O que significa ocorrência crédito não retornado no INSS?

Perguntado por: uoliveira . Última atualização: 19 de maio de 2023
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Crédito não retornado INSS: o que significa? – A ocorrência de crédito não retornado significa um erro no sistema do INSS. Dessa forma, consta que o pagamento foi feito ao segurado do Instituto Nacional do Seguro Social, Contudo, o beneficiário não recebeu nenhuma quantia na conta.

Para isso, o instituto avalia os documentos encaminhados e, se necessário, faz uma perícia. Depois desse período, deve aprovar ou não a solicitação. Apesar do prazo legal de 45 dias, atualmente, o período é de cerca de 120 dias para que o cidadão receba uma resposta, o que causa filas de espera.

O problema pode ser desde uma simples falha no sistema do banco ou até um grave erro do INSS. Nesses casos, se informe pela central 135 e não deixe de buscar um advogado especialista para auxiliá-lo.

O que fazer com a ocorrência de crédito não retornado? Quando o crédito não é retornado, é necessário entrar em contato com a instituição solicitar a efetivação do depósito. Dessa forma, será possível recuperar o valor que não está depositado.

A consulta da situação do benefício na CAIXA pode ser realizada pela central de atendimento CAIXA, 111, opção 7, ou 0800 726 0207, opção 7. No App CAIXA Trabalhador é possível verificar a situação da parcela do benefício, a data da última prova de vida realizada e o calendário de pagamentos .

O crédito não retornado do INSS acontece quando o pagamento do benefício é processado pelo Instituto Nacional do Seguro Social, mas o valor não é recebido na conta do beneficiário.

É um procedimento feito de uma transação de cartão de crédito quando você deseja a devolução de um valor gasto. Em caso de desistência da compra ou erro no cálculo do valor cobrado, você deve solicitar o estorno no mesmo dia.

O tempo de estorno depende de vários fatores e muda de acordo com o banco emissor, motivo da solicitação, e a quanto tempo a compra foi realizada. Normalmente, o reembolso será creditado na sua conta em alguns dias úteis, dependendo do banco. No entanto, pode levar até duas faturas para que os fundos sejam devolvidos.

Ainda é possível fazer a consulta do número do benefício e outras informações pela Central de atendimento telefônico do INSS, basta discar o número 135.

5) Como consultar a carta de concessão do INSS

  1. indo até uma das agências do INSS (lembrando que é necessário agendar previamente a visita, através do MEU INSS);
  2. acessando o site ou aplicativo do MEU INSS;
  3. ligando para o telefone 135 e solicitando o envio de uma 2ª via pelos Correios.

Faça o login no site do Meu INSS, por meio da conta “gov.br”, para ficar mais fácil de consultar a situação do seu benefício. Assim que entrar no sistema, digite o seguinte termo no campo de busca: “meus benefícios”.

Como consultar o status do meu benefício? Basta entrar no site ou aplicativo Meu INSS, mas você também consegue essa informação através do telefone de atendimento do INSS, 135.

Um dos motivos é quando o INSS encontra um potencial acúmulo indevido de benefícios. Neste caso, o INSS pode cessar os benefícios, incluindo a aposentadoria. Outra hipótese é quando há um potencial pagamento indevido de benefícios previdenciários. Ou seja, quando o INSS está pagando a mais o valor da aposentadoria.

Os precatórios são liberados somente uma vez a cada ano. Em 2022, parte dos valores saíram no fim do mês de agosto. O segurado que teve os valores atrasados liberados pela Justiça pode fazer a consulta dos valores no TRF (Tribunal Regional Federal) da Região em que o processo judicial estiver tramitando.

É a forma pela qual o INSS promove um balanço de todos os benefícios que deverão ser pagos. Esse balanço leva o nome 'maciça' em razão do grande volume de benefícios que serão incluídos no cálculo, desde aposentadorias, pensões e auxílios. Além disso, a maciça acontece todos os meses.