O que significa o termo epigenética?

Perguntado por: rfogaca . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

A epigenética é um campo de pesquisa que investiga como os estímulos ambientais podem ativar determinados genes e silenciar outros. Ela permite entender como a experiência é capaz de operar transformações profundas no organismo, mesmo que isso signifique destacar o DNA e não implique em mudar o genoma.

O conceito de epigenética surgiu nos anos 1940, com o biólogo Conrad Waddington, para descrever a interação entre genes e ambiente que permite o surgimento dos fenótipos.

Resumo: A epigenética é definida como mudanças na expressão gênica que podem ser herdadas e que não alteram a sequência do DNA. Existem dois mecanismos epigenéticos principais, a metilação do DNA e a modificação de histonas.

Através da epigenética, um organismo pode ajustar a expressão gênica de acordo com o ambiente onde vive, sem mudanças no seu genoma. Por exemplo, experiências vividas pelos pais (dieta, traumas emocionais, tratamento hormonal) podem ser transmitidas para os descendentes através da “memória epigenética”.

É a epigenética que pode explicar por que experiências vividas na primeira infância têm efeito na saúde mental e física na vida adulta. Se esta influência pode ser negativa, no caso de vítimas de estresse tóxico, ela também pode ser positiva, com a realização de intervenções precoces.

A epigenética descreve eventos moleculares que ocorrem no DNA, mas não afetam a sequência de DNA em si. De fato, hoje sabe-se que a atividade genética pode ser regulada como um interruptor de uma lâmpada: pode ser desligada ou ligada, em diferentes níveis.

Elas não são doenças, mas trazem impactos ao indivíduo, principalmente em aspectos funcionais. Entre elas, podemos destacar o daltonismo, a Síndrome de Down, o albinismo, hipertricose, Síndrome de Turner e assim por diante.

A Epigenética constitui, portanto, uma área de conhecimento que tem os objetivos de investigar e responder questões sobre como modificações químicas (por exemplo, metilação, acetilação, fosforilação, entre outras) nos nucleotídeos e histonas do DNA que constitui os genes ocorrem ao longo do tempo em função de ...

A epigenética é um campo emergente da biologia que estuda as mudanças hereditárias na expressão gênica que não envolvem alterações na sequência do DNA. Essas mudanças podem ser influenciadas por fatores ambientais e podem afetar o desenvolvimento e funcionamento dos genes.

São variações não-genéticas adquiridas durante a vida de um organismo e que podem frequentemente serem passadas aos seus descendentes. Dessa forma, as características fenotípicas poderiam ser alteradas por meio de modificações no estilo de vida e pelo ambiente em que o indivíduo vive.

Benefícios da epigenética
A epigenética é uma área de pesquisa fundamental para a compreensão de como o ambiente e o estilo de vida podem influenciar a expressão dos nossos genes e, consequentemente, a nossa saúde.

Alterações epigenéticas impactam na forma como a molécula de DNA é formatada, e consequentemente, regula quais genes permanecerão ativos, influenciando na fisiologia e no comportamento de um organismo. Não é sobre os genes que você tem, mas sobre o que os seus genes estão fazendo!

Com base nesta revisão, pode-se afirmar que a epigenética possui grande relevância para a psicologia e é capaz de proporcionar uma nova perspectiva para o campo de psicopatologias, seja sobre suas causas ou na constituição de direções de tratamento.

Os relógios do envelhecimento indicam a saúde dos órgãos para que seja possível prever quantos anos saudáveis a pessoa terá pela frente. Na maioria das vezes, o marcador utilizado é o epigenético, que estima a idade de acordo com camadas presentes no DNA que afetam a forma como os genes são expressados.

estudo das modificações epigenéticas do envelhecimento: refere-se ao estudo de mudanças na expressão gênica que ocorrem sem uma mudança na seqüência de DNA. Pesquisas têm mostrado que mecanismos epigenéticos proporcionam um controle transcricional extra, que regulam o modo como os genes são expressos.

Epigenética e o estudo do câncer
A Epigenética tem um papel importante no entendimento da formação de um câncer. Sabemos que aproximadamente 50% dos cânceres têm mutações em proteínas de cromatina, por exemplo.

Pesquisas sugerem que as experiências da vida, como traumas, estresse e exposição a substâncias tóxicas, podem afetar a expressão dos genes envolvidos no controle do humor e da ansiedade. Essas alterações epigenéticas podem aumentar o risco de desenvolver ansiedade generalizada e outros transtornos de ansiedade.