O que significa ode Comorode?

Perguntado por: lbeiramar . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

O rei de Ketu, o orixá do mato.

Odé é o deus caçador, senhor da floresta e de todos os seres que nela habitam, orixá da fartura e da riqueza. O culto a Odé Oxóssi está praticamente esquecido na África, é bastante difundido no Brasil, em Cuba.

Deus da caça, é o grande patrono do candomblé, elemento;florestas, ou seja, Odé é Oxóssi. Exemplo de uso da palavra Odé: Odé, filho de Iemanjá, a grande Orixá das águas salgadas e a mãe de muitos Orixás, é o grande caçador e Rei de Ketu.

Poder-se-iam distinguir dois tipos de ode: a ode pública e a ode privada. A primeira destinava-se às ocasiões de cerimónia, tais como funerais, aniversários e eventos estatais. A ode privada celebrava, normalmente, acontecimentos pessoais e subjectivos e tinha tendência para ser mais meditativa e reflectiva.

CORES: Azul e verde-claro que simbolizam modernidade e atraem dinheiro. CARACTERÍSTICAS DO ORIXÁ: Inlè é uma das denominações de Odé (o caçador).

Odé demoram a baixar a guarda, mas quando o fazem, se apegam muito àqueles que amam. espertos, tanto mental como fisicamente. Orgulho de ser escolhida por essa divindade.

Seus números para sorte: 4, 9 e 11. Obá é a Senhora das águas revoltas e enchentes. Rege a luta e o equilíbrio.

Dia 20 de janeiro, dia do Orixá Odé (Oxóssi), São Sebastião no sincretismo afro gaúcho.

2- Okê Arô é a saudação de Oxóssi. Okê é algo como grito, voz que se impõe. Arô é um título de nobreza. Okê Arô é algo como "o senhor cuja voz ecoa" ou "que brada".

Oxóssi é uma divindade das religiões africanas, também conhecida como orixá, que representa o conhecimento e as florestas. Normalmente, esse orixá é representado pela figura de um homem que tem em suas mãos um arco e flecha, considerado uma espécie de guardião e caçador.

Oxóssi é a divindade da caça que vive nas florestas. Seus principais símbolos são o arco e flecha, chamado Ofã, e um rabo de boi chamado Eruexim. Em algumas lendas aparece como irmã de Ogum e de Exú .

Uma lenda diz que Oxóssi e Oxum: a deusa do amor se apaixonaram logo quando se conheceram, mas por saber que Oxalá não aceitaria tão facilmente o relacionamento, a Orixá teve a ideia de vestir Oxóssi como uma mulher, o levar para o palácio e apresentá-lo como uma amiga.

O grande padroeiro da sabedoria e do conhecimento fica muito satisfeito com velas brancas, verdes ou rosas. Também adora que lhe ofereçam cerveja, vinho doce e licor de caju, bem como flores do campo e frutas. Para ter efeito, as oferendas devem ser depositadas em bosques ou matas.

Ogum é o senhor do ferro para sempre. Oxóssi ou Odé foi rei de Ketu. Sua origem lendária conta que durante os festejos da colheita de Inhame , no palácio real de Olofin, em Ifé, este havia esquecido das oferendas às feiticeiras (Yammis Oxorongá).

bronze

O metal de Oxossi é o bronze e suas ferramentas são o arco e a flecha.

No Candomblé, os Erês têm normalmente nomes ligados ao dono da coroa do médium. Para os filhos de Obaluaê; Pipocão, Formigão, para os de Oxossi; Pingo Verde, Folinha Verde, para os de Oxum; Rosinha, para os de Yemanjá; Conchinha Dourada e por ai vai.

Continuar lendo O que é significa ode?