O que significa o terço para os evangélicos?

Perguntado por: ecosta . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

Rezar o terço é considerado um encontro, respeito ao pedido de Maria e conexão com a Mãe de Jesus.

Alan de Rupe

O instrumento de reza representa a terça parte do Rosário – conjunto de orações proposto pelo frade Alan de Rupe em 1470. Sua origem remete à recitação dos 150 Salmos bíblicos.

É um instrumento de libertação, que nos livra dos nossos medos e nos abre para a graça de Deus, regenerando a alma e fortalecendo o espírito. Quando rezamos com fé, com entrega verdadeira, Deus nos ouve.

Além de uma resposta à Boa Mãe, rezar o terço assim também é uma maneira de lidarmos com os desafios de nossos tempos e um caminho de santidade para alcançarmos a misericórdia de Deus. Dessa forma, os testemunhos das graças vindas desse hábito estão presentes em diversos momentos da nossa história.

Sua origem remete à recitação dos 150 salmos bíblicos. Pela dificuldade dos fiéis em decorá-los, estes foram substituídos por 150 Pais-Nossos, que eram rezados (e contados) com 150 pedrinhas numa bolsa de couro e, mais tarde, com 150 nós em um cordão.

E você pode rezá-lo sentado, andando, de joelhos e até deitado (se estiver doente ou em repouso forçado etc.).

Um terço representa um objeto importante para o Catolicismo, uma vez que permitem que a pessoa reze conforme sua fé. Quando este objeto se quebra, algumas pessoas consideram que algo ruim está por vir, em virtude da importância do objeto associado a algo positivo e de valor.

— Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco! Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém!

O Rosário é tradicionalmente dividido em três partes iguais, com cinquenta contas cada e que, por corresponderem à terça parte, foram chamadas de Terço. Cada Terço compreende um conjunto especial de três Mistérios: os Mistérios Gozosos, os Mistérios Dolorosos e os Mistérios Gloriosos.

Rezada desde os primórdios na liturgia bizantina, a Ave Maria foi adicionada à liturgia latina por São Gregório Magno, o organizador do canto gregoriano, como antífona do ofertório.

“O Rosário é o conjunto completo de todos os mistérios da vida de Jesus Cristo, que devemos comtemplar e o terço é uma parte desse rosário, que nós escolhemos para rezar em determinados dias da semana”, pontuou. Antigamente, o rosário tinha 150 Ave Marias, e o terço 50. Portanto, era a terça parte.

A oração do santo rosário é cura para nossa alma (Lc 1,26-38)

O terço é um acessório de devoção a Maria, mãe de Jesus, por isso é usado por noivas católicas.

Porque é que devemos guardar o rosário debaixo do travesseiro, ainda que seja dos pequenos? Desde que tomei esse costume, os problemas resolveram-se mais facilmente, e é um bom método para os que têm insônias, verão que amanhecem com o rosário nas mãos e tiveram um bom descanso!

Quem rezar o Rosário devotamente, e tiver os mistérios como testemunho de vida, não conhecerá a desgraça. Deus não o castigará em sua justiça, não terá uma morte violenta, e se for justo, permanecerá na graça de Deus, e terá a recompensa da vida eterna.

Como a Bíblia teve muitas traduções, há divergências sobre qual a melhor forma da oração. Portanto, o Pai Nosso não é universal, ao menos como prece, nem dentro do cristianismo.

Fale com o coração e compartilhe suas esperanças e desejos, bem como suas preocupações e problemas. Você pode pedir-Lhe ajuda, orientação, perdão ou cura. Confie a Ele tudo o que está em sua mente, reconhecendo que a sabedoria e o tempo Dele são maiores do que os seus. Você pode perguntar o que Ele quer que você faça.

O rosário teve suas origens na Irlanda, no século IX. Naquela época, os 150 salmos bíblicos eram uma das formas mais usadas de oração entre os monges. Os leigos, não sabendo ler, contentavam-se em ouvir a recitação dos Salmos.