O que significa observar uma pessoa?

Perguntado por: obonfim . Última atualização: 1 de maio de 2023
3.9 / 5 2 votos

Prestando atenção em algo ou alguém.

Que observa alguma coisa: 2 espectador, testemunha, observante, assistente, presenciador, olhador, olheiro, espreitador.

Dicas para ser um bom observador

  1. Eliminar as distrações;
  2. Prestar atenção aos detalhes;
  3. Não ter pressa;
  4. Tirar foto das coisas que vê diariamente;
  5. Exercitar a memória;
  6. Meditar.

A diferença entre Ver e Observar
Quando não estamos vendo e sim observando, estamos enxergando algo com profundidade. Ver é um processo físico, observar é ver além dos nossos pensamentos.

Quando você começa a observar mais, é possível prever potenciais problemas no trabalho, na família, nos relacionamentos, entre outras possibilidades. Isso porque com a observação somos capazes de enxergar pequenos “erros” que possam impactar no resultado final de uma ação.

Observadora
Uma pessoa observadora está atenta ao que acontece ao seu redor e presta atenção nos detalhes. Alguém com essa característica tem uma compreensão mais precisa das situações, o que a leva a tomar decisões mais acertadas.

Você tirou: Observador
Você tende a ser uma das pessoas mais quietas de qualquer ambiente - e normalmente também é a mais observadora. Você tem olhos atentos e ama tentar decifrar as pessoas. Sua empatia te ajuda a entender as pessoas em um nível profundo e, muitas vezes, você as conhece melhor do que elas mesmos.

Não é incomum encontrar pessoas que dizem ser boas observadoras. Na maioria das vezes, o que se faz, na verdade, é reparar e não observar. Essas palavras em seu sentido filosófico não são necessariamente sinônimas.

4 analisar, examinar, estudar, pesquisar, investigar, descobrir. Exemplo: Os biólogos querem observar os hábitos noturnos dos leões.

Vê-se alguma coisa: 2 vê-se, enxerga-se, mira-se, olha-se, contempla-se, admira-se, aprecia-se, avista-se, conhece-se, distingue-se, descortina-se.

Observar as pessoas, seus comportamentos, sua forma de agir é interessante por muitos motivos. Além de divertido é muito revelador saber o que motiva as pessoas, por que fazem o que fazem e como respondem às influências ao seu redor e isso pode melhorar sua performance e qualidade de vida.

Observar pessoas e situações é uma habilidade incrivelmente útil. Pode dar a vantagem de reconhecer pequenos padrões de comportamento. Dessa forma, você poderá se adiantar a situações tanto em ocasiões casuais, entrevistas de emprego, apresentações ou em qualquer outro ambiente.

Observar é um método simples de constatar um fato espontâneo ou casual. Quando observamos vemos a intensidade das ações, posições, formas, texturas, cores, movimento, processos, frequência, sequência e principalmente os detalhes, que nos darão um olhar mais crítico sobre o fato.

O nosso olhar é carregado de significados e possui um poder enorme. Com ele, conseguimos transmitir todos os nossos sentimentos, paixão, raiva, ciúmes e nem precisamos de palavras para expressar tudo que está no nosso coração. Mesmo quando tentamos esconder algo sobre nós, o nosso olhar revela a nossa verdade.

O olhar está, em se tratando do uso filosófico do conceito, ligado à contemplação, termo que usamos para traduzir a expressão Theorein, o ato do pensamento de teor contemplativo, ou seja, o pensar que se dá no gesto primeiro da atenção às coisas até a visão das ideias tal como se vê na filosofia platônica.

"Quando se olha para o brincar, se percebe a universalidade desse gesto, dessa prática tão simples e despretensiosa, mas mesmo assim vestida de uma forma universal. Quando se percebe e se escuta a linguagem e movimento que o brincar propõe, é possível um reencontro com os nossos sonhos, com o que a gente quer."

Tem gente que fala pouco por problemas de insegurança.
Nesse caso, estaríamos diante de um tipo de personalidade marcada pela timidez. No entanto, o fato de não conviverem com facilidade em diferentes contextos sociais não significa que acabem falhando no ambiente afetivo ou de trabalho.

Para ser um bom observador, você precisa ser neutro. Observação não inclui sentimentos pessoais ou julgamentos, porque estas coisas são baseadas em pontos de vista. Quando sentimentos pessoais e preconceitos estão envolvidos, as pessoas não enxergam o que realmente está ali.