O que significa orgânico e não orgânico?

Perguntado por: echaves . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4 / 5 3 votos

Diferente da produção convencional, a produção de orgânicos não utiliza agrotóxicos, transgênicos, fertilizantes sintéticos, além disso, não são processados com radiação ionizadora ou aditivos, seja na questão nutricional da planta ou no tratamento contra doenças e pragas.

Pela legislação brasileira, considera-se produto orgânico, seja ele in natura ou processado, aquele que é obtido em um sistema orgânico de produção agropecuária ou oriundo de processo extrativista sustentável e não prejudicial ao ecossistema local.

São chamados alimentos orgânicos aqueles que são cultivados de maneira especial, livres de agrotóxicos e que são produzidos em solo trabalhado. Em relação aos alimentos de origem animal, não possuem hormônios de crescimento, anabolizantes e outras drogas.

A produção de alimentos orgânicos respeita o meio ambiente e visa a qualidade da iguaria. Não utilizam agrotóxicos sintéticos, transgênicos ou fertilizantes químicos e por isso, não causa nenhum dano à saúde do consumidor. Além de serem alimentos mais saborosos e nutritivos.

“Estudos indicam que se ingerirmos quantidades dentro dos valores diários aceitáveis não sofreremos danos à saúde, ainda assim os orgânicos são melhores por não conterem nenhum aditivo químico”, afirma a pesquisadora Edinéia Dotti Mooz, do Grupo de Pesquisa em Segurança Alimentar e Nutricional da Esalq, USP.

De acordo com a legislação brasileira, produtos orgânicos são apenas aqueles que passam por um processo de produção 100% sustentável e que não prejudica o ecossistema local. Essa regra se aplica tanto para produtos in natura, como também produtos processados.

São produtos livres de agrotóxicos e outros produtos químicos sintéticos, seja adubo, fertilizante, pesticida ou defensivos agrícolas. Na lavoura, os orgânicos são cultivados com adubos naturais e, em caso de necessidade, com defensivos biológicos.

São alimentos orgânicos aqueles cultivados em lavouras que:

  1. não fazem uso de agrotóxicos;
  2. não prejudicam o meio ambiente;
  3. não usam técnicas que degradam o solo;
  4. os direitos dos trabalhadores são respeitados.
  5. não possuem transgênicos;

Os chamados produtos orgânicos são aqueles produzidos sem a adição de adubos químicos e de agrotóxicos. O cultivo de vegetais sem o uso de nenhum aditivo químico começou com a alface e outros vegetais, e hoje a produção envolve legumes em geral, frutas, bebidas como café e vinho.

Um alimento natural não é necessariamente orgânico. A alegação de que um alimento seja natural não garante que ele seja livre de venenos nem garante que seja livre de transgênicos. Já um alimento orgânico é sempre natural e é sempre livre de venenos e transgênicos. Um alimento orgânico é sempre natural!

Na prática, a divulgação orgânica acontece quando o usuário é atraído para o seu site por meio de pesquisa nos buscadores, transação sem gasto de um anúncio.

De acordo como nossa legislação, um alimento orgânico deve ser isento de insumos artificiais como adubos químicos, agrotóxicos, drogas veterinárias, hormônios e antibióticos.

Não é necessário comprar orgânico:

  • Abacate.
  • Milho.
  • Abacaxi.
  • Manga.
  • Mamão.
  • Melancia.
  • Melão.
  • Banana.

E isso gera uma dúvida recorrente no consumidor: por que produtos orgânicos são mais caros? A produção orgânica, em geral, tem uma produtividade menor, afinal, não são utilizados adubos químicos que forçam uma maior produção da terra. Quanto menor a quantidade produzida, maior o custo por unidade.

Sempre segundo a pesquisa, os produtos orgânicos mais consumidos são os hortifrútis (75%), seguidos por grãos (12%), cereais (10%), açúcar (8%) e biscoitos (6%).

Desvantagens

  • demora (resultado a longo prazo);
  • produção reduzida, em relação à convencional;
  • produtos com maior valor repassado;
  • também há impacto ambiental com o uso de pesticidas e de agrotóxicos de origem orgânica.

Laranja, pimentão e goiaba: alimentos campeões de agrotóxicos acima do limite - Agência Pública.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) realizou uma análise independente do mesmo relatório e identificou em 34% das amostras a presença de misturas de agrotóxicos. Os alimentos com maior combinação de substâncias químicas foram pimentão (95%), cenoura (73%) e tomate (68%).

Dentre os principais alimentos orgânicos produzidos no Brasil destacamos: cana, soja, cacau, gengibre, guaraná, manga, morango, pêssego, tomate e uva. Para adquirir produtos orgânicos basta que o produto tenha um certificado de procedência na embalagem.