O que significa olhar o mundo sob a perspectiva sociológica?

Perguntado por: vximenes2 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

O que significa olhar o mundo sob a perspectiva sociológica? Considerar as nossas pré-noções sobre o social como expressão da verdade. Desenvolver um olhar de estranhamento para a realidade a fim de percebê-la como construção social.

Pensar sociologicamente pode nos tornar mais sensíveis e tolerantes em relação à diversidade, daí decorrendo sentidos afiados e olhos abertos para novos horizontes além das experiências imediatas, a fim de que possamos explorar condições humanas até então relativamente invisíveis” (BAUMAN; MAY, 2010, p.

“A imaginação sociológica nos permite ver que muitos eventos que parecem dizer respeito somente ao indivíduo, na verdade refletem questões muito mais amplas.

Embora eles não tenham contribuído para os termos ou para identificar abordagens, os seus escritos levaram sociólogos a três perspectivas clássicas, conflito, interacção simbólica e funcional.

Sociologia é a ciência que estuda as relações entre as pessoas que pertencem a uma comunidade ou aos diferentes grupos que formam a sociedade. É uma ciência que pertence ao grupo das ciências sociais e humanas.

Para ver o mundo é necessário treinar o senso crítico, para não se manter no senso comum, sabendo assim, enfrentar os problemas e saber enxergar os pontos de vista de cada um, mantendo a moral e a empatia.

Desnaturalizar os fenômenos sociais significa não perder de vista a sua historicidade. É considerar que eles nem sempre foram assim. É perceber que certas mudanças ou descontinuidades históricas são fruto de decisões. Estas revelam interesses e, portanto, são fruto de razões objetivas e humanas.

1 Fixar os olhos em (alguém, algo ou si mesmo); encarar-se mutuamente; contemplar(-se), fitar(-se), mirar(-se): Parou para olhar o famoso cantor. Olhava para o filho adormecido e fazia planos futuros. Olharam-se com ódio. 2 Exercer ou aplicar o sentido da visão: Não vamos comprar nada, viemos apenas olhar.

A importância da sociologia
A compreensão da sociedade, das relações humanas e do papel das instituições sociais é extremamente importante para o desenvolvimento social. A sociologia atua, portanto, como uma fonte de dados sobre os fatores que influenciam e formam as relações sociais.

O olhar sociológico parte da visão dentro do campo da sociologia que nos ensina a entender o indivíduo e a sociedade ao seu redor. O conceito de sociologia nos mostra que ela basicamente é um campo de pesquisa das ciências humanas.

SOCIOLOGIA é a ciência que tem como objeto de estudo a sociedade, sua organização social e os processos que interligam os indivíduos em grupos, instituições e associações a fim de manter ou alterar as relações de poder nela existentes.

Com a imaginação sociológica podemos perceber como um ato especialmente particular, como o divórcio, interfere em toda a sociedade. O aumento de divórcios redefiniu a instituição social “família” tornando comum a composição familiar de “pais separados”.

A Sociologia pode nos proporcionar uma visão de mundo ampla e ajuda a entender que nosso “mundo social” não é único. O que existe, na verdade, é um universo social que é construído socialmente e por meio da Sociologia, temos a possibilidade de conhecer, compreender e aprender a respeitar as diferenças.

A sociologia agrega conhecimentos que podem ser utilizados em áreas de atividade bastante diferentes, por exemplo: nas empresas e organizações é usada para pensar novas formas de organização do trabalho e dos recursos humanos e em estratégias de marketing.

A Sociologia possibilita o confronto de diversos pontos de vista, proporcionando uma abordagem crítica da vida social, o que ajuda o indivíduo a fazer conexões de eventos sociais que viabilizam uma avaliação dos resultados da política.

No estudo das cidades a sociologia urbana apresenta duas abordagens, uma representada pela “Escola de Chicago” que enfatiza a ordem implícita por trás do aparente caos urbano, e a outra que entende os conflitos sociais urbanos como a chave para compreensão da organização social e espacial das cidades, chamada de “Nova ...

A Sociologia do Conhecimento e a concepção do processo de construção do conhecimento é fruto da interação entre a cultura e a sociedade, passando, ao longo de sua história, pela influência social de cada época e modificando-se, de acordo com novas ideias e conceitos que foram sendo construídos, possibilitando seu ...

Sociologia é, grosso modo, a ciência que estuda a sociedade. Com o auxílio da economia, da ciência política, da antropologia e da psicologia, a sociologia busca compreender, de maneira estritamente científica, como os agrupamentos sociais humanos desenvolveram-se e como é possível intervir nesse desenvolvimento.

Para a sociologia, a sociedade é uma forma de organização das pessoas com base na cultura e nos sistemas institucionais de organização das comunidades, podendo ter diferenciações de acordo com o grau dessa organização.

Capital, Trabalho e Alienação, segundo Karl Marx.

As portas de percepção do mundo são os nossos sentidos: nossos olhos, nariz, ouvidos, boca e pele, são nossos únicos pontos de contato com o mundo exterior. Da mesma forma que os sentidos são utilizados para filtrar experiências, também são utilizados para estruturar nossos pensamentos e nossa comunicação.