O que significa os 44 números da chave de acesso?

Perguntado por: abarros . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

Como mencionado no tópico anterior, a Chave de Acesso de um Documento Fiscal é composta de uma sequência numérica, formada por 44 números. Esses números representam dados que formam a identidade da nota fiscal. A formação do número se dá através de grupos que têm uma quantidade específica de caracteres.

A chave de acesso é formada por uma sequência de 44 números, os quais representam vários dados que identificam a nota fiscal e a empresa. Felizmente, tudo é bastante simples.

Porém, dentro do número da chave de acesso há outra sequência numérica que deve ter uma definição pré-estabelecida que identifica a forma como o documento foi emitido. Esses número pré-estabelecidos se iniciam no 21° dígito. O 21° e 22° representam o modelo da nota: NFe (55), NFCe (65) e CTe (57).

Se você já possui um, siga o passo a passo abaixo:

  1. Vá em “Consultar NF-e” No seu navegador, abra o site oficial, clique em “Serviços” e, em seguida, selecione “Consultar NF-e”;
  2. Digite a Chave de Acesso do seu Danfe. ...
  3. Baixe a Nota Fiscal.

Chave de Acesso: deve ser informado o número de 44 dígitos presentes no DANFE (Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica).

O preenchimento das informações da nota fiscal eletrônica modelo 55 é correspondente ao modelo de regime tributário que a sua empresa se enquadra no ato de sua emissão, veja algumas questões relevantes para o regime do Simples Nacional e Regime do Lucro Presumido.

Assim, no cupom fiscal comum o número do seu comprovante são os dígitos numéricos que aparecem ao lado de duas siglas: a COO (Contador de Ordem de Operação) e a ECF (que já mencionamos acima). Já no cupom fiscal eletrônico, ele é identificado como “Número do extrato” e “Número do SAT”.

acesse o site conexaonfe.com.br e inicie um teste grátis; insira o certificado digital; as notas fiscais emitidas contra seu CNPJ irão aparecer; na própria tela é possível verificar todas as informações da NFe, como valor, destinatário, data e hora de emissão, entre outros.

Como a Chave de acesso da NF-e é gerada
Assim a chave de acesso da NF-e é um número de 44 dígitos e é calculada de acordo com o manual de integração do contribuinte (disponibilizado no portal da NF-e). (dígito 44) *** Dígito verificador – DV (Cálculo no módulo 11).

Procure pela opção “Consulta CT-e” ou “Consulta de Documentos Fiscais Eletrônicos”. Digite o número do protocolo do CT-e que deseja consultar. O número do protocolo é composto por 15 dígitos e pode ser encontrado no comprovante de entrega do documento.

Acessar o site nacional da nota fiscal. Selecionar o campo “consulta NF-e Completa” Digitar a chave de acesso da Nota Fiscal. Garantir que a validade da NF é autêntica.

O que é CFOP? CFOP é a abreviação de Código Fiscal de Operações e Prestações. Esse código identifica uma determinada operação por categorias no momento da emissão da nota fiscal. Dependendo do Código CFOP, será fixada a tributação sobre a operação e haverá movimentações financeiras e de estoque de interesse do Fisco.

XML é a sigla para Extensible Markup Language. É a nota fiscal eletrônica em seu formato digital, padronizado e formado por diversas tags e códigos, para que seja lida por diferentes softwares. O XML deve ser guardado por, no mínimo, 5 anos. O XML facilita o processo de auditorias, controle contábil e fiscalização.

A nota fiscal deve ser feita em operações de venda, troca, transferência, devolução e compra. Já o cupom é feito de um varejista para o cliente final. A nota permite o direito à troca, o cupom não. Isso acontece porque a nota registra as informações relacionadas ao comprador, à transportadora e à companhia.

A Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica – NFC-e – é um documento de existência apenas digital,emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar as operações comerciais devenda presencial ou venda para entrega em domicílio a consumidor final (pessoa física ou jurídica)em operação interna e sem geração de ...

Você pode acessar o site da Fazenda do seu Estado (Portal NF-e) e entrar na opção de “consultar NF-e”. Será necessário completar mais informações além do CPF para conseguir acessar as notas fiscais emitidas no seu nome.

Considerando que a nota fiscal é fato gerador do imposto — ou seja, é a partir da sua emissão que são gerados os tributos a serem pagos —, sem ela não há como a sua empresa contribuir corretamente.

Por exemplo, se uma pessoa fez um serviço durante o mês de fevereiro, segundo essa regra, ela necessariamente deve emitir até o dia 28 (ou 29) a nota referente ao seu trabalho. Há empresas que, dependendo de sua rotina fiscal, podem pedir a emissão até o quinto dia do mês seguinte.

Continuar lendo Qual a chave de acesso?