O que significa o versículo 23?

Perguntado por: vmorais4 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 15 votos

O Salmo 23 é um salmo de confiança no cuidado e na provisão de Deus. Nesse salmo, Deus é comparado com um pastor amoroso, que protege suas ovelhas. Deus abençoa e guarda aqueles que O amam. O Salmo 23 foi escrito por Davi que, antes de ser guerreiro e rei, foi pastor de ovelhas.

Para que serve? O salmo 23 é um dos mais poderosos e é indicado para pessoas que se sentem perdidas. Se você está sem direção e não sabe qual rumo tomar na sua vida, conte com a ajuda dessa passagem. “Guia-me mansamente a águas tranquilas”, mostra a súplica para Deus mostrar o caminho.

“O Senhor é o meu pastor: nada me faltará.” (Salmos 23:1) Com base apenas nessa primeira afirmação do salmista, você pode dizer qual é a necessidade fundamental da ovelha? Segundo as palavras de Davi, a necessidade mais fundamental da ovelha é estar na companhia do seu pastor.

1 O Senhor é o meu apastor, nada me bfaltará. 2 Deitar-me faz em verdes pastos; guia-me mansamente a águas tranquilas. 3 Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por causa do seu anome.

Davi

Davi compõe o Salmo 23 enquanto cuida das ovelhas de seu pai.

O salmista diz que o cuidado do Senhor é como de um pastor e sua alegria na vitória é como a de um amigo que celebra junto com ele e agora ele pode repousar de um dia de trabalho na casa do Senhor com o seu coração entregue a dois grandes e maravilhosos atributos do Senhor: bondade e misericórdia.

Espiritualmente falando representam as nossas depressões, dores, enfermidades, conflitos, provações que podem ser chamadas de as horas baixas da nossa vida. O que, no entanto, nos encanta e fortifica nossa fé é a expressão “ainda” que vem primeiro no texto.

Sentimo-nos, freqiientemente,… amedrontados ao nos defrontarmos com as dificuldades da vida. Se buscarmos orientação divina e seguirmos o caminho do evangelho, seremos conduzidos ao nosso destino final.

4 Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.

Davi disse estas palavras expressando o sentimento de gratidão pelo que Deus lhe havia dado e de como cuidava das suas ovelhas não deixando faltar nada, Deus também cuida de nós. Quando Jesus é o nosso pastor, sentimos satisfação interior e tudo fica bom.

Portanto, quando Davi diz “nada me faltará”, ele está reconhecendo o quão completamente confiante ele é um Deus como seu Pastor. Isso significa que em Deus, ele tem tudo que precisa, por isso nada ele sentirá falta.

Ainda Que Eu Andasse Pelo Vale Da Sombra Da Morte… A Tua Vara e o Teu Cajado Me Consolam… Certamente Que a Bondade e a Misericórdia Me Seguirão Todos Os Dias Da Minha Vida…

23 Sou eu apenas Deus de perto, diz o SENHOR, e não também Deus de longe? 24 Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? -- diz o SENHOR. Porventura, não encho eu os céus e a terra?

O que este trecho nos fala é que o Senhor lutará nossas batalhas e as vencerá pois Ele estará conosco mesmo no vale da sombra da morte e assim como um amigo ele se alegrará conosco mesmo que diante dos inimigos, e nós poderemos comemorar com Ele pois a sua vitória é certa e impossível de ser revertida!

Essa declaração forma as palavras introdutórias daquele que certamente é o salmo mais conhecido da Bíblia – o Salmo 23. Foi o rei Davi quem escreveu: “O Senhor é o meu Pastor; nada me faltará” (Salmos 23:1).

Qual o Significado de “Veredas da Justiça” na Bíblia? As veredas da justiça significam os caminhos retos através dos quais o Senhor, como o Bom Pastor, conduz o seu rebanho. As veredas são trilhas ou caminhos costumeiros, isto é, estradas percorridas com freqüência.

Davi era um menino pastor, ruivo e corajoso, que fora tirado dos currais de ovelhas para governar Israel (Salmos 78: 70-72). Neste poema, ele canta ao verdadeiro Pastor e Rei dos homens. Não se sabe ao certo em que período da sua vida Davi escreveu este Salmo.

A declaração: “Mil cairão ao teu lado, e dez mil, à tua direita” fala do cuidado protetor do Senhor para com aqueles que são seus. Deus é poderoso para guardar o Seu povo fiel de toda calamidade que o cerca.

O Salmo 23 (ou, pela numeração da Septuaginta, o Salmo 22 não padronizado de acordo com biblia judaíca) é atribuído ao Rei David, conforme a tradição judaica, David teria escrito este salmo quando estava cercado num oásis, à noite, por tropas de um rei inimigo, daí o Salmo inserir tamanha confiança na Providência ...

A declaração “refrigera minha alma” significa “restaura minha alma”. Essa declaração fala sobre como o Senhor preserva e renova aqueles que são seus. Essa expressão aparece no Salmo 23 onde o salmista escreve: “Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome” (Salmo 23:3).