O que significa o versículo Mil cairão ao teu lado?

Perguntado por: ibernardes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 17 votos

Qual o Significado de “Mil Cairão ao Teu Lado, Dez Mil à Tua Direita”? A declaração: “Mil cairão ao teu lado, e dez mil, à tua direita” fala do cuidado protetor do Senhor para com aqueles que são seus. Deus é poderoso para guardar o Seu povo fiel de toda calamidade que o cerca.

O significado do Salmo 91 - a fidelidade de Deus
A grande verdade do Salmo 91 é que Deus nunca abandona seus fieis. Você pode confiar totalmente em Deus, porque Ele nunca falha! Mesmo nas circunstâncias mais assustadoras, Deus está presente e tem poder para salvar.

Ele mostra o efeito de confiar em Deus e a causa da confiança. Vemos uma sequência de ideias que resumem muito do que foi dito anteriormente e isso é maravilhosos de entender. O justo contemplará a justiça de Deus e seus olhos irão contemplar que Deus dará o fim justo a todas as coisas!

Salmo 91

"Salmo 91"
("Qui habitat")
Placa de marfim do final do século VIII com Cristo pisando no leão e na cobra, ilustrando o versículo 13
Época de composiçãoSéculo VI a.C. (ou anterior)
IdiomaHebraico (original)

A frase: “Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita” mostra claramente a evolução da calamidade. Mil pessoas são atingidas, e em seguida dez mil. A expressão “dez mil” traduz um termo hebraico que significa “multidão” ou “miríade”.

Na Bíblia, “peste perniciosa” significa basicamente doenças perigosas com potencial de se tornarem verdadeiras pragas e epidemias. Por isso alguns estudiosos interpretam a peste perniciosa como sendo uma referência a alguma doença infectocontagiosa.

A declaração “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo à sombra do Onipotente descansará” fala das bênçãos da proteção e do cuidado divino que os crentes podem desfrutar (Salmo 91:1). O esconderijo do Altíssimo é o lugar secreto na presença do Senhor onde há comunhão íntima entre Deus e seu povo.

Salmo 91:6 - “Mortandade que assola ao meio dia”. O diabo tem um espírito que trabalha no meio, para desanimar, desmotivar, parar os projetos e sonhos das pessoas.

O objetivo do laço, da armadilha do passarinheiro, é desviar o homem dos preceitos de Deus.

Explicação de cada versículo. Versículo 1 - Neste verso, há duas figuras bem marcantes: o “esconderijo do Altíssimo” e “a sombra do Onipotente”. Ambas expressões referem-se a proteção e a nossa comunhão com Deus. O “esconderijo do Altíssimo” trata-se do nosso próprio coração, quando permitimos que Deus faça morada.

No Salmo 91:13 está escrito: “Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente”. Este versículo usa o leão e a cobra para representar a força e a violência. Está literalmente falando sobre Satanás e seus anjos demoníacos.

A frase em questão dita por Jesus, apesar de parecer um tanto quanto enigmática, tem relação com algo muito simples: o fato de enxergar a bondade e ter isso se refletindo em nosso ser.

Nossos olhos como diz aquele ditado: são o reflexo da nossa alma. É isso sabe, se eles forem bons, ou seja, se nossa alma for boa, todo nosso corpo terá luz, todo nosso ser será iluminado.

Moisés

O Salmo 91 foi escrito por Moisés e pode ter sido um salmo cantado no deserto e usado pelos levitas em sua adoração. O Salmo começa com uma declaração firme de que Deus é o nosso refúgio, a nossa fortaleza, o nosso lugar de segurança. 1. Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.

Os 7 Salmos mais poderosos são os seguintes: Salmo 91 - Para receber proteção divina para você e sua família. Salmo 23 - Para prosperidade financeira. Salmo 7 - Para anular inveja e afastar inimigos.

Com exceção do salmo 91, que já apareceu aqui no Oração e Fé, o Salmo 90 é um dos salmos mais procurados por quem tem o propósito de pedir saúde, luz e proteção para atingir seus objetivos.

Salmo 140. "Livra-me, ó Senhor, do homem mau; guarda-me do homem violento, * 2 Que pensa o mal no coração; continuamente se ajuntam para a guerra.

Único entre os Salmos, este é atribuído a Moisés, sendo então o primeiro Salmo a ser escrito cronologicamente, daqueles que se tem conhecimento dos autores.