O que significa o termo Emboaba explique?

Perguntado por: abarros3 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

A palavra emboaba tem origem indígena e significa “estrangeiro”, “forasteiro”. Durante o período colonial, emboaba era a denominação dada às pessoas que chegaram à região das minas, onde os paulistas haviam encontrado ouro, estabelecendo-se para explorar metais preciosos.

A Guerra dos Emboabas foi uma disputa entre bandeirantes e lusitanos pela exploração das jazidas de ouro de Minas Gerais. Depois de conflitos e muitas mortes, os paulistas saíram derrotados e foram em busca de novas minas, as encontrando na área centro-oeste do país.

Derrotados pelas forças militares dos emboabas os paulistas seguiram o fluxo do Rio das Velhas até se reunirem em Cachoeira do Campo. Seguidos pelos forasteiros, mais uma vez foram expulsos do local e Nunes Viana foi aclamado governador das Minas Gerais.

O que foi a Guerra dos Emboabas? A Guerra dos Emboabas foi um conflito entre os Desbravadores Vicentinos e o grupo de imigrantes e portugueses, chamados de “emboabas”. Eles disputaram pelos direitos de exploração das jazidas de ouro descobertas em Minas Gerais.

Para entender quem eram os emboabas, deve-se lembrar que este nome é dado ao grupo de migrantes, portugueses ou não, que envolveu-se em uma disputa pelo direito de exploração das minas na região de Minas Gerais, entre 1707 e 1709.

1707

Qual foi o motivo da Guerra dos Mascates? A Guerra dos Mascates teve como principal causa a grande rivalidade entre os senhores de engenho de Olinda e os comerciantes portugueses de Recife, sendo que os comerciantes portugueses contavam com o apoio do governador Sebastião de Castro Caldas.

A descoberta do ouro, no final do século XVII, nas regiões das Minas Gerais foi importante para a expansão territorial e para uma nova organização administrativa da colônia.

Entretanto, os forasteiros pensavam e agiam diferentemente; estes, por sua vez, eram os chamados emboabas. Os emboabas formaram suas próprias comunidades, dentro da região que já era habitada pelos paulistas; neste mesmo local, eles permaneciam constantemente vigiando todos os passos dos paulistas.

Em 1708, os emboabas atacaram os bandeirantes paulistas dentro do território de Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto, na Capitania de Minas Gerais.

1707 – 1709

17 milhões

Foi a guerra mais sangrenta da história até então
Na Primeira Guerra Mundial, 17 milhões de soldados e civis perderam a vida.

A principal consequência da Guerra dos Mascates, além da prisão de vários olindenses e da destruição da cidade e engenhos, foi a autonomia de Recife, que, pouco tempo depois, em 1712, tornou-se a capital (sede administrativa) da capitania de Recife.

A Guerra dos Mascates ocorreu em Pernambuco, no ano de 1710, e envolveu fazendeiros de Olinda e comerciantes de Recife pelo domínio da capitania.