O que significa oke aro meu pai?

Perguntado por: dribeiro . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 18 votos

Okê Arô é algo como "o senhor cuja voz ecoa" ou "que brada". Odé é título genérico para divindades da caça entre iorubás.

Na Umbanda, Oxóssi é o chefe dos Caboclos e sua saudação é "Okê Oxossi!". Ele é orixá guerreiro, rei das matas e das florestas.

Símbolos: arco e flecha (Ofá) e rabo de boi (Eruexim); Saudações: Okê Oxóssi e Okê Arô.

Oxalá é uma palavra da língua portuguesa utilizada como interjeição para expressar o desejo que algo aconteça. É sinônimo de "tomara" ou "queira Deus". A palavra tem origem na expressão árabe in shaa Allaah, cujo significado é “se Deus quiser”.

Kaô Kabecilê! Dia de Xangô, deus da Justiça, dos raios, dos trovões e do fogo.

Aqueles que desejam saudá-la devem dizer: Orá Yê Yê Ô, que significa: clamemos pela benevolência da mãezinha, ou salve a mãezinha.

Axé significa "força, poder" mas também é empregada para sacramentar certas frases ditas entre o povo de santo, como por exemplo: Eu digo: - "Eu estou muito bem." Outro responde: -"Axé!" Esse "axé" aí dito equivaleria ao "Amém" do Catolicismo ("que Deus permita").

No Candomblé, os Orixás são descobertos pelos praticantes somente no momento que se faz a cabeça. Mas através dos búzios, as Mães e Pais de santo podem conseguir identificar qual é o Orixá que está à frente de cada pessoa. Também é interessante destacar que na Umbanda, o processo acontece de forma semelhante.

Okê é algo como grito, voz que se impõe. Arô é um título de nobreza. Okê Arô é algo como "o senhor cuja voz ecoa" ou "que brada". Odé é título genérico para divindades da caça entre iorubás.

O grande padroeiro da sabedoria e do conhecimento fica muito satisfeito com velas brancas, verdes ou rosas. Também adora que lhe ofereçam cerveja, vinho doce e licor de caju, bem como flores do campo e frutas.

Aliados ao seu conhecimento e modo de vida na natureza, torna-se também um sábio e poderoso guerreiro. Além disso, Orixá Oxóssi é o senhor das florestas, de todos os animais e seres que nela habitam e do alimento em fartura. Esse Orixá caçador, é defensor daqueles que lutam pelo seu sustento e de sua família.

Oxóssi (Òsóòsi) é o deus caçador, senhor da floresta e de todos os seres que nela habitam, orixá da fartura e da riqueza.

Oxóssi poderoso que serve para abrir caminhos e atrair a sorte. Com este banho, além de você ficar relaxado, conseguirá tirar de cima de seus ombros todo o peso que você está carregando, deixando seu espírito livre para receber toda a sorte que você merece.

São Sebastião

Em diversos templos e casas, é dia de celebração à Oxóssi, o orixá que faz sincretismo com São Sebastião no Rio. Oxóssi é considerado o rei das matas, das caças e da fartura. São Sebastião era um soldado do Império Romano que se converteu ao cristianismo e foi martirizado duas vezes por conta da sua fé.

Significado de Saravá
A expressão saravá pode ser entendida como um sinônimo de "salve" ou "bem-vindo", usada quando algum participante chega ao culto afro-brasileiro, por exemplo. Exemplo: "Saravá, meu irmão!"

Saudação ao orixá Oxalá

  1. Termo: Epá Babá Oxalá ou Exê Babá
  2. Significado: O senhor realiza / Obrigado Pai.
  3. Expressão corporal: os fiéis abrem os braços com as mãos abertas em gesto semelhante à Imagem de Jesus Cristo. Lembramos que Oxalá é sincretizado com Jesus na Umbanda.

Oxalá – Jesus Cristo ou Senhor do Bonfim. Ogum – São Jorge. Oxóssi – São Sebastião ou Santo Antônio.

Guerreira, veste vermelho e branco, usa escudo, Arco e flecha Ofá. Obaxilê é a senhora da "Sociedade Elecô", porém no Brasil esta sociedade passou a cultuar egungum. Deste modo, Obaxilê é a senhora da sociedade lesse-orixá. Obá representa as águas revoltas dos rios.

Oferendas e Saudação
Suas oferendas são as flores marrons, cerveja preta, fumo e o famoso Amalá de Xangô, oferenda preparada com quiabos e muito tradicional nos Candomblés. Sua saudação é “Caô Cabiecilê” ou “Kaô Kabecilê”.

"Coloque a pedra de cachoeira ou a que você tiver em cima do documento e o copo na frente da pedra (e não em cima). Encha-o com a cerveja preta e acenda as sete velas marrons em torno da pedra. A cada vela que acender, peça a pai Xangô para trazer justiça a esse caso e, se for de seu merecimento, a vitória.