta, e paciência, para aceitar com firmeza as contrariedades, incompreensões e perseguições.

Os dons espirituais são bênçãos ou habilidades que nos são dadas pelo poder do Espírito Santo. Deus concede pelo menos um desses dons a todo membro digno da Igreja. Ao receber tais dons, eles o fortalecerão e abençoarão individualmente e o ajudarão a servir aos outros. (Ver D&C 46:8–12.)

Na verdade, Ele nos transmite uma sensação de paz. Depois daquele dia, dei-me conta de outras ocasiões em que senti o Espírito Santo. Quando meu pai deu uma bênção a minha mãe, fechei os olhos e tentei ficar bem reverente. Aí senti de novo aquela mesma sensação de calor.

Aquele que se arrepende e chora diante do Senhor é motivado a olhar para o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Deus, no seu infinito amor, fala da alegria de chorar o choro do arrependimento, o choro pela sede de justiça, pelo desejo de ver estabelecida a paz no mundo e o amor entre os homens.

O dom do temor nos revela o amor de Deus
Esse Temor é o receio de ofender a Deus por ser Ele tão bom e santo. Não é medo de ofendê-Lo e ser castigado, mas sim receio de decepcioná-Lo com o nosso pecado. Então, por amor a Deus, esse dom nos leva a fugir do pecado, já que esse entristece a Deus e O decepciona.

O dom do Espírito Santo é o privilégio dado às pessoas que colocaram sua fé em Jesus Cristo e foram batizadas e confirmadas membros da Igreja de receber a orientação e inspiração contínuas do Espírito Santo.

438) o dom pode ser considerado como “qualquer habilidade que é concedida pelo Espírito Santo e usada em qualquer ministério na igreja”. A partir destas definições pode se entender que os dons tanto se relacionam com capacidades espirituais quanto com milagres como profecias, milagres de cura e etc.

Para discernir se algo é um bem ou um mal é preciso conferir com a Palavra. Ter o conhecimento da Palavra de Deus e da Igreja nos ajuda a discernir a vontade de Deus, a aprendermos a verdade e a sermos guiados pelo Espírito Santo.

Na prática, a diferença entre conhecimento e sabedoria se aplica da seguinte forma: conhecimento é o conjunto de experiências e coisas que se conhece, enquanto sabedoria se refere à forma como se utiliza esse conjunto.

A também é um dom e precisa ser concedida por Deus. Entretanto, apesar da ser um dom concedido por Deus, de certa forma é um dom que também pode ser adquirido, conforme veremos abaixo. Além disso a é base para outros dons, pois sem a seria impossível ter outros dons como, por exemplo, o dom de curar.

Para descobrir qual é o seu talento secreto, some os números do dia do seu nascimento até chegar a um algarismo de 1 a 9. Por exemplo: quem nasceu no dia 15 deve somar 1 + 5 para chegar a um resultado - no caso, 6. Já quem nasceu no dia 29 deverá somar 2 + 9 = 11 e, em seguida, 1 + 1 = 2, que será o número final.

Deus nos chama para crermos em Jesus e sermos salvos. Quando atendemos esse chamado, nós nos tornamos filhos de Deus, herdeiros da vida eterna. Cada cristão salvo por Jesus é chamado para ter uma vida diferente.