O que significa o vômito na ayahuasca?

Perguntado por: omendes3 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.8 / 5 11 votos

“Em todas as tradições da ayahuasca da América do Sul de que conheço, a purgação é considerada um tipo de limpeza física e espiritual, e não é compreendida como um efeito adverso indesejado.”

Abdicar de substâncias como cafeína, álcool e açúcar pode reduzir seus níveis de serotonina, o que por sua vez levaria a um aumento maior deste neurotransmissor ao ingerir ayahuasca, proporcionando assim uma experiência de maior intensidade, disse Keatley.

Ele ocorre por causa de uma forte e incontrolável contração dos músculos abominais que levam ao aumento súbito da pressão intra-abdominal e, consequentemente, à expulsão do conteúdo gástrico. Durante o vômito, a glote fecha-se, impedindo que o alimento entre nas vias respiratórias.

Sob efeito da ayahuasca, a região do cérebro responsável pelo processamento visual permaneceu ativa mesmo quando estavam de olhos fechados. Talvez isso explique as visões que algumas pessoas têm quando tomam o chá. De olhos fechados, o padrão esperado seria que essa área cerebral estivesse menos ativa.

Outra expressão é entrar na “força”, ou seja após a ingestão da ayahuasca, que varia de 15 a 40 minutos, acontece o fenômeno da expansão da consciência. Nesse momento, todos os chacras ficam alinhados e totalmente abertos. Depois de uma hora e meia da ingestão da primeira dose, será servida a segunda dose.

Estudo britânico revela que composto da ayahuasca induz o cérebro a um estado de hiperconectividade. Região responsável pela imaginação é uma das mais afetadas. Originária da Amazônia, a ayahuasca é um tipo de chá alucinógeno usado para fins medicinais ou religiosos, mas sua fama mundial intriga há anos a ciência.

De acordo com o pesquisador, os efeitos da Ayahuasca duram cerca de quatro horas e o chá indígena não causa dependência.

A ciência não apresenta comprovações de que a ayahuasca seja realmente positiva no tratamento da dependência química. Além disso, a substância pode ser perigosa para algumas pessoas, e por isso o consumo não deve acontecer indiscriminadamente.

A partir dos estudos analisados, observou-se que as interações com o chá da ayahuasca são mal compreendidas, mas se sabe que o consumo do chá deve ser evitado em associação com medicamentos com potencial serotoninérgico.

O consumo do chá de ayahuasca também representa grande perigo para quem sofre de transtornos mentais, como a esquizofrenia. Há ainda os riscos de convulsões, de problemas respiratórios, de surtos psicóticos e, em casos mais graves, de coma.

Vomitar é expulsar conteúdo do estômago para o exterior, através da boca. Provoca principalmente perda de líquidos e sais minerais do organismo e, por isso, pode provocar desidratação. Geralmente os vómitos são precedidos de enjoo, ou náuseas, ou seja, da sensação que se quer vomitar.

O que fazer depois de vomitar? Descansar o estômago por uma hora e só beber líquidos claros (água, chá, isotônicos e água de coco) em pequenas doses configuram boas atitudes. Depois de uma hora de repouso, alimentos leves como bolachas de água e sal, arroz, batata ou gelatina também podem ajudar.

O estudo investigou a estabilidade química de componentes da ayahuasca em diferentes condições: em geladeira (4-8°C) durante um ano, a 37°C durante sete dias e a três ciclos de congelamento e descongelamento (Imagem: Double Blind).

Nesses casos, recomenda-se a descontinuidade do uso pelo menos de 3 dias antes de consumir do chá. Não há restrições sobre a participação nas reuniões de mulheres quando estão na fase de menstruação, no entanto, deve-se ter algum cuidado com estados de sangramento.