O que significa o termo Potiguara?

Perguntado por: edamasio . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 9 votos

Os Potiguaras (nome proveniente do tupi que tem como significado "comedores de camarão") são um grupo indígena que habitava a faixa litorânea do Brasil nos estados do Ceará, Maranhão, Rio Grande do Norte e Paraíba em meados do século XVI.

São três as principais denominações religiosas Potiguara: a indígena tradicional, a católica e a evangélica.

As Terras Indígenas (TIs) Potiguara, Jacaré de São Domingos e Potiguara de Monte-Mór são habitadas por um mesmo povo indígena, originário da reunião de diferentes famílias indígenas nos aldeamentos missionários de São Miguel da Baía da Traição e Nossa Senhora dos Prazeres de Monte-Mór, que formam duas áreas contíguas.

Os potiguaras desenvolvem agricultura de subsistência de culturas como o milho, feijão, mandioca, macaxeira e inhame; a pesca artesanal, no mar e nos manguezais; o extrativismo vegetal da mangaba, dendê, caju e batiputá; e a criação de galinhas, patos, cabras, bovinos e cavalos.

Eva Potiguara, escritora indígena e professora de Artes da Faculdade de Pedagogia da Instituto Superior de Formação de Professores, no Rio Grande do Norte, conta como surgiu o projeto “Mulherio das Letras Indígenas”, que visa agregar, Brasil afora, escritoras e autoras indígenas.

Os Potiguara (termo tupi que significa comedores de camarão) fazem parte da família linguística Tupi Guarani e habitavam toda a costa da Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Maranhão. Estima-se que sua população chegava a cem mil pessoas, até a aparição dos portugueses, em 1500.

A organização social do Potiguara se dá através de caciques e lideranças. Em cada aldeia existe uma ou ambas figuras como uma representação política da comunidade. Além, dos caciques/lideranças das aldeias existe um cacique geral, que representa todas as aldeias, sendo a maior liderança política do povo.

Este espaço é denominado oca (tupi) ou oga (guarani). O tamanho de cada casa, depende do tamanho da tribo, podendo chegar a mais de 200 metros de comprimento. Geralmente, não passavam de 150 metros de comprimento, por cerca de 12 metros de largura.

O estopim da guerra foi o sequestro de uma filha de um cacique por um senhor de engenho;no contexto de escravização generalizada dos povos indígenas e guerra colonial interétnica na costa brasileira da segunda metade do século XVI.

As pinturas corporais do povo Potiguara, não são apenas tatuagens como muitos não indígenas imaginam, estes traços representam proteção espiritual, e uma marca cultural.

Além dos trançados, há a produção de adornos como colares, brincos, pulseiras e cocares que divulgam os usos e costumes dos Potiguara, além proporcionar geração de renda a diversas famílias de indígenas.

Diante do exposto, percebe-se que é através do ritual do Toré, que a população mais velha da etnia Potiguara conduz seus corpos como instrumento de conhecimento e ensinamentos aos mais novos, pois é através do corpo que é adquirida a proteção dos encantados e se faz reverencia a memória dos seus mortos através da dança ...

Devido ao fato de Eva ter partilhado com Adão o fruto da árvore proibida, justificou-se por longos anos no cristianismo uma suposta inferioridade da mulher. Principalmente porque, após o pecado original, Deus disse que a mulher seria governada pelo marido.

Para designar o indivíduo, prefira o termo indígena a índio. Indígena significa "originário, aquele que está ali antes dos outros" e valoriza a diversidade de cada povo. Para se referir ao dia 19 de abril, a Secom adota o termo Dia dos Povos Indígenas (com iniciais maiúsculas), em vez de Dia do Índio.

húngara

Eva Todor, nome artístico de Eva Fodor (Budapeste, 9 de novembro de 1919 — Rio de Janeiro, 10 de dezembro de 2017), foi uma consagrada atriz húngara, naturalizada brasileira.
...