O que significa o véu no rosto da noiva?

Perguntado por: dcustodio6 . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.6 / 5 14 votos

Na Grécia Antiga, o véu era utilizado para proteger a mulher de maus olhados e até mesmo “esconde-la” de admiradores. De acordo com a Bíblia, o véu significa a honra e a dignidade das mulheres, e também é utilizado como representações de Maria, mãe de Jesus.

Na religião cristã "tomar o véu" significa um afastamento do mundo e uma aproximação de Deus, mas o véu também cobre, nas religiões de tradição semita, o rosto de Deus e foi por esta razão que Moisés cobriu o seu rosto quando falou na Palavra de Deus ao povo hebreu.

O véu blusher é aquele que cobre o rosto da noiva por inteiro e também remete a uma atmosfera vintage. Ele é conhecido como véu folha de rosto e seu comprimento costuma ir até a altura dos ombros, em consonância com a parte de trás do véu.

O véu deve permanecer em seu rosto até pouco antes do final da cerimônia de casamento -quando eles estão legalmente casados de acordo com a lei judaica- então o noivo levanta o véu de seu rosto.

Em primeiro lugar, é bom esclarecer que véu é um acessório de tecido transparente que é colocado na cabeça da noiva e preso com um adereço que chamamos de grinalda, que pode ser uma coroa, uma tiara, ou outro acessório.

A tradição e o piedoso uso do véu
Considerado um belo costume católico, seu uso era visto como importante para manter a modéstia dentro da igreja e o devido respeito à presença do Senhor. Esse item assinalava a mulher como uma pessoa de oração, que sabia por que e por quem ia à igreja.

Poucos símbolos do Islã são tão conhecidos como o véu usado pelas mulheres muçulmanas.

O hijab é amplamente usado na Índia, onde as demonstrações públicas de fé são comuns. Mas, em janeiro de 2022, alunas de uma escola no Estado de Karnataka, no sul do país, protestaram por terem sido proibidas de usar o hijab na sala de aula e deram ao véu uma visibilidade inédita.

13 E não somos como Moisés, que punha um véu sobre a sua face, para que os filhos de Israel não fitassem os olhos no fim do que era transitório.

4 Todo homem que ora ou profetiza, tendo a cabeça coberta, desonra a sua própria cabeça. 5 Mas toda mulher que ora, ou profetiza com a cabeça descoberta, desonra a sua própria cabeça, porque é o mesmo que se estivesse rapada.

Quando o véu do templo se rasgou em dois, após a morte de Jesus Cristo, isso foi um símbolo dramático de que Jesus Cristo, o Grande Sumo Sacerdote, tinha atravessado o véu da morte e muito em breve entraria na presença de Deus, o Pai.

– O noivo levanta o véu após a troca das alianças para dar o beijo na noiva.

Em diversas outras culturas, também se usa o véu para cobrir o rosto da noiva até o final da cerimônia, quando então é permitido ao noivo levantá-lo e por fim conhecer o rosto da sua esposa.

Apesar de o branco ser associado à pureza, inocência e até castidade, acredita-se que a origem da tradição de usar branco no dia do casamento está relacionada a outros fatores culturais, como o casamento de três rainhas e a cerimônia de coroação de Napoleão Bonaparte.

Cada mulher é livre para usar o véu ou não. Muitas formas de devoção e piedade na Igreja não são obrigatórias e, ainda assim, muitos o fazem. Para o uso do véu a palavrinha que deve nortear cada mulher é discernimento.

As crianças e jovenzinhas devem usar somente véu branco. Já as senhoras casadas devem optar pelo preto ou pelos tons mais sóbrios como o marinho, bege, rosê, Pérola etc.

Grinalda é o nome tradicional para o acessório que prende o véu aos cabelos da noiva. Hoje em dia costumamos chamar de arranjo de cabeça, enfeite de cabelo ou, em inglês, headpiece. As opções são diversas e englobam: tiaras, coroas, guirlandas, pentes, fascinators, headbands, etc.

Resposta: É o pé!

A tradição do uso do véu pelas mulheres nas igrejas tem como fundamento as palavras de São Paulo: Quanto ao homem, não deve cobrir sua cabeça, porque é imagem e esplendor de Deus; a mulher é o reflexo do homem.