O que significa olho grego para os católicos?

Perguntado por: afreitas . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 7 votos

Esse amuleto tem como objetivo afastar olhares invejosos e energias negativas. Normalmente feito de vidro e na cor azul, acredita-se que esta seria a cor do mau olhado. No catolicismo, tem-se a crença que simboliza o olhar de Deus.

O olho grego simboliza o olhar de Deus, que leva muita luz e paz, além de proteção para a vida das pessoas. Esse poderoso amuleto também pode simbolizar sorte, pureza e energias positivas.

Como dissemos anteriormente, o olho grego simboliza o olhar de Deus. Sendo assim, ele afasta a inveja e traz proteção espiritual. Dizem que a cor azul dentro do objeto representa carregar um pouco daquilo que você quer repelir. Isso porque na população turca, era difícil encontrar olhos nessa tonalidade.

O terceiro olho, através destes chakras, funciona como uma ponte que nos mantém conectados ao plano espiritual, representando Deus dentro de cada um de nós e influenciando nossas expressões artísticas e intelectuais.

Usado especificamente para espantar a inveja e o mau-olhado, o olho grego para a porta é também conhecido como um símbolo capaz de atrair a sorte para o lar. Além da porta, o olho grego pode ser colocado na parede, em pulseiras ou, até mesmo, em modelagens criativas e coloridas em tatuagens.

Basicamente, nenhuma. Apesar dos dois termos serem usados em diferentes regiões, eles não tem uma diferenciação relacionada ao significado, mas sim à localização. É importante mencionar que, nos dias de hoje, o termo “olho grego” é muito mais conhecido que “olho turco”, porém, o amuleto tem origem turca.

Para os adeptos do judaísmo e do islamismo, o Hamsá é considerado um amuleto contra o mau-olhado. O símbolo também é conhecido como “Mão de Deus”, “Chamsá”, “Mão de Fátima” ou “Mão de Hameshh”. A “Mão de Hamsá” é caracterizada por representar o desenho de uma mão direita, cujos dedos possuem a mesma proporção.

Também conhecido como Mão de Fátima, esse amuleto é ligado à sabedoria, proteção e sorte. Com uma simbologia sagrada para o islamismo e judaísmo, a Mão de Hamsá tem algumas características próprias: a palma de uma mão bem aberta, composta por dedos dispostos de forma simétrica.

"Os olhos do Senhor" é uma expressão que aponta para a presença de Deus em todos os lugares. Todos os nossos atos e tudo o que ocorre na terra é do conhecimento de Deus.

Acenda um incenso de mirra e passe o olho grego pela fumaça sete vezes, com cuidado para não se queimar. Quando o incenso acabar de queimar, sopre as cinzas ao vento. Coloque o amuleto em um vaso de plantas na porta de entrada da sua casa. Ele irá barrar a entrada de energias negativas.

A tatuagem de olho grego é um amuleto poderoso para se gravar na pele, capaz de inspirar proteção e afastar o mau-olhado. Além de ser tendência, seu desenho no corpo expressa espiritualidade e limpa as energias negativas.

O Olho Grego tradicional possui forma circular, cor azul com um círculo branco ao centro e outro círculo azul claro.

Pulseira de olho grego
Na hora de usar, dê preferência para o braço dominante, pois é com ele que você costuma pegar os objetos.

Quando o olho grego cai? Se o olho grego cair e continuar intacto, pode significar que a energia negativa que recebeu foi tão forte a ponto de desestruturá-lo momentaneamente, mas cumpriu seu papel na proteção e pode voltar a ser pendurado.

Mas abrir o terceiro olho é perigoso para quem não estiver disposto a lidar com a sensibilidade e a vulnerabilidade que são decorrentes dessa abertura. Quando ficamos mais sensíveis, sentimos o que é bom com mais intensidade, mas também o que nos machuca pode nos ferir ainda mais, por isso é preciso cautela.

Quando seu terceiro olho começa a se abrir, você pode perceber uma maior sensibilidade à luz: as cores estão mais brilhantes e vivas, os ambientes passam a ser mais ricos em detalhes. Isso é um importante sintoma de que você está mais consciente do que acontece ao seu redor.