O que significa ora se não?

Perguntado por: ecalixto6 . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.7 / 5 17 votos

A expressão pode ser substituída por caso não e, na maioria das vezes, é utilizada como conjunção condicional ou integrante, indicando uma relação de hipótese entre as frases.

Ora, ora são conjunções alternativas. Elas se bastam. Dispensam a companhia da conjunção e: Ora estuda, ora trabalha. Ora faz sol, ora faz chuva.

Escrita de forma junta, a palavra "senão" tem o papel de uma conjunção alternativa ou conjunção adversativa. Ela serve para ligar as duas partes das frases que se opõem, indicando o sentido de exceção, consequência negativa ou um problema.

Escreva SENÃO tudo junto quando significar DO CONTRÁRIO. Assim, na frase “Fale alto, SENÃO ninguém vai ouvir”, devemos escrever esse SENÃO tudo junto, pois tem o sentido de “Fale alto, DO CONTRÁRIO ninguém vai ouvir”. Devemos escrever SE NÃO separado quando pudermos substituir por CASO NÃO.

Neste momento: 1 agora, atualmente, nesta ocasião, neste instante, neste momento, presentemente.

Ora sim, ora não.

seja, já... já, quer... quer. Agora...

O termo sempre está ligado a ideia de tempo, sendo importante para definir as horas de um compromisso ou o determinado tempo para realizar uma ação. O termo ora, por outro lado, deve ser usado quando o objetivo é falar de algo que acontece neste momento, que está acontecendo no momento.

“Por hora”, com a consoante “h”, representa a marcação de tempo em minutos. Já a expressão “por ora”, atua como advérbio e expressa tempo, significando “no momento”, “por enquanto”, “atualmente”, por exemplo.

É recomendável que as correlações conjuntivas “ora... ora”, “quer... quer”, “ou...ou” sejam separadas por vírgula ao se passar para a outra oração.

O que significa ora no direito? 3) Por ora corresponde a por agora, por enquanto. Ex.: "O réu, por ora, há de ficar em liberdade". 4) Já por hora tem o significado de a cada sessenta minutos.

Conjunções coordenativas alternativas estabelecem relação de alternância. As principais conjunções coordenativas alternativas são “ou”, “ou ... ou”, “ora... ora”, “talvez... talvez”.

hora”, gera equívocos. Ex.: Ora quer participar, ora fica mais reservado. Então, lembre-se, na construção das orações coordenadas alternativas, a expressão a se usar é “ora”, sem o “h”.

Como um sopro suave, nascemos, crescemos e por fim somos chamados por Deus. A expressão "a vida é como um sopro" expressa a brevidade e fragilidade da vida. O sopro não é contínuo: tem uma duração, uma força inicial que diminui gradualmente... assim como a vida.

Agora, se o termo tiver o sentido de contraposição, ele é escrito junto. Substitua o “senão” por CASO CONTRÁRIO. Se a frase continuar a fazer sentido, é porque o “senão” é escrito junto.

A palavra não deriva do latim "non", que significa negação, partícula negativa, por oposição ao sim.

O correto, nesse caso, é a fim, assim separado (apesar de indicar o desejo de estar junto). Então, na próxima vez que for soltar uma cantada, escreva: Estou a fim de você. Nem pense em escrever “afim” ou você vai correr o risco de provocar uma desilusão ortográfico-amorosa e estragar suas chances.

Esta é fácil: use "a" para tempo futuro e "há" para tempo passado.

A palavra enfim é advérbio, sinônimo de finalmente. Em fim de é locução adverbial de tempo e corresponde a no final de. As duas formas são corretas, mas têm usos diferentes. O vocábulo enfim é um advérbio de tempo e equivale a por fim, finalmente ou afinal.

Origem do nome ora-pro-nóbis
Também pudera, ora-pro-nóbis é um termo em latim que significa rogai por nós, expressão frequente em missas católicas.

1. Todavia, apesar disso, mas ou não obstante; 2.