O que significa os 4 pilares da administração?

Perguntado por: lbarreto5 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.8 / 5 2 votos

Lembrando que o papel do administrador no processo é de extrema importância, pois é ele a cabeça da ação. Sem contar que como personagem principal, ele precisa possuir e desenvolver um equilíbrio entre as quatro características.

Planejamento, organização, direção e controle: o que é isso? Planejamento, organização, direção e controle (PODC) são as ações que compõem o ciclo do processo administrativo. De maneira ampla, essas são as quatro grandes funções administrativas de uma empresa.

Pilares de uma organização: missão, visão e valores.

Existem 4 principais funções administrativas: planejamento, organização, direção e controle (ou PODC). Juntas, elas servem de ferramentas para que o gestor possa administrar uma empresa e direcioná-la ao crescimento, mesmo em um mercado tão concorrido.

Fazendo jus ao nome 'pilar' são os grandes responsáveis por sustentar o negócio e fazer com que ele atinja o alto de seu desempenho e possa evoluir de modo contínuo.

A direção necessita que papéis de liderança e técnicas motivacionais sejam estabelecidas. Controle – Este é o processo através do qual se garante se os planos estão sendo cumpridos e se está havendo progresso nos objetivos organizacionais.

A finalidade do controle é assegurar que os resultados do que foi planejado, organizado e dirigido se ajustem tanto quanto possível aos objetos previamente estabelecidos. A essência do controle consiste em verificar se a atividade controlada está ou não alcançando os objetivos ou resultados desejados.

Bom, consiste em executar algo de forma antecipada. Seja uma ação, um plano, uma tarefa, um cenário ou qualquer ato que tenha a finalidade de alcançar um objetivo. É uma palavra que pode abranger diversas áreas. Funciona como uma técnica de identificar e atingir um alvo específico.

“Planejamento é a função administrativa que define objetivos e decide sobre os recursos e tarefas necessários para alcançá-los adequadamente. Como principal decorrência do planejamen- to estão os planos. Os planos facilitam a organização no alcance de suas metas e objetivos.

Planejar, organizar, controlar e assessorar as organizações nas áreas de recursos humanos, patrimônio, materiais, informações, financeira, tecnológica, entre outras; implementar programas e projetos; elaborar planejamento organizacional; promover estudos de racionalização e controlar o desempenho organizacional.

As áreas da administração e suas funções

  1. Consultoria. Quem valoriza a flexibilidade e consegue trabalhar com vários clientes pode se dar bem na consultoria. ...
  2. Logística. ...
  3. Administração estratégica. ...
  4. Gestão de pessoas. ...
  5. Finanças. ...
  6. Marketing. ...
  7. Relacionamento com o cliente. ...
  8. Vendas.

Os cinco princípios básicos da Administração Pública estão descritos no artigo 37 da Constituição Federal de 1988 e determinam o padrão que essas organizações devem seguir. São eles: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

Para potencializar o desempenho dos colaboradores e garantir sua satisfação profissional, a gestão de pessoas se sustenta em 5 pilares:

  • Liderança;
  • Comunicação;
  • Treinamento e capacitação;
  • Trabalho em equipe;
  • Processos.

São quatro as funções administrativas: planejar, organizar, dirigir e controlar.

A primeira teoria foi a Administração Científica. Frederick Taylor estudou o trabalho dos operários, identificou os principais problemas dessa época e sugeriu que fossem implantados métodos científicos onde havia improvisação. Nascia então a Administração Científica.