O que significa o termo docência?

Perguntado por: uxavier . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 3 votos

A palavra docência tem origem no latim docens, particípio do verbo docere, que significa “ensinar”. Nesse sentido, o docente, assim como o professor, é aquele que se dedica a ensinar, transmitir e consolidar conhecimentos.

É que docente é sinónimo de professor. E, neste sentido, se não deve ser considerado docente aquele que apenas tem formação académica sem nunca ter ensinado, permanece, no entanto, docente aquele que ensinou durante algum tempo e deixou de exercer ou se reformou.

Ato de aprender; aprendizagem. Exemplo de uso da palavra Discência: Não há docência sem discência.

Função social: docência e humana docência
É próprio do ofício docente “transmitir, ensinar e internalizar competências, formas de pensar, valorar e sentir que acompanharão os educandos na vida ativa, social e produtiva” (Arroyo, 2000).

A docência é uma atividade cujos significados para o aluno assumem proporções que ultrapassam a sala de aula e perduram em sua formação. O que orienta os docentes em sua ação pedagógica está vinculado com as respostas que ele dá àquilo que, para ele, é o fim último da formação do aluno.

23-35.), o docente é um profissional do ensino e da aprendizagem, formado para conquistar as competências necessárias ao ato de ensinar (o saber ensinar) e não apenas para dominar conteúdos de ensino (os conhecimentos disciplinares).

O vocábulo docente veio do latim docens, docentis que era o particípio presente do verbo latino docere que significa 'ensinar'.

O trabalho docente é caracterizado por diversas funções atribuídas aos professores, desde o planejamento pedagógico na escola, atividades extraclasses, relação com alunos, gestão escolar, família de alunos e a comunidade.

Docente significa a pessoa que dá aula, o professor, seja em universidades, colégios, cursos técnicos, etc. Docente é um termo relativo ao ensino, é o indivíduo que ensina outros, independente do tema.

Magistério é o nome dado para o cargo de professor, envolvendo todo o seu exercício dentro desta profissão. Entre as principais funções do magistério está a docência, ou seja, o ensino e a educação, tarefa prioritária dos professores.

O professor universitário é um profissional capacitado a dar aulas em instituições de ensino superior, como universidades, faculdades e centros universitários públicos e privadas.

O exercício da docência impõe ao educador a seriedade da sua formação, de acordo com Paulo Freire (2006, p. 92), na Pedagogia da Autonomia, “a incompetência profissional desqualifica a autoridade do professor”. No dizer de Cunha (2007, p. 14), o “exercício da docência nunca é estático e permanente; é sempre processo”.

Os três pilares da docência no ensino superior: o ensino, a pesquisa e a extensão.

O curso de Docência em Enfermagem é focado na formação de professores de enfermagem. Com ele, você aprenderá sobre metodologias de ensino, ética e responsabilidade social, recursos virtuais, educação para saúde, psicologia e desenvolvimento da aprendizagem, planejamento docente, entre outros.

Qualquer pessoa portadora de um diploma de bacharelado, licenciatura ou tecnólogo pode cursar esse tipo de pós-graduação. O curso tem duração média de um ano, variando conforme as grades curriculares das universidades e centros universitários que o oferecem.

Pensamento crítico
A relação da matéria com o restante da grade curricular. As necessidades de estudantes e expectativas de seus familiares (principalmente no caso de professores de educação infantil ) Os padrões da instituição de ensino. Suas próprias características no ambiente de aula.

I - participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino; II – elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino; III – zelar pela aprendizagem dos alunos; IV – estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento; V – ministrar ...

A docência diz respeito ao profissional que se dedica ao processo ensino-aprendizagem no Ensino Superior. Trata-se das experiências pedagógicas voltadas para este nível de escolarização, da atualização de conteúdos e da vivência de práticas diversificadas que atendam a um público-alvo específico – o acadêmico.

Com isso, se antes o docente era mestre, detentor e transmissor do conhecimento, hoje a relação se modifica: o papel do professor na atualidade é o de mediador do conhecimento, aquele que acompanha e orienta seu estudante no próprio processo de aprendizagem.

Para os autores, a constituição da profissionalidade docente é resultante das disposições reguladoras da instituição escolar, das condições institucionais e do contexto político-socioeconômico-cultural em que a escola interage.