O que significa Oriente Próximo?

Perguntado por: sbeiramar . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.2 / 5 7 votos

O Oriente Próximo, ou Próximo Oriente, compreende a região da Ásia próxima ao mar Mediterrâneo, a oeste do rio Eufrates, incluindo: Síria, Líbano, Israel, Palestina e Iraque.

Historicamente, o Médio Oriente é considerado o berço das grandes civilizações do passado. Religiosamente, possui uma grande importância porque é o berço do Cristianismo, Islamismo e Judaísmo.

Oriente é um dos pontos de orientação pelo Sol, é o lado do horizonte onde o Sol aparece pela manhã e que indica o leste ou oriente (que significa nascente). Oriente, na conotação política, é o conjunto dos países situados a leste da Europa e compreende a Ásia, parte da África e parte da Europa (o leste europeu).

Ásia (2) - Oriente Médio, Extremo Oriente e outras regiões.

De modo geral, podemos definir o mundo oriental como a porção da Terra formada pelas nações da Ásia e do Oriente Médio, enquanto o mundo ocidental engloba a Europa e grande parte dos territórios que foram colonizados pelos europeus, notadamente a América, a Austrália e a Nova Zelândia.

os hebreus exprimiam o oriente, ocidente, Norte e Sul por palavras que significavam 'adiante', 'atrás', 'à esquerda', 'à direita', em conformidade da posição da pessoa que está com a sua face para o lado onde nasce o sol (Jó 23.8,9).

Na civilização oriental, os povos mais estudados e que tiveram maior impacto na sociedade são os egípcios, mesopotâmicos, hebreus, fenícios e persas. Já na civilização ocidental, os destaques são para gregos e romanos.

Após a Primeira Guerra Mundial e a queda do Império Otomano, o Oriente Médio foi vítima da colonização britânica e francesa. Ambos competiram para estabelecer seu domínio sobre os países libertados da hegemonia otomana e conseguiram dominar o Oriente até o final da Segunda Guerra Mundial.

A região do Oriente Médio ou Médio Oriente recebe esse nome por causa da sua localização geográfica. Ela está na porção oeste do continente asiático, mas em uma área que faz fronteira com a Europa e África, ou seja, bem na divisão entre oriente e ocidente.

Ásia

A Ásia é o maior dos continentes, tanto em área como em população. Abrange um terço das partes sólidas da superfície da Terra e é responsável por abrigar quase três quintos da população mundial.

O chamado “mundo árabe” – grupo de países considerados como tal – reúne um total de 22 países, a saber: Arábia Saudita, Argélia, Barein, Catar, Comores, Djibuti, Egito, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Iraque, Jordânia, Kuwait, Líbano, Líbia, Mauritânia, Marrocos, Omã, Palestina, Somália, Sudão, Síria e Tunísia.

2 este, leste, levante, nascente.

Em Gênesis 25:6 “para o oriente” é literalmente “até a terra do kedem“; isto é, as terras a leste da Palestina, a saber, Arábia, Mesopotâmia, etc.

Ásia

O Oriente Médio é uma região composta por países e territórios da Ásia Ocidental, situada entre os continentes asiático, europeu e africano. Possui mais de sete milhões de km² de área e uma população que supera os 385 milhões de habitantes.

China é o país mais populoso do mundo.*
A China, além de ser o país mais populoso do mundo, fica situado no continente que também possui essa classificação. Ele é maior país da Ásia Oriental com a população de aproximadamente 1.379.302.771 habitantes, em um território com pouco mais de 9 milhões de km2.