O que significa Ocidente na Bíblia?

Perguntado por: emendes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 6 votos

Lado ou parte da terra em que o sol se põe (#Gn 13.14; Mt 8.11).

Em Gênesis 25:6 “para o oriente” é literalmente “até a terra do kedem“; isto é, as terras a leste da Palestina, a saber, Arábia, Mesopotâmia, etc.

Qual o significado do Arco-íris na Bíblia
Na Bíblia, é contado o episódio em que surgiu o primeiro arco-íris. Em Gênesis 9:16, Deus afirma que o arco-íris serve como lembrança de uma aliança feita por Deus com o homem, aliança que indicava que Deus não voltaria a enviar um dilúvio para destruir com a vida na Terra.

E, mesmo com toda a importância que o cristianismo teve na América do Sul, o conceito atual de ocidente envolve necessariamente países desenvolvidos, independente da posição geográfica: Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, França, Alemanha, Austrália e Nova Zelândia são ocidentais.

Oriente e Ocidente são divisões criadas durante a crise do Império Romano, quando no ano de 286, para evitar os constantes conflitos, o imperador Diocleciano reorganizou a estrutura de poder. O império foi dividido em duas partes: o Oriente sob seu comando e o Ocidente, confiado a Maximiano.

Em geral, a civilização ocidental, desde aspectos políticos até culturais, é formada pelas nações da União Europeia, da América do Norte e Latina, da África do Sul, Austrália e Nova Zelândia, principalmente.

O Brasil, em termos de localização geográfica, é um país ocidental, por se estabelecer a oeste do meridiano de Greenwich, além de 93% do território estar abaixo do hemisfério sul, esse fator influencia diretamente no tipo de clima apresentado, no caso, considerado como tropical.

A palavra ocidente é utilizada para referir à parte do planeta composta pelos países ocidentais, justamente aqueles que se localizam no lado oeste do mapa mundi e que compartilham o mesmo sistema social, cultural e econômico.

1. Ocidente (Oeste): Todas as regiões situadas a oeste do Meridiano de Greenwich. 2. Oriente (Leste): Toda as regiões situadas a Leste do Meridiano de Greenwich.

A divisão do mundo em Ocidente e Oriente é conhecida na Europa desde 292 D.C., quando o imperador romano Diocleciano dividiu o Império Romano em duas partes, cada uma administrada por um Augusto e um César (a Tetrarquia), sendo que a parte oriental se transformou no Império Bizantino.

3. O Norte: Estudiosos da Bíblia têm sugerido que o norte é um símbolo daquilo que é permanente ou eterno, talvez porque as estrelas polares eram permanentemente visíveis no céu. Ele é o lugar da habitação celestial de Deus (Is 14:13) e do qual Sua glória descende (Jó 37:22) com bênçãos ou julgamentos (Ez 1:4).

Anos depois do dilúvio, Deus afirma que nunca mais irá amaldiçoar a Terra e todos que nela habitam. Para simbolizar essa aliança com Noé, seus filhos e seus descentes, Deus forma um arco-íris!

Noé

Noé: aliança de Deus com a humanidade
Na história da Bíblia, a primeira aliança que Deus estabelece conosco dá-se na história de Noé, como nos conta o livro de Gênesis.

Isaac Newton

Por meio de um simples experimento, Isaac Newton percebeu a dispersão da luz branca, ou seja, conseguiu visualizar que se a mesma incidisse sobre um prisma de vidro, totalmente polido, dava origem a inúmeras outras cores. Foi a partir daí que esse cientista começou seus estudos sobre as cores dos corpos.

Não há consenso sobre qual a classificação para o Brasil. Se não somos ocidentais, há diversas classificações possíveis: latino-americanos ou mundo em desenvolvimento são opções. Outras regiões neste 'limbo' classificatório são a África e a Rússia.

Aulas sobre os pilares do ocidente - filosofia grega, direito romano, e moral judaico-cristã - e sobre como o ocidente foi formado.