O que significa objeto abstrato?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 19 votos

Objetos abstratos são procedimentos com baixo grau de vagueza e baixo grau de ambiguidade, ou seja, procedimentos com alto grau de precisão.

Do latim “abstracione”, que significa “separação”. Abstração é um estado de alheamento do espírito, é ficar fora de si, é um devaneio, é afastar o pensamento, é se abstrair. Por extensão é a falta de atenção, a distração e a desatenção.

No Dicionário de Filosofia Abbagnano (1970): abstração é “A operação mediante a qual alguma coisa é escolhida como objeto de percepção, atenção, observação, consideração, pesquisa, estudo, etc., e isolada de outras coisas com que está em uma relação qualquer”.

O substantivo é abstrato quando a existência dele é dependente de outro ser, ou seja, trata-se de uma ideia abstrata sem uma imagem física e que não existe por si só, como sentimentos, sensações, entre outros conceitos abstratos.

Arte Abstrata é uma arte não objetiva, que não tem uma representação precisa de uma realidade visual, mas usa Formas, Cores, Texturas e Marcas Gestuais para alcançar seu efeito. Nasceu no início do século XX e foi completamente radical para o seu tempo.

O conhecimento abstrato é o conhecimento próprio do indivíduo ou do sujeito que conhece na sua relação com uma manifestação definida ou particular da vontade.

É uma representação visual de um sentimento que deseja que a marca evoque. A marca abstrata usa uma forma visual para transmitir uma grande ideia ou um atributo. Porém, podem causa ambiguidade na interpretação – o que muitas vezes é algo estratégico e funciona bem para grandes empresas que têm diversas divisões.

O raciocínio abstrato é definido como a capacidade de pensar lateralmente, de examinar problemas de formas amplas e de estabelecer novas conexões entre diferentes conceitos. Pessoas com alta capacidade de raciocínio abstrato são mais propensas a serem criativas na resolução de problemas inéditos.

Um sentimento abstrato envolve o resultado de uma abstração de um alheamento, sendo algo que só existe na ideia, em conceito. Olhando os termos da filosofia, podemos ter o abstrato como algo que não corresponde a nenhum dado sensorial ou conceito, tendo uma compreensão difícil.

A arte abstrata é a arte que não procura elaborar uma representação visual precisa da realidade. Ela possui um distanciamento de qualquer ponto de referência objetivo. Dentre todos os seus tipos, existe um ponto em comum: a realidade é subjetiva e cabe ao expectador defini-la.

2 conceito, ideia, imagem, concepção, raciocínio. Distração e alheamento: 3 distração, alheamento, divagação, alheação, abstraimento, esquecimento, desatenção, descuido, lapso.

Como existem tipos diferentes de experiências, há tipos diferentes de abstrações. Piaget (1977) distingue três espécies de abstrações: empíricas, reflexivas e refletidas.

O pensamento abstrato pode surgir de estímulos externos captados pelos órgãos sensoriais, de lembranças evocadas da memória ou simplesmente de mensagens provenientes de locais indeterminados nos recônditos da mente e sem qualquer traço de lembrança consciente. Era como se tivessem surgido do nada!

A amizade é algo abstrato, ou seja, imaterial.

O substantivo abstrato expressa ação, qualidade ou sentimento. Substantivo abstrato é aquele que nomeia uma ação, qualidade, sentimento, sensação ou estado. Já o substantivo concreto faz referência a coisas concretas (reais ou imaginárias), como objetos, lugares ou indivíduos.

A arte abstrata pode ser usada para expressar sentimentos, emoções ou ideias de maneira mais subjetiva e criativa. Além disso, também pode ser usada como um meio de terapia, para ajudar as pessoas a expressarem seus sentimentos e emoções de maneira mais saudável.

Faça linhas contínuas, de um lado ao outro da folha, entrelaçando-as e sobrepondo-as umas às outras, criando diversos efeitos (abstrato informal). Ou, se preferir, desenhe linhas retas que resultem em formas geométricas (abstrato geométrico).