O que significa o termo água doce?

Perguntado por: abarreto . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 18 votos

Água doce: águas com salinidade igual ou inferior a 0,5 partes por mil. Embora o nome possa remeter ao açúcar, o termo se refere apenas à ausência ou baixa concentração de sal. É a água encontrada em rios, lagos e ribeiras. Para ser consumida, em geral, precisa passar por um processo de tratamento.

A água potável é aquela que pode ser consumida pelo homem sem que haja nenhum prejuízo à saúde. O planeta Terra possui cerca de 71% de sua superfície recoberta por água. Desse total, cerca de 97,5% da água é salgada e apenas 2,5% são de água doce, que é a utilizada para consumo humano.

Quem toma água com açúcar em geral acredita piamente que ficará mais tranquilo, e, por isso, consegue de fato acalmar-se. Em situações estressantes, a mistura também pode trazer uma sensação de tranquilidade, pois nessas condições, o corpo produz mais adrenalina, aumentando o gasto de energia.

A salinidade dos mares é resultado, em realidade, de diversos processos naturais, incluindo, entre eles, a chegada da água dos rios no oceano. A água doce tem sua origem na chuva que cai sobre a superfície do planeta, abastecendo os rios, lagos e aquíferos que servem para “matar a sede” de humanos, animais e plantas.

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, a bacia Amazônica, sozinha, escoa um quinto do volume de água doce do mundo, o que representa mais de 60% de toda a disponibilidade hídrica do País. O Norte do Brasil conta com outras importantes fontes hídricas superficiais como Tapajós, Negro, Solimões, Madeira e Juruá.

Das Águas Doces
Art. 4º As águas doces são classificadas em: I - classe especial: águas destinadas: a) ao abastecimento para consumo humano, com desinfecção; b) à preservação do equilíbrio natural das comunidades aquáticas; e, c) à preservação dos ambientes aquáticos em unidades de conservação de proteção integral.

Espécies como dourada, piramutaba, piraíba, pirarara, jaú, surubins e peixes de escamas como matrinxã, tambaqui, pirapitinga e tucunaré, além de cetáceos (botos) e quelônios (tartarugas e tracajás) deslocam-se por milhares de quilômetros para reprodução e desova, além de alimentação em épocas de cheias e secas.

Santa Catarina

Situada na região meio oeste do Estado, Água Doce é o sexto maior Município em extensão territorial de Santa Catarina.

De acordo com a salinidade, podemos dividir a água em doce, salobra e salgada. A água doce apresenta pouca quantidade de sal (cloreto de sódio), sendo assim, apesar do termo, devemos deixar claro que ela não apresenta açúcar.

A água doce não contém açúcar, como o próprio nome sugere, na verdade ela tem esse nome por que não é salgada. Pode ser encontrada em rios, lagos e lençóis freáticos. A sua cor e a quantidade de impurezas depende bastante da região onde é encontrada, podendo ser transparente em alguns locais e marrom em outros.

Os 3% de água restantes se encaixam no que chamamos de água doce, o que não significa ser potável. Da parcela total de água doce no planeta, grande parte infelizmente está contaminada pelos esgotos e lixos industriais, repleta de poluição e agrotóxicos. Por isso, água doce não é sinônimo de água potável.

Sem ela em quantidade e qualidade adequadas, não é apenas o desenvolvimento econômico-social e a nossa rotina que ficam comprometidos, mas também a nossa própria sobrevivência. Só existimos porque há água na Terra. Por isso, a disponibilidade desse recurso é uma das principais questões socioambientais do mundo atual.

Rússia

Maior país do mundo em extensão territorial, a Rússia tem volume de 4.507 km³ de água doce por ano. Entre os rios mais conhecidos estão o Volga e o Don.

Amazonas

O Amazonas nasce na Cordilheira dos Andes (Peru), recebe águas de diversos afluentes e desemboca no Oceano Atlântico, no litoral norte do Brasil.

Embora o planeta apresente cerca de 70% de sua forma repleta de água, apenas 2,5% corresponde à água doce e dessa fração, 68,9% está no estado sólido em geleiras e calotas polares, 29,9% em regiões subterrâneas e 0,3% estão disponíveis em rios e lagos.

Situação da Água no Mundo
Dos 2,5% de água doce, a maior parte (69%) é de difícil acesso, pois está concentrada nas geleiras, 30% são águas subterrâneas (armazenadas em aquíferos) e 1% encontra-se nos rios.

O Paraguai é o países que melhor distribui água no mundo.