O que significa o termo acelomados?

Perguntado por: lneves . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Acelomado é a designação de um grupo de animais, atualmente sem valor sistemático, que segundo uma antiga classificação, com base embriológica, é constituído pela endoderme e pela ectoderme, pelo que os animais com esta característica se designam diblásticos ou diplobiontes.

O celoma possui a função de proporcionar espaço para alojar as vísceras dos animais em desenvolvimento. Dessa forma, o tecido que reveste a cavidade confere sustentação aos órgãos e o fluido celômico protege esses órgãos de impactos. Além disso, possuir ou não o celoma é um critério de classificação dos animais.

Exemplos de animais celomados
Dentre os invertebrados, estão por exemplo os loloforados e os briozoários, que são criaturas marinhas, pequenas e com formato que lembra um verme. Também são invertebrados celomados os equinodermos: estrelas-do-mar, ouriços-do-mar e outros.

Os animais que não possuem o celoma, são chamados de acelomados, a exemplo dos vermes de corpo achatado, os platelmintos.

A mais importante vantagem da existência de um celoma é que os órgãos estão situados dentro de um invólucro flexível, no qual podem funcionar sem ter que resistir a pressões dos músculos circundantes.

O celoma surge como uma cavidade da mesoderme (um dos folhetos embrionários da gástrula). No processo esquizocélico, o celoma forma-se por separação das bandas de mesoderme que se formam a partir de células na região do blastóporo (abertura do arquêntero, a cavidade da gástrula, para o exterior).

O celoma surge durante o desenvolvimento embrionário, como uma cavidade na mesoderme, por dois processos: processo esquizocélico e processo enterocélico.

A cavidade celomática representa, nas aves, o tórax e o abdômen dos mamíferos domésticos, pois, nessa cavidade, todos os órgãos estão dispostos de forma uniforme. As aves não possuem o músculo diafragma e nem a divisão da cavidade torácica e abdominal. Nos mamíferos, esse órgão separa o tórax do abdômen.

Celoma – tem a cavidade corporal totalmente envolvida por uma mesoderme. Aceloma – não possui celoma, ou seja, a sua cavidade corporal não é envolvida por uma mesoderme. Pseudoceloma – tem uma parte da cavidade corporal que é envolvida pela mesoderme e a outra parte que é envolvida pela endoderme.

Quais são os dois tipos de formação do celoma como os animais são classificados com relação a eles. Celoma esquizocélico – a mesoderme forma-se a partir de duas células endodérmicas, que vão originar o folheto parietal (externo) e visceral (interno) que envolvem o celoma.

O celoma pode ser definido como uma cavidade corporal preenchida por fluido que possui como revestimento a mesoderme, um dos folhetos germinativos.

Neste caso, o celoma também desempenha importante função estrutural e de sustentação, servindo como esqueleto hidrostático para esses organismos que não possuem ossos e cartilagens. As principais características dos anelídeos são atribuídas à sua morfologia corporal.

O celoma é uma cavidade corporal que se localiza no interior da mesoderme. É preenchido por um líquido chamado de fluido celômico, onde se alojam as vísceras do animal. Na ausência de esqueleto, o celoma fornece a sustentação do corpo e auxilia na locomoção.

Animais triblásticos podem ser classificados em acelomados (o mesoderma ocupa todo o espaço interno do corpo animal; ex.: planárias e tênia – Platelmintos), pseudocelomados ou blastocelomados (ocorre presença de celoma entre o endoderma e o mesoderma; ex.: lombriga – Nematelmintos) ou celomados ou eucelomados, com ...

O líquido celomático também tem sua função na reprodução da minhoca, especialmente na formação do casulo. Depois de horas de copulação, o par de minhocas se desprende e os clitelos de ambas secretam ao seu redor um líquido gelatinoso em forma de anel por onde penetram os óvulos.