O que significa o termo off board?

Perguntado por: mribeiro . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

Placas on-board são embutidas na placa mãe (motherboard). Placas off-board são placas externas encaixadas nos slots de expansão da placa mãe. No inicio da era do PC/XT todos as placas eram embutidas na placa mãe (na época eram somente a placa de vídeo e controladora).

O que é placa de vídeo integrada (onboard)?
Em um computador com placa de vídeo integrada, como o próprio nome já explica, a placa vem integrada à placa mãe ou ao processador. Nesse caso, o sistema separa parte da memória RAM para ser usada como memória de vídeo. Ou seja, a placa de vídeo onboard integra "tudo em um".

se o gabinete for na vertical. e não horizontal.. se a entrada do video (geralmente azul) estiver na horizontal é off se estiver na vertical é onboard.

A placa de vídeo integrada, ou onboard, vem dentro de um chip já embutido na placa mãe do computador. Já a placa dedicada, ou offboard, é separada da placa mãe e é focada no processamento das tarefas gráficas.

PLACA-MÃE ONBOARD E OFFBOARD
A vantagem da onboard é a redução no custo do computador, pelo fato dos dispositivos estarem inclusos na placa-mãe. A desvantagem é que quanto mais itens integrados na placa-mãe, mais será comprometido o desempenho do computador, e mais problemas podem ocorrer.

Com o Gerenciador de Tarefas

  1. Pressione Ctrl + Shift + Esc para abrir o Gerenciador de Tarefas;
  2. Acesse a aba “Desempenho”;
  3. Entre na opção “GPU” para descobrir os detalhes da placa de vídeo.

Procure e abra o Gerenciador de Dispositivos. Na tela do Gerenciador de Dispositivos, localize Adaptadores de rede e clique na seta suspensa. Aqui, geralmente é possível determinar o fabricante e o modelo da sua placa de LAN sem fio.

Quais são as vantagens e desvantagens de uma placa de rede?

Tipo de placa de redeVantagemDesvantagem
WirelessConexão móvel Muito comunsMenos estabilidade Menos velocidade Mais inseguras
EthernetMais segura Rápida EstávelFísica, não móvel Necessidade de cabo
Fibra óticaUltrarrápida Ainda em desenvolvimento Mais caras

OBD é sigla para a expressão em inglês On Board Diagnostics, que significa “diagnóstico de bordo”. Trata-se de um sistema que, ligado à central eletrônica do carro, permite a leitura e transmissão dos mais diversos tipos de dados mecânicos. E isso é feito por meio de uma interface padronizada.

Se você quiser exigir muito da sua máquina com jogos, processamento de imagens e vídeos, projetos 3D ou um PC para stream, a placa de vídeo dedicada é mais do que necessária. Agora, quem vai realizar tarefas básicas, como estudos ou a-ssistir filmes, pode ser feliz com a GPU integrada.

As placas mãe atuais não tem chip gráfico, só possuem os plugues (HDMI, DVI..) e adaptadores para serem usadas pela GPU embutida no processador. Só placas mãe mais antigas possuem chip gráfico, pois os processadores dessa época não tinham GPU embutida.

O QUE É BIOS E PARA QUE SERVE
Ele é responsável principalmente pela inicialização do computador e reconhecimento dos componentes ligados a ele, entre outras funções. O nome “BIOS” vem do acrônimo Basic Input/Output System (“Sistema básico de entrada e saída”, em tradução livre para português).

Sim, existe a possibilidade de usar em conjunto a VGA offboard e a onboard, um exemplo simples é em streaming, você usa a placa de vídeo offboard pra renderizar o game como de costume e usa a tecnologia Intel Quick Sync (que usa o processador gráfico integrado da VGA onboard) pra fazer a codificação dos quadros da ...

De forma geral, um processador com placa de vídeo integrado ajuda você economizar, não necessitando inicialmente de uma placa de vídeo dedicada para montar o computador. Se você não tem ainda uma GTX ou uma RX, você consegue dar um UP de geração de processador por exemplo. Este, por exemplo, sem maiores complicações.

Além do custo, é preciso ter um slot especifico disponível na placa mãe para conectá-la, como o PCI. D O slot DVI conecta placas de vídeo onboard e offboard, mas fabricantes como Intel e AMD irão abandonar o suporte a esta tecnologia em favor do VGA e do HDMI.

On-board: como o próprio nome diz, o componente on-board vem diretamente conectado aos circuitos da placa mãe, funcionando em sincronia e usando capacidade do processador e memória RAM quando se trata de vídeo, som, modem e rede.

Para proceder na mudança faça o seguinte procedimento: Insira a placa de vídeo OFF no slot. Ligue o PC e entre no SETUP (apertando a tecla DEL durante a contagem da memória). Sai do STUP e reinicie a sua máquina.

Resposta: Imagens mais nítidas e cores mais realistas; Melhor desempenho de jogos, programas de edição gráfica e vídeos, aplicativos 3D que utilizam muita memória ram.

A placa de vídeo dedicada conta com uma memória própria para tarefas, deixando a memória RAM livre para outras ações, acelerando a performance gráfica da sua máquina para visualizar imagens mais vívidas e menos pixeladas.

Continuar lendo O que é um desk board?