O que significa órgão jurisdicional competente para prosseguir?

Perguntado por: lgil . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 17 votos

Bom Dia Jessica, significa que o processo se encontrava em um local, que não poderia analisar o mesmo, vara, juizado ou órgão superior de analise de recursos, cujos juízes/juízas alegam serem suspeitos e/ou impedidos de analisar o caso, e encaminham para um que possa de fato analisar o caso.

A expressão “recebidos os autos para incluir em pauta e prosseguiré utilizada no contexto de processos judiciais e significa que a unidade responsável pelo processo recebeu os autos e irá incluí-los em uma lista de casos a serem julgados em determinada data (pauta), dando prosseguimento ao andamento do processo.

Os autos são enviados ao relator em até dois dias úteis após a distribuição.

Depois de “concluso para sentença”, o próximo passo é a prolação da sentença pelo juiz responsável pelo caso. A sentença pode ser favorável ou desfavorável ao réu, dependendo da análise das provas e das leis aplicáveis ao caso.

Entre 24h e 48h a partir do protocolo da ação, a depender da complexidade do caso.

significa que foi feito recurso e agora o processo foi para instancia superior para novo julgamento, quanto a demora só Deus sabe.

Quanto tempo pode durar um processo concluso para julgamento? Na teoria, o Código de Processo Civil define que, após produzidas todas as provas, o juiz deve julgar um processo em um prazo de, no máximo, 60 dias, entretanto, isso geralmente não ocorre na prática, em razão do volume de processos que existem.

Da Restauração de Autos
Verificado o desaparecimento dos autos, eletrônicos ou não, pode o juiz, de ofício, qualquer das partes ou o Ministério Público, se for o caso, promover-lhes a restauração.

1. Continuar o que se tinha principiado. 2. Percorrer.

Significado de Prosseguir
verbo transitivo direto e transitivo indireto Continuar; dar continuação ou prosseguimento: prossiga a tarefa; prosseguir no desenvolvimento do projeto.

A consulta pública aos processos trabalhistas está disponível no site do tribunal (trt8.jus.br), bastando digitar o número do processo no campo denominado "Consulta Processual" e em seguida clicar no botão "Consultar".

Quanto tempo demora para receber um processo trabalhista ganho? Com o processo trabalhista ganho, o juiz declarará o período em que a empresa deve pagar o valor devido. Esse prazo pode variar de 48 horas até 15 dias úteis.

O prazo médio de tramitação de um processo judicial no Brasil é de 2 anos e 3 meses do seu ajuizamento até a sua baixa. Em análise por espécie de justiça, verifica-se que na justiça estadual esse prazo médio é de 2 anos e 7 meses; na federal é de 1 ano e 8 meses; na justiça do trabalho é de 1 ano e 2 meses.

O prazo para realizar o procedimento poderá ser, em média, de 10(dez) dias a contar da disponibilização do Alvará pela Justiça do Trabalho.

Após a fase de encerrada a conclusão em um processo trabalhista, os autos são encaminhados para o juiz proferir sua decisão. O prazo para a prolação da decisão varia de acordo com o tipo de processo e a carga de trabalho do magistrado, podendo levar alguns dias ou algumas semanas.

Depois do decurso de prazo o processo segue seu andamento normal. O maior prejuízo fica com a parte que perdeu o prazo, pois neste caso ocorre a preclusão, que é a perda do direito de se manifestar, uma vez que o prazo dado não foi utilizado.

Parte não pode apresentar dois recursos sobre mesma decisão
Apresentar dois recursos contra uma mesma decisão, ainda que formulados por advogados diferentes, contraria o Código de Processo Civil. O entendimento é da 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça, que julgou dois recursos da Caixa Econômica Federal.

A conclusão do processo judicial pode ocorrer por meio de uma sentença ou de um acórdão, conforme a instância em que ocorre o julgamento. Sentença é o ato judicial pelo qual o juiz encerra o processo em primeiro grau.

O que acontece depois do decurso de prazo? Depois que o prazo chega ao fim, o processo segue seu andamento normal. O ato processual que será praticado a seguir é variável e vai depender do momento em que se encontra a ação.

Após, os autos do processo retornam à Vara de origem, onde tem início uma nova fase: a execução. Nessa fase são elaborados os cálculos, para que se pague o que é devido à parte vencedora.

Depois de analisar todas as provas, o juiz vai decidir sobre o seu caso. Mas fique tranquilo, porque essa decisão ainda não será definitiva. Caso haja a necessidade, tanto o INSS quanto o seu advogado previdenciário poderão não concordar com a sentença do juiz e recorrer da decisão.