O que significa o termo mão de obra?

Perguntado por: lrocha2 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

Mão de obra designa o trabalho manual empregado geralmente na produção de indústrias, mas também pode ser utilizado para se referir ao trabalhador de qualquer empresa.

Conjunto de trabalhadores: 1 operários, trabalhadores.

Ela padroniza as atividades, processos, produtos, serviços e quaisquer outras atividades que sejam realizadas dentro de sua empresa. Dessa forma, há um maior rendimento do serviço sem que ocorra uma perda do rendimento, além da possibilidade de se atingir resultados que são favoráveis à empresa.

A qualificação da mão de obra é imprescindível para o desenvolvimento de qualquer empresa. O capital humano de uma empresa tem importância fundamental, para que esta alcance os resultados que almeja, em seu mercado de atuação.

Mão de Obra Direta (MOD) - São os funcionários que atuam diretamente no processo produtivo dos serviços, gerando receita pela venda de suas horas trabalhadas. Exemplos: mecânicos, eletricistas, funileiros, pintores, etc.

O primeiro passo para qualificar a mão de obra é investir em cursos específicos. Neste grupo, estão inclusos os cursos de graduação e pós-graduação, cursos online, cursos livres e complementares, masterclass, entre outros exemplos.

Custo da mão-de-obra: – Refere-se aos gastos com funcionários que aplicam sua força de trabalho na transformação de matérias-primas em produtos de forma direta ou indireta. – Inclui a remuneração e os encargos sociais e trabalhistas.

Como mencionamos, os indígenas foram a principal mão de obra escrava até meados do século XVII e existem inúmeros levantamentos que mostram que o número de escravos indígenas era superior nos engenhos instalados pelo país.

1 amigo, colega, camarada. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. 2 íntimo, chegado, inseparável.

Antes, prevalecia o trabalho artesanal, desenvolvido por operários em suas casas e, após algum tempo, passou para o trabalho assalariado e com o uso das máquinas realizado nas fábricas.

A falta de mão de obra qualificada é quando há problemas de contratação de pessoas aptas a realizarem as atividades e funções existentes dentro de um time. Isso acontece tanto pelo cenário externo, onde as pessoas não tem a formação, conhecimento ou aptidão para executarem certa função.

Valorizar o nosso trabalho faz com que o cliente também respeite o seu trabalho e te posicione como uma profissional. Vai te possibilitar deixar o seu lucro pra ajudar no crescimento de seu negócio, e melhorar cada vez mais a qualidade de seus produtos pros seus clientes.

O Orçamento de Obra possui apenas 2 objetivos: tomada de decisão; e monitoramento e controle. Sua elaboração deve obrigatoriamente atender esses dois objetivos não devendo ser desprezado nenhum deles.

A mão de obra direta (MOD) é aquela relacionada ao trabalho realizado diretamente na produção de determinado bem ou serviço, ou seja, que envolve as atividades ligadas com o produto fabricado.

Qual é o certo: “mão-de-obra” ou “mão de obra”? O certo é escrever mão de obra, sem hífen. O termo “mão de obra” refere-se aos trabalhadores como um todo. Um exemplo muito comum do uso dessa locução é quando dizemos que “a mão de obra é especializada”.

Confira cinco dicas para driblar a falta de mão de obra em sua empresa.

  1. 1 – Investigue as Razões da Evasão de Funcionários. ...
  2. 2 – Tenha Cuidado Com a Questão Salarial. ...
  3. 3 – Realize um Processo de Seleção Verdadeiramente Eficaz. ...
  4. 4 – Ofereça Treinamentos Para Seus Colaboradores. ...
  5. 5 – Mantenha um Bom Relacionamento Com a Equipe.

4 dicas para lidar com a escassez de mão de obra qualificada

  1. Contratar estagiários. ...
  2. Oferecer programas de estágio para profissionais de outros países. ...
  3. Proporcionar treinamento aos funcionários. ...
  4. Incentivar a capacitação dos colaboradores.

1. Mão-de-obra indireta: é representada pelo trabalho nos departamentos auxiliares nas indústrias ou prestadores de serviços e que não são mensuráveis em nenhum produto ou serviço executado, como a mão de obra de supervisores, controle de qualidade, etc.