O que significa os 3 primeiros números do CPF?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

Os primeiros oito dígitos, ABCDEFGH, formam o número-base definido pela Receita Federal no momento da inscrição. O nono dígito, I, define a Região Fiscal responsável pela inscrição. O penúltimo, J, é o dígito verificador dos nove primeiros. O último, K, é o dígito verificador dos noves anteriores a ele.

Ceará, Maranhão e Piauí; 4. Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas; 5.

Os 9 primeiros são os números base, e os 2 últimos são os chamados dígitos verificadores, que são utilizados para validar se os 9 números base estão corretos. É importante lembrar que mesmo que o número seja válido, isso não quer dizer que ele esteja cadastrado na Receita Federal.

PORTANTO OS CPF´S QUE COMEÇAM COM “0” SÃO CONSIDERADOS COM 10 DIGITOS AO INVÉS DE 11 QUE É A QUANTIDADE CORRETA, OCASIONANDO ASSIM ERROS NOS CRUZAMENTOS DE INFORMAÇÕES.

Consulte a situação cadastral do CPF de uma pessoa no site da Receita Federal. Basta inserir os seguintes dados: Número do CPF e a Data de Nascimento e clicar na caixinha “Eu não sou um robô”. O sistema da Receita exibirá um comprovante da situação cadastral com os dados relativos ao CPF pesquisado.

Um CPF só é valido se estiver cadastrado na base da Receita Federal. O CPF é composto de 11 algarismos, sendo os dois últimos dígitos verificadores. Através dos dígitos verificadores podemos saber se ele tem o formato correto sem precisar consultar a Receita Federal.

O zero equivale à 10ª região. O número de inscrição no CPF é composto de onze dígitos decimais, sendo os oito primeiros aleatoriamente designados no momento da inscrição. Já o nono (antepenúltimo) dígito indica a região fiscal responsável pela inscrição.

Portanto, a forma mais simples, rápida, fácil e gratuita de verificar uma data de nascimento pelo CPF é solicitar o documento para a pessoa. O documento de CPF contém o número que indica a pessoa física que detém o documento, o nome completo do titular e a data de nascimento, composta por dia, mês e ano.

Veja a tabela de códigos correspondentes a outros estados brasileiros: 1. Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul e Tocantins; 2.

Não é possível consultar CPF pelo nome e data de nascimento ou consultar CPF pelo nome da mãe. Somente com o número em mãos dá para fazer essa busca pelo site.

Abril Comunicações S.A., CNPJ 44.597.052/0001-62 - Todos os direitos reservados. O primeiro CPF foi o 000.000.000-1? Não: os números não são atribuídos na ordem – na verdade, seguem um algoritmo complicadinho.

Para cada indivíduo, a sua inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) é composto por um número de 9 algarismos e outro número de 2 algarismos, na forma d1 e d2, em que os dígitos d1 e d2 são denominados dígitos verificadores.

O cálculo de validação do CPF é bem direto. Ele funciona através de pesos associados a cada número e uma divisão pelo número primo 11 ao final. Vamos vê-lo em etapas. Começamos utilizando os 9 primeiros dígitos multiplicando-os pela sequência decrescente de 10 à 2 e somamos esse resultado.

Primeiro passo para saber se um CPF é verdadeiro
Em 90% dos casos, esta simples soma dos números do CPF demonstra a veracidade do documento. Somando-se os números do documento o resultado é 44. A soma dos números deve resultar sempre em dois números iguais.